Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Delicie-se com as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

Partilhar
Portugal é um país com muito para oferecer e com um vasto património nacional para se descobrir. Para além de tudo aquilo que pode ver e fazer no nosso país, saiba também que há muita comida deliciosa para provar. Com um incrível património gastronómico, existem várias maravilhas culinárias que deve mesmo experimentar. Prepare-se para descobrir o nosso país na companhia da Guerin, mergulhe na riqueza da cozinha portuguesa e descubra as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, que tornam este país único.

7 Maravilhas da gastronomia Portuguesa

Os portugueses são um povo com uma forte paixão pela comida e pela culinária. Portanto, é claro que este país tem muito para oferecer do ponto de vista gastronómico. Apesar de ser um país de pequena dimensão, Portugal apresenta uma cozinha muito variada e recheada de história e tradição. Desde os seus deliciosos pratos de peixe fresco, aos típicos pratos de carne, passando pelos tradicionais doces conventuais, seja pela forma como são confecionados ou pela qualidade superior dos seus ingredientes, cada prato tem um sabor autêntico e uma excelente qualidade. 

1. Pastel de Belém

Quem não gosta de um pastel de Belém? Se nunca experimentou este doce de pastelaria, estamos seguros de que, pelo menos, já ouviu falar nele. Afinal, este é mesmo um dos principais símbolos do país e uma das maiores referências da doçaria e gastronomia portuguesa.
Estes pastéis doces começaram a ser fabricados em 1837, em Belém, na cidade de Lisboa, de acordo com uma receita secreta do Mosteiro dos Jerónimos. Uma receita que até hoje se mantém e que apenas é conhecida pelos mestres pasteleiros da Fábrica dos Pastéis de Belém, o único local onde são confecionados os originais e deliciosos pastéis de Belém.


maravilhas da gastronomia portuguesa: pastel de nata


2. Sardinhas Assadas

As sardinhas assadas são um prato tipicamente português, muito apreciado pelos portugueses e por todos os turistas que visitam o país. Seja acompanhada com pão ou broa, a sardinha assada é um prato que não pode faltar à mesa durante o verão, sobretudo durante as Festas dos Santos Populares portugueses. A sardinha portuguesa, um peixe de elevada qualidade, foi em 2010, a primeira pescaria na União Europeia a alcançar a certificação de sustentabilidade e boa gestão dos recursos piscatórios MSC - Marine Stewardship Council.

sardinhas assadas na brasa


3. Leitão da Bairrada

Para além de um bom prato de peixe, os portugueses são também fortes apreciadores de uma saborosa refeição de carne. O leitão da Bairrada é uma das maravilhas da gastronomia portuguesa, sendo um produto reconhecido pela Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal. O leitão assado é um prato típico da zona da Bairrada, confecionado por diversos restaurantes especializados que todos os anos atraem milhares de apreciadores de leitão a esta região. A qualidade desta carne está relacionada com a raça do leitão, mas também com a forma como é confecionado. O tempero utilizado e a forma como assa lentamente no espeto, num forno a lenha, conferem ao leitão da Bairrada um sabor único e delicioso.

leitão da bairrada assado


4. Arroz de Marisco

Portugal é um país com uma forte ligação ao mar, o que se reflete na sua cozinha. Um perfeito exemplo desta conexão é o famoso arroz de marisco, um prato que faz as delícias de todos os apreciadores de moluscos e crustáceos. Confecionado com camarões, lagosta e amêijoas, o arroz de marisco da Praia de Vieira de Leiria é um dos mais famosos em Portugal e uma refeição perfeita para saborear à beira-mar.

arroz de marisco


5. Alheira de Mirandela

A Norte do país, a região de Trás-Os-Montes é conhecida pelos seus deliciosos enchidos. Butelo, chouriço, farinheira e alheira são apenas alguns dos exemplos de produtos de fumeiro que se encontram nesta região. A verdadeira maravilha da gastronomia portuguesa é a alheira de Mirandela, distinguida com a certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é o enchido mais conhecido e mais consumido em todo o país. Esta alheira é geralmente grelhada, assada ou frita e consumida como prato de entrada. 

alheiras de mirandela


6. Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é originário da região centro do país, da Serra da Estrela, tal como o próprio nome indica. Este queijo amanteigado é produzido com leite cru de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, flor de cardo e sal e tem um tempo de cura mínima de 30 dias. 
A elevada qualidade deste produto tem vindo a merecer várias distinções com medalhas de ouro em competições internacionais, tendo recebido também a certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP).

queijo da serra



7. Caldo Verde

O Caldo Verde é uma sopa de couve-galega tradicional portuguesa, cuja receita foi originalmente escrita em verso. Desde sempre bastante presente na cultura portuguesa, este é um prato proveniente da região do Minho, sendo, atualmente, consumido em todo o país e considerado uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. Tradicionalmente, esta sopa nutritiva é preparada num pote de ferro e servida em tigelas de barro, geralmente acompanhada com chouriço e broa de milho.

Caldo verde



Parta à descoberta das maravilhas da gastronomia portuguesa com a Guerin

De norte a sul do país há muita gastronomia para descobrir e saborear. Conheça Portugal todas e as suas maravilhas gastronómicas na companhia da Guerin. Descubra as várias estações Guerin disponíveis em todo o país. Alugar carro em Portugal é simples. Como tem uma longa jornada gastronómica pela frente, para que desfrute de forma mais tranquila e segura, aconselhamos a alternar o condutor ao longo da viagem. Para isso, a Guerin oferece-lhe a possibilidade de complementar o seu aluguer com o serviço de condutor adicional, que permite que a viatura seja conduzida por mais do que uma pessoa.


















Partilhar
Ver todos posts do Blog