Perguntas Frequentes
Posso prolongar o contrato de aluguer pelo telefone?
Não. Os prolongamentos só podem ser feitos presencialmente, em qualquer uma das nossas estações, e não apenas naquela onde foi celebrado o contrato.
O contrato de aluguer confere um período de tolerância de 29 minutos. Após este período, o valor adicional devido pelo aluguer corresponde a períodos de 24 horas da Tarifa Nacional de Balcão em vigor, que normalmente tem um valor superior à contratada inicialmente.
A data prevista para devolver a viatura está expirada no contrato, como devo proceder?
O contrato de aluguer da viatura deverá estar sempre atualizado. Caso tenha sido ultrapassada a data prevista para devolução da viatura, deve dirigir-se a qualquer uma das nossas estações de forma a regularizar o mesmo.
Tenho um contrato de aluguer celebrado por internet através de um operador turístico, posso prolongar o contrato diretamente com a Guerin, usufruindo da mesma tarifa que foi aplicada para o pagamento inicial?
Para esse efeito deverá contactar o operador turístico com o qual efetuou a reserva diretamente. Caso o prolongamento seja efetuado localmente numa das estações Guerin, o valor aplicável é o que consta na tabela de tarifário público em vigor. Poderá também consultar os preços que temos no nosso site de forma a averiguar se existe um preço mais competitivo.
Fiz a reserva online com um operador turístico, posso anular a reserva diretamente com a Guerin?
A reserva só pode ser anulada junto do operador turístico que recebeu o pagamento da mesma, sendo que o cancelamento fica sujeito às políticas de cancelamento e reembolsos acordadas com o mesmo.
Estou a ver preços do aluguer de uma viatura na internet (portal externo ao website Guerin ou via broker), no entanto, preferia alugar diretamente à Guerin, posso fazer a reserva convosco?
Sim, no entanto, a tarifa aplicável será distinta da prevista nos sites parceiros. Ao efetuar a reserva diretamente à GUERIN será utilizado o tarifário próprio.
Posso devolver a viatura num balcão diferente do de levantamento?
Sim, no entanto, poderá ser cobrada uma taxa de deslocação adicional variável (one way national) dependendo dos locais de origem e destino da deslocação, sempre que o balcão de destino seja numa região diferente da de início. Deverá solicitar a informação de aplicabilidade ao seu contrato em particular na altura do levantamento da viatura, ou quando realizar a sua reserva.
Não tenho cartão de crédito, posso usar para caução um cartão de débito?
Não, para efeitos de franquia e/ ou caução, a Guerin apenas aceita cartão de crédito (com validade mínima de 1 mês após a data de termino da reserva), em nome próprio do titular do contrato de aluguer.
Já concluí a reserva, no entanto, não tenho cartão crédito, posso usar o cartão de crédito de um familiar?
Apenas será possível utilizar um cartão de crédito de outro titular que não o cliente, caso o titular do cartão esteja presente no ato de levantamento da viatura e seja definido como condutor principal. Pode ser designado o condutor adicional mediante o pagamento do serviço extra. Durante o período de aluguer, apenas é possível a associação de um contrato de aluguer ao cartão de crédito apresentado bem como ao próprio cliente.
Nas reservas feitas no website da GUERIN é necessário apresentar um cartão de crédito, no entanto, não tenho qualquer cartão de crédito. Posso pedir a um familiar que me empreste o seu cartão de crédito, ainda que o mesmo não seja designado como condutor?
Não. No ato de levantamento da viatura terá de apresentar um cartão de crédito válido, em nome do condutor e com validade até 30 dias após a data prevista para o fecho do contrato. O cartão será usado para fazer o depósito de segurança, caução.
No momento da reserva através do vosso website, indiquei um cartão de crédito, contudo, pretendo que o débito do valor do aluguer seja efetuado num cartão de crédito distinto. É possível?
Não. O cartão de crédito apresentado no momento da reserva online por parte do Condutor será o cartão de crédito no qual será debitado o valor do aluguer.
Não possuo cartão de crédito, posso utilizar um cartão de crédito virtual/ digital (criado através de aplicação para smartphone ou computador)? Posso utilizar os cartões de crédito ou débito destinados ao câmbio de moeda (exemplo: N26 e Revolut)?
Sim, contudo, terá que fazer prova
do pagamento usando uma das seguintes formas:
- Abrir a aplicação no telemóvel
mostrando a transação;
-Apresentar extrato bancário
comprovando o movimento ou o comprovativo da transação;
Para fazer a Caução / Autorização de Crédito,
terá que apresentar um cartão de crédito válido até 30 dias, após a data
prevista para o fecho do contrato e em nome do condutor principal.
Caso não
seja portador de cartão de crédito, não pode efetuar o aluguer.
Vou alugar uma viatura com a Guerin como faço com o pagamento das portagens e das ex-SCUT’s?
