Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

Como carregar carros elétricos durante a sua viagem

Partilhar
Fã de mobilidade sem emissões? A Guerin também. E por isso é que entre os nossos carros para alugar, oferecemos uma seleção de elétricos. Se está a pensar em selecionar um destes veículos para a sua próxima viagem, conhece todos os passos de como carregar carros elétricos em caso de necessidade? Nós ajudamos.

Independentemente do tipo de viagem que está a planear fazer, a probabilidade de descobrir que o carro ideal existe em formato elétrico é bastante elevada. Os carros elétricos são uma realidade cada vez mais frequente. Tal como nas versões a combustão, há vários modelos disponíveis, desde SUV a citadinos.

E com a crescente procura destas viaturas, Portugal viu também crescer os postos de carregamento disponíveis, o que veio a facilitar, ainda mais, o aluguer de carro elétrico. Portanto, preparado para descobrir tudo o que precisa para recarregar energias em caso de necessidade?

mãe e filha a carregar o carro elétrico

Carregamento de carros elétricos passo a passo

Conduzir um elétrico está dependente, também, de um bom planeamento da sua viagem. Se está a pensar em fazer um roteiro por Portugal, as opções de carregamento não serão um problema. Descubra todos os passos sobre como carregar carros elétricos, os diferentes postos existentes e quanto demorará a carregar o seu automóvel.

Tempo de carregamento de um carro elétrico


A maior parte das questões relacionadas com este tipo de mobilidade ecológica prendem-se ao tempo de carregamento de um carro elétrico. E nessa altura, a resposta será: depende sempre do tipo de carro que alugar, já que são vários os fatores que podem influenciar o tempo de carregamento do mesmo. Desde o tipo de veículo, de bateria, até ao nível de carga. Essencialmente, a velocidade do carregamento está dependente do tipo de corrente. Por exemplo, se o carregamento for feito numa tomada doméstica ou num posto de carregamento normal (PCN), demorará consideravelmente mais tempo do que num PCR – Posto de Carregamento Rápido.

Como desbloquear e pagar um posto de carregamento público


Durante a sua aventura a bordo de um carro elétrico da Guerin, ser-lhe-á disponibilizado um cartão de carregamento que lhe dá acesso a todos os postos da rede de carregamento público. 

Quando estiver no posto, terá apenas de seguir os passos que lhe facultamos. Descubra onde pode encontrar postos de carregamento para carros elétricos e prepare-se para recarregar energias:

  1. Passar o cartão no posto
  2. Selecionar o tipo de carregamento
  3. Escolher a tomada
  4. Ligar a ficha à viatura
  5. Aguardar pelo carregamento do veículo
  6. Após o carregamento, passar novamente o cartão no posto
  7. Dar o carregamento por terminado
  8. Retirar a ficha do carro
pai e filho a carregar elétrico

Diferentes tipos de postos de carregamento existentes


Quando falamos de como carregar carros elétricos, temos também de saber diferenciar os postos existentes em Portugal. Essencialmente, pode optar por um PCN – Posto de Carregamento Normal ou por um PCR – Posto de Carregamento Rápido.

Um PCN poderá carregar o seu automóvel até 22 kW, estando localizado na via pública ou em espaços privados (através de wall box). Para o desbloquear e pagar, terá de utilizar o cartão que lhe foi facultado no momento de levantamento da sua reserva, numa das estações da Guerin

Para quem decide comprar um elétrico, deve requisitar um cartão associado a um CEME – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, de modo a conseguir desbloquear os postos de carregamento.

Se estiver com pressa, então um PCR poderá ser a melhor opção para si. Em quase todas as áreas de serviço das autoestradas poderá encontrar um. Este é um tipo de posto de carregamento que lhe permite carregar acima dos 22 kW e em cerca de 30 minutos pode ver a bateria do seu carro carregada até 80% da sua capacidade.

É de notar que apenas deve utilizar estes postos em caso de emergência ou em situações de viagens mais longas, visto que muitos carregamentos rápidos consecutivos podem diminuir a vida útil da bateria do carro. 

Viajar de elétrico é com o aluguer da Guerin


Alugar um carro elétrico é cada vez mais simples. Na Guerin encontra uma grande seleção destes automóveis. Agora que descobriu todos os passos de como carregar carros elétricos, só falta mesmo completar a sua reserva para uma experiência completa.

Graças aos produtos complementares que a Guerin lhe disponibiliza, proteção é o que não lhe irá faltar a bordo. Durante o nosso processo de aluguer digital e autónomo, poderá selecionar um condutor adicional, – que permite a outra pessoa conduzir o automóvel, que não o titular da reserva – escolher a Assistência em Viagem Top, – que cobre custos, em Portugal ou no estrangeiro, de reboque, perda de chaves e muito mais. 




Partilhar
Ver todos posts do Blog