Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Roteiro por Portugal: uma aventura de carro elétrico

Partilhar
Reunimos os principais ingredientes para uma viagem de sonho, compilamos as melhores sugestões do que visitar, ao longo de um roteiro por Portugal. Agarre o volante e encha-se de energia para conduzir um carro elétrico ao longo desta aventura. Ano após ano, um aumento considerável de turistas internacionais tem afirmado Portugal como país de eleição para férias na Europa. Nada que nos surpreenda. Afinal de contas, o território nacional conta com uma média de 12 horas de sol diárias, durante o verão, paisagens que preenchem os critérios dos turistas mais exigentes e uma costa com 2.500 km de extensão. 

vila histórica de sortelha

Descobrir Portugal ao volante de um carro elétrico

Desengane-se quem achar que os carros elétricos são os ideais para ambientes apenas urbanos. Prova disso é o aumento considerável de postos de carregamento, tanto na área litoral como no interior do país. Por isso, decidimos que valia a pena desafiar os clientes Guerin a optar por alugar um automóvel elétrico, para percorrer o nosso guia. Preparado para entrar nesta viagem ecológica connosco? Fique com os melhores locais para viajar de modo verde, neste nosso Roteiro por Portugal.

Norte de Portugal: uma identidade preservada

O Norte conquista qualquer um que decida integrar a região no seu Roteiro por Portugal. De aldeias ainda típicas, tradições seculares à espreita em cada esquina, pessoas de sorriso aberto e uma gastronomia única, está entre as nossas melhores viagens para fazer de carro. Ao volante de um carro elétrico, iniciamos a nossa aventura pela estação da Guerin no Porto. De baterias carregadas e com uma energia que prevemos que aumente a cada destino cruzado, partimos em direção ao nosso primeiro destino: a Praia da Apúlia, em Esposende.

Por entre os moinhos que emolduram a paisagem com o mar ao fundo, registamos a nossa primeira memória. Cruzamos a bonita ponte de Fão e seguimos viagem para Viana do Castelo. Pelo caminho, poderá contar com o apoio de vários postos de carregamento rápido. Do outro lado da Ponte Eiffel, espera-o o monte de Santa Luzia, o miradouro mais marcante da cidade. No coração da cidade, podemos encontrar uma série de palácios brasonados e praças marcantes, repletas de chafarizes históricos.

Começamos a desviar-nos para o interior de Portugal, até Montalegre. Em terras Barrosãs, esta vila transmontana recebe-nos com o seu imponente castelo, velado por ruas de granito que nos guiam até ele. Por aqui, celebram-se as Bruxas a cada sexta-feira 13, atraindo multidões para uma localidade tão pacata no dia a dia.  Por estes lados do nosso Roteiro por Portugal, a mobilidade ecológica ainda não se faz sentir em força, em parte devido ao não reforço da região com postos de carregamento rápido. Mas nada que afete a sua viagem pelo Norte.

Afinal de contas, a cidade de Chaves está mesmo ali ao lado e aí o seu carro elétrico poderá ter todo o apoio que necessita. Enquanto este recarrega, também nós o vamos fazendo com os diferentes sabores gastronómicos de Trás-os-Montes. Com um Pastel de Chaves na mão, percorremos as ruelas da cidade que nos levam até à Torre de Menagem, até às maiores termas romanas da Península Ibérica e até à Ponte Romana mais antiga do país.

Seguimos viagem para Bragança, e de um castelo para o outro, o nosso ponto de encontro acaba por ser no ex-libris da cidade. De baterias carregadas, voltamos a fazer-nos à estrada até ao próximo destino: Vila Flor. Muitas vezes fora dos planos dos visitantes, esta pequena vila merece que se perca por as ruas ricas em história, tradições e monumentos.

pôr-do-sol na cidadela de Bragança

Centro – o coração do nosso Roteiro por Portugal

O Centro do país convida a uma visita demorada por cada localidade que nos espera. Numa região pintada de diversidade cultural, o nosso Roteiro por Portugal selecionou alguns dos destinos que nos vão ficando na cabeça. De Lamego, com o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios à espreita, saímos recarregados para iniciar viajar ao longo dos melhores locais do Centro de Portugal. Por terras de Viriato, em Viseu, temos lugar marcado para uma visita à Sé Catedral e Museu Grão Vasco. Mas ainda há muito para ver com o nosso carro elétrico e ainda só vamos a meio da nossa viagem.

Subimos em direção à serra mais alta de Portugal Continental, com paragem pela cidade da Guarda para um "pit-stop” gastronómico bem merecido. Por estes lados, alugar um carro elétrico é o mesmo que qualquer outro veículo. Afinal de contas, a cidade apostou cedo no futuro da mobilidade e podem contar com vários postos de carregamento rápido. Continuamos a nossa travessia pelo país, com paragem obrigatória pela Covilhã. A "Cidade Neve”, nome imortalizado pela fadista Amália, recebe anualmente um festival de arte urbana – o WOOL Festival – que transforma o coração da cidade antiga, reabilitando vários edifícios. 

A "Cidade dos Estudantes” é a nossa próxima paragem e começamos pelo local que dá vida a uma das mais bonitas lendas nacionais: a Quinta das Lágrimas. Voltamo-nos a sentir crianças em pleno parque do "Portugal dos Pequenitos” e visitamos a inigualável Universidade de Coimbra. Despedimo-nos do centro de Portugal, na cidade de Abrantes. Com o Rio Tejo à espreita e cortado pela Ponte de Ferro que ainda hoje recebe as travessias de comboio, temos a opção de assistir a um espetacular pôr do sol na zona ribeirinha ou junto ao Castelo de Almourol, ali tão perto. 

praça em Évora

Sul – onde o nosso Roteiro por Portugal termina

Decidimos unir o melhor do Alentejo e do Algarve para terminar o nosso Roteiro por Portugal de elétrico. E nada como sair de Lisboa em direção à bonita cidade de Montemor-o-Novo, onde percorremos as ruas históricas que nos guiam até ao castelo de vistas fabulosas sobre o Alentejo. Mas o Alentejo faz-se de mais história e tradição e que o diga Évora, mesmo ali ao lado. A cidade acolhe alguns dos monumentos mais fascinantes do país, como o Templo de Diana ou o Aqueduto da Água de Prata. 

Tanto a região alentejana como a algarvia, estão bem munidas de postos de carregamento de carros elétricos, não estivessem habituados à azáfama que por ali passa nos meses de verão. Por isso, descemos rapidamente até Reguengos de Monsaraz para nos banharmos no Alqueva e recarregar energias antes de chegarmos ao Algarve. O destino mais conhecido de férias no continente, oferece-nos todo o tipo de diversões e gastronomia. Além disso, quem procura esta região sabe que o bom tempo quase sempre é aliado. A combinação perfeita para descansar está feita. 

Ao explorar o Sul, decidimos começar por Vila Real de Santo António, que num rápido passeio de barco ou de carro, nos permite chegar até Ayamonte, em Espanha, para umas compras. Seguimos até Tavira, para uma rápida visita à cidade, que com as suas ruas pintadas de branco nos convidam a ficar. O próximo destino é Olhão, guardado pelo Parque Natural da Ria Formosa, que convida a um passeio de barco e a descobrir os melhores sabores algarvios. E decidimos terminar este nosso Roteiro por Portugal em Silves, que com o seu imponente castelo de influência islâmica, tal como quase toda a cidade, deslumbra a cada visita.

ferragudo no Algarve

Aventure-se de carro elétrico por Portugal, com a Guerin

Independentemente da sua aventura por Portugal, a Guerin é a companhia certa. Escolha o carro elétrico para alugar mais adequado à sua viagem. E não deixe de adicionar o produto complementar "Assistência em Viagem Top” para uma dose extra de tranquilidade na sua viagem. Se precisar de passar o volante, pode sempre selecionar o "Condutor Adicional”.  Faça uma boa viagem com a Guerin.













Partilhar
Ver todos posts do Blog