O Serviço de Portagens é adquirido
no início do contrato de aluguer e decorre de uma imposição legal. Permite o
pagamento de todas as vias com portagem em Portugal, incluindo as que têm
portagem eletrónica.
Este serviço será ativado apenas se efetuar a
passagem por uma SCUT e/ou portagem utilizando o dispositivo. Será cobrado
apenas o número de dias em que for utilizado (1,85€/ dia mais as respetivas
portagens e SCUT’s, máximo 10 dias - é considerado 1 dia entre as 00h00 e as
23h59).
Subscrevi o serviço Via Verde. Tenho acesso a todos os serviços associados, como por exemplo, pagamento de parques de estacionamento ou abastecimento?
Não. As viaturas da Guerin estão equipadas com dispositivo de Via Verde apenas e exclusivamente para o serviço de gestão de pagamento de portagens (Toll Service).
Não subscrevi o serviço de portagens da Guerin, posso fazê-lo a meio do contrato?
O Serviço de Portagens é adquirido no início do contrato de aluguer e decorre de uma imposição legal. Permite o pagamento de todas as vias com portagem em Portugal, incluindo as que têm portagem eletrónica.
No final do contrato de aluguer, foi cancelada a franquia bloqueada no meu cartão de crédito mas o meu banco ainda não desbloqueou o montante. A informação que me dão é que o vosso pedido de cancelamento não foi recebido.
Segundo a informação por parte da RedUnicre (entidade que gere as transações de cartão de crédito em Portugal) os cancelamentos efetuados no terminal de multibanco são feitos em tempo real para o banco emissor. Prova disso é que o banco aceita o pedido de cancelamento e emite o talão de cancelamento como comprovativo da transação.
As boas práticas internacionais dizem, segundo as regras Visa, Mastercard, Amex e Diners, que os bancos emissores dos mesmos têm entre 24h a 48h para refletir o pedido de cancelamento no extrato/conta do cartão.
Sempre que se verificarem exceções ao cumprimento dos prazos acima mencionados, o titular do cartão deverá contactar deverá contactar a Guerin para customerrelations@guerin.com.pt e solicitar o comprovativo de cancelamento e remetê-lo para o seu banco emissor.
Tive um acidente com a viatura de aluguer, como devo proceder?
Deverá preencher a declaração amigável fornecida com a documentação do contrato, tendo atenção para o devido preenchimento da mesma. É importante que todos os campos estejam corretamente preenchidos e que a declaração esteja assinada pelas partes intervenientes no sinistro, para que o mesmo possa ser reclamado à companhia de seguros. Sempre que exista desacordo entre as partes deverão ser chamadas as autoridades competentes para elaboração de um auto policial.
Em ambos os casos, o condutor deverá entregar toda a documentação relativa ao sinistro que tenha em sua posse numa estação Guerin. Deverá ainda ser facultado um contacto de e-mail no contrato de aluguer para que a informação relativa à conclusão do processo possa ser enviada de uma forma mais rápida.
Quanto tempo demora até ter resposta sobre o processo de sinistro?
Os processos em que a "Declaração Amigável” tenha sido devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes, têm a sua conclusão em 30 dias úteis, podendo, sempre que existam dúvidas por parte das companhias de seguro, prolongar-se para além do prazo habitual.
É necessário lavar e abastecer a viatura antes da devolução?
Sim, a viatura deve ser devolvida nas mesmas condições da entrega. Todas as informações necessárias constam na folha de estado/ contrato que é entregue no início do mesmo. O não cumprimento das condições implicará custos adicionais.
Todos os nossos veículos são entregues ao Cliente com o depósito de combustível totalmente abastecido e deverão ser entregues nas mesmas condições. Caso não seja entregue nessas mesmas condições, iremos prestar o serviço de reabastecimento, cobrando o valor do combustível (que normalmente é superior ao preço das gasolineiras tradicionais) e a respetiva taxa de enchimento em vigor.
No caso das lavagens poderá ter um custo adicional de acordo com os seguintes critérios:
- 1 - 31€ - Viaturas que apresentam sujidade fora do normal, como:
Restos comida, garrafas, lixo, papeis, fraldas, pelos de cão e areia apenas num estofo.
- 2 - 62€ - Mesmos danos referidos no ponto 1 + sujidade fora do normal na carroçaria (como por exemplo lama).
- 3 - 92€ - Manchas nos bancos, pelos de cão e areia em mais do que um estofo ou bagageira.
Preciso de abastecer a viatura, que combustível deve utilizar?
Deverá verificar essa informação no tampão do depósito de combustível. Caso a informação, excecionalmente, não esteja no local deverá contactar a GUERIN para que possa confirmar tal informação.
Atestei o veículo com combustível errado. O que devo fazer?
No caso de ter atestado o veículo com combustível indevido deverá parar de imediato o veículo e ligar para o serviço de Assistência em Viagem (através do contacto telefónico: 214 405 046).
A não paralisação da viatura poