Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Aldeia de Monsanto: o que ver, onde ficar e onde comer

Partilhar
A Aldeia de Monsanto parece uma verdadeira obra esculpida ao pormenor nas montanhas de Portugal. Apesar de rústica e a transbordar de história, Monsanto é uma aldeia cheia de vida e com muito para contar. Aqui, a história e a cultura cruzam-se para o levar numa viagem no tempo. Aventure-se com a Guerin pelas ruas, sabores e atividades de Monsanto.  

O que ver? 


Miradouro Baluarte  


Uma ótima maneira de dar início à sua visita a Monsanto é através do Baluarte que, hoje, funciona como um Miradouro. Observe, de longe, cada pormenor da aldeia mais portuguesa de Portugal e as suas casas feitas, tipicamente, com pedra granítica. Não fique surpreendido se vir algumas construídas em cima ou por baixo de gigantes pedras de granito. 
 

vista panorámica canhão antigo Monsanto


Castelo e muralhas de Monsanto  


Situado no ponto mais alto da aldeia, e mandado construir por D. Gualdim Pais, o Castelo de Monsanto foi edificado no século XII. Apresentava uma planta irregular, adaptada ao terreno, com muralhas reforçadas por várias torres. Foi, em tempos, uma imponente fortaleza medieval da qual hoje restam apenas a Torre de Lucena e do Pião. A sua passagem pelo castelo de Monsanto vai ficar marcada não só pela história como também pela vista imponente de 360° sobre outras aldeias.  


forte Vila de Monsanto
 


Casa do Zeca Afonso  


Era em Monsanto que Zeca Afonso procurava inspiração e, por vezes, um abrigo para repouso para pôr as ideias no sítio e, quem sabe, facilitar a chegada de novas. E foi com esta intenção que adquiriu uma casa, nunca reabilitada. Agora, a Associação José Afonso e o Município de Idanha-a-Nova estão juntos num projeto que visa transformar o refúgio de Zeca Afonso numa casa-museu dedicada a este.  E é assim que a figura central do movimento de renovação da música popular portuguesa na década de 70 e 80 terá o seu nome imortalizado na Aldeia de Monsanto.  


casas de granito aldeia de Monsanto
 


Gruta de Monsanto  


Esta gruta que foi, em tempos, um abrigo em pedra, hoje, entretém os turistas que por lá vão passando. Aqui, a arquitetura popular tradicional integra as irregularidades topográficas da região, é comum que, por exemplo, as grandes rochas tão típicas de Monsanto, façam parte das construções. O que lhe proporciona uma identidade própria e única. Identidade essa que não podia ser mais ajustada ao panorama geográfico de Monsanto e mais distante do conceito de conforto contemporâneo.   


Capela de S. João  


Num recanto rochoso de Monsanto, do lado direito da muralha, encontram-se as ruínas daquilo que, um dia, foi a Capela de S. João. De lá, perca-se na vista sobre Castelo Branco através do arco que resta da Capela. 
 

Cascata e Praia Fluvial do Pego 


Não podia faltar uma sugestão para os dias mais quentes. Afaste-se ligeiramente de Monsanto e dê um saltinho a Penha Garcia para se refrescar num lugar único. Na Praia Fluvial do Pego, deixe-se surpreender pelas águas limpas e transparentes do Rio Ponsul, mas não fique por aqui. A pequena queda de água entre as montanhas é o que fica na memória de quem por lá passa.  


Onde ficar? 



Casas da Villa 


Nas casas da Villa sente-se a essência de Monsanto. Em pleno coração da aldeia, é impossível não sentir a ligação à região e à sua história. Aqui, tudo foi recuperado minuciosamente de forma a preservar o que há de tradicional. Assim, a experiência dos seus visitantes não podia ser mais autêntica e única.   

 

Casa Pires Mateus  


Criada a pensar nos que querem estar mais próximos da realidade da aldeia de Monsanto, a Casa Pires Mateus foi recuperada de modo a manter viva a tradição. O equilíbrio perfeito entre o conforto contemporâneo e a memória que não se quer esquecer, retratada na casa tipicamente beirã.  

 

Onde comer? 



Casa da Velha Fonte  


Depois de conhecer os cantos e recantos de Monsanto, agora vamos pôr o seu paladar à prova. E é com a Chef Maria Caldeira De Sousa que vamos embarcar nesta viagem de sabores. Atipicamente, as sugestões culinárias estão escritas numa das paredes da casa. Assim, fica mais fácil conhecer a narrativa histórica de uma cozinha que é capaz de nos transportar para a época de fundação de Idanha-a-Velha.  


Camião mais português  


Aqui, saboreia-se Monsanto com uma vista privilegiada para a Vila e para o Castelo. Para ir ao encontro do que se está a ver, no camião mais português de Portugal predominam os produtos locais. Dos enchidos e dos queijos à vitela e aos cogumelos, a ementa não podia saber mais a Monsanto. E para preservar a tradição, o modo de confeção ainda passa pelos fornos a lenha e pelas panelas de ferro.  


Aventure-se com a Guerin 


Percorra as ruas de Monsanto com a Guerin e descubra os segredos mais bem guardados desta bonita aldeia. Escolha o carro para alugarda vasta frota da Guerin que melhor se adapta ao seu passeio e não perca mais tempo. Parta à descoberta.  


Partilhar
Ver todos posts do Blog