Perguntas Frequentes

Posso prolongar o contrato de aluguer pelo telefone? 

Não. Os prolongamentos só podem ser feitos presencialmente, em qualquer uma das nossas estações, e não apenas naquela onde foi celebrado o contrato. 
O contrato de aluguer confere um período de tolerância de 29 minutos. Após este período, o valor adicional devido pelo aluguer corresponde a períodos de 24 horas da Tarifa Nacional de Balcão em vigor, que normalmente tem um valor superior à contratada inicialmente.

A data prevista para devolver a viatura está expirada no contrato, como devo proceder?

O contrato de aluguer da viatura deverá estar sempre atualizado. Caso tenha sido ultrapassada a data prevista para devolução da viatura, deve dirigir-se a qualquer uma das nossas estações de forma a regularizar o mesmo.

Tenho um contrato de aluguer celebrado por internet através de um operador turístico, posso prolongar o contrato diretamente com a Guerin, usufruindo da mesma tarifa que foi aplicada para o pagamento inicial?

Para esse efeito deverá contactar o operador turístico com o qual efetuou a reserva diretamente. Caso o prolongamento seja efetuado localmente numa das estações Guerin, o valor aplicável é o que consta na tabela de tarifário público em vigor. Poderá também consultar os preços que temos no nosso site de forma a averiguar se existe um preço mais competitivo.

Fiz a reserva online com um operador turístico, posso anular a reserva diretamente com a Guerin?

A reserva só pode ser anulada junto do operador turístico que recebeu o pagamento da mesma, sendo que o cancelamento fica sujeito às políticas de cancelamento e reembolsos acordadas com o mesmo.

Estou a ver preços do aluguer de uma viatura na internet (portal externo ao website Guerin ou via broker), no entanto, preferia alugar diretamente à Guerin, posso fazer a reserva convosco?

Sim, no entanto, a tarifa aplicável será distinta da prevista nos sites parceiros. Ao efetuar a reserva diretamente à GUERIN será utilizado o tarifário próprio.

Posso devolver a viatura num balcão diferente do de levantamento?

Sim, no entanto, poderá ser cobrada uma taxa de deslocação adicional variável (one way national) dependendo dos locais de origem e destino da deslocação, sempre que o balcão de destino seja numa região diferente da de início. Deverá solicitar a informação de aplicabilidade ao seu contrato em particular na altura do levantamento da viatura, ou quando realizar a sua reserva.

Não tenho cartão de crédito, posso usar para caução um cartão de débito?

Não, para efeitos de franquia e/ ou caução, a Guerin apenas aceita cartão de crédito (com validade mínima de 1 mês após a data de termino da reserva), em nome próprio do titular do contrato de aluguer. 

Já concluí a reserva, no entanto, não tenho cartão crédito, posso usar o cartão de crédito de um familiar?

Apenas será possível utilizar um cartão de crédito de outro titular que não o cliente, caso o titular do cartão esteja presente no ato de levantamento da viatura e seja definido como condutor principal. Pode ser designado o condutor adicional mediante o pagamento do serviço extra. Durante o período de aluguer, apenas é possível a associação de um contrato de aluguer ao cartão de crédito apresentado bem como ao próprio cliente.

Nas reservas feitas no website da GUERIN é necessário apresentar um cartão de crédito, no entanto, não tenho qualquer cartão de crédito. Posso pedir a um familiar que me empreste o seu cartão de crédito, ainda que o mesmo não seja designado como condutor?

Não. No ato de levantamento da viatura terá de apresentar um cartão de crédito válido, em nome do condutor e com validade até  30 dias após a data prevista para o fecho do contrato. O cartão será usado para fazer o depósito de segurança, caução. 

No momento da reserva através do vosso website, indiquei um cartão de crédito, contudo, pretendo que o débito do valor do aluguer seja efetuado num cartão de crédito distinto. É possível?

Não. O cartão de crédito apresentado no momento da reserva online por parte do Condutor será o cartão de crédito no qual será debitado o valor do aluguer.

Não possuo cartão de crédito, posso utilizar um cartão de crédito virtual/ digital (criado através de aplicação para smartphone ou computador)? Posso utilizar os cartões de crédito ou débito destinados ao câmbio de moeda (exemplo: N26 e Revolut)?

Sim, contudo, terá que fazer prova do pagamento usando uma das seguintes formas:
- Abrir a aplicação no telemóvel mostrando a transação;
-Apresentar extrato bancário comprovando o movimento ou o comprovativo da transação;

Para fazer a Caução / Autorização de Crédito, terá que apresentar um cartão de crédito válido até 30 dias, após a data prevista para o fecho do contrato e em nome do condutor principal.

Caso não seja portador de cartão de crédito, não pode efetuar o aluguer.

Vou alugar uma viatura com a Guerin como faço com o pagamento das portagens e das ex-SCUT’s?

O Serviço de Portagens é adquirido no início do contrato de aluguer e decorre de uma imposição legal. Permite o pagamento de todas as vias com portagem em Portugal, incluindo as que têm portagem eletrónica.

Este serviço será ativado apenas se efetuar a passagem por uma SCUT e/ou portagem utilizando o dispositivo. Será cobrado apenas o número de dias em que for utilizado (1,85€/ dia mais as respetivas portagens e SCUT’s, máximo 10 dias - é considerado 1 dia entre as 00h00 e as 23h59).

Subscrevi o serviço Via Verde. Tenho acesso a todos os serviços associados, como por exemplo, pagamento de parques de estacionamento ou abastecimento?

Não. As viaturas da Guerin estão equipadas com dispositivo de Via Verde apenas e exclusivamente para o serviço de gestão de pagamento de portagens (Toll Service).

Não subscrevi o serviço de portagens da Guerin, posso fazê-lo a meio do contrato?

O Serviço de Portagens é adquirido no início do contrato de aluguer e decorre de uma imposição legal. Permite o pagamento de todas as vias com portagem em Portugal, incluindo as que têm portagem eletrónica.

No final do contrato de aluguer, foi cancelada a franquia bloqueada no meu cartão de crédito mas o meu banco ainda não desbloqueou o montante. A informação que me dão é que o vosso pedido de cancelamento não foi recebido.

Segundo a informação por parte da RedUnicre (entidade que gere as transações de cartão de crédito em Portugal) os cancelamentos efetuados no terminal de multibanco são feitos em tempo real para o banco emissor.  Prova disso é que o banco aceita o pedido de cancelamento e emite o talão de cancelamento como comprovativo da transação.

As boas práticas internacionais dizem, segundo as regras Visa, Mastercard, Amex e Diners, que os bancos emissores dos mesmos têm entre 24h a 48h para refletir o pedido de cancelamento no extrato/conta do cartão.

Sempre que se verificarem exceções ao cumprimento dos prazos acima mencionados, o titular do cartão deverá contactar deverá contactar a Guerin para customerrelations@guerin.com.pt e solicitar o comprovativo de cancelamento e remetê-lo para o seu banco emissor.

Tive um acidente com a viatura de aluguer, como devo proceder?

Deverá preencher a declaração amigável fornecida com a documentação do contrato, tendo atenção para o devido preenchimento da mesma. É importante que todos os campos estejam corretamente preenchidos e que a declaração esteja assinada pelas partes intervenientes no sinistro, para que o mesmo possa ser reclamado à companhia de seguros.  Sempre que exista desacordo entre as partes deverão ser chamadas as autoridades competentes para elaboração de um auto policial.

Em ambos os casos, o condutor deverá entregar toda a documentação relativa ao sinistro que tenha em sua posse numa estação Guerin. Deverá ainda ser facultado um contacto de e-mail no contrato de aluguer para que a informação relativa à conclusão do processo possa ser enviada de uma forma mais rápida.

Quanto tempo demora até ter resposta sobre o processo de sinistro?

Os processos em que a "Declaração Amigável” tenha sido devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes, têm a sua conclusão em 30 dias úteis, podendo, sempre que existam dúvidas por parte das companhias de seguro, prolongar-se para além do prazo habitual.

É necessário lavar e abastecer a viatura antes da devolução?

Sim, a viatura deve ser devolvida nas mesmas condições da entrega. Todas as informações necessárias constam na folha de estado/ contrato que é entregue no início do mesmo. O não cumprimento das condições implicará custos adicionais.
Todos os nossos veículos são entregues ao Cliente com o depósito de combustível totalmente abastecido e deverão ser entregues nas mesmas condições. Caso não seja entregue nessas mesmas condições, iremos prestar o serviço de reabastecimento, cobrando o valor do combustível (que normalmente é superior ao preço das gasolineiras tradicionais) e a respetiva taxa de enchimento em vigor. 

No caso das lavagens poderá ter um custo adicional de acordo com os seguintes critérios:
- 1   -   31€ - Viaturas que apresentam sujidade fora do normal, como:
Restos comida, garrafas, lixo, papeis, fraldas, pelos de cão e areia apenas num estofo.
- 2   -   62€ - Mesmos danos referidos no ponto 1 + sujidade fora do normal na carroçaria (como por exemplo lama).
- 3   -   92€ - Manchas nos bancos, pelos de cão e areia em mais do que um estofo ou bagageira.

Preciso de abastecer a viatura, que combustível deve utilizar?

Deverá verificar essa informação no tampão do depósito de combustível. Caso a informação, excecionalmente, não esteja no local deverá contactar a GUERIN para que possa confirmar tal informação.

Atestei o veículo com combustível errado. O que devo fazer?

No caso de ter atestado o veículo com combustível indevido deverá parar de imediato o veículo e ligar para o serviço de Assistência em Viagem (através do contacto telefónico:  214 405 046).

A não paralisação da viatura poderá dar origem a problemas mecânicos e custos adicionais.

O abastecimento incorreto dará origem aos seguintes custos adicionais:
- 300€ + IVA relativos à limpeza do tanque de combustível
- Valor de abastecimento de um tanque completo (valor variável dependendo do combustível e veículo utilizado)

Posso fumar dentro das viaturas da Guerin?

Não se pode fumar no interior de todos os Veículos da GUERIN.

A verificação de indícios no veículo que evidenciem tal conduta determina o pagamento por parte do Cliente de uma penalização (150€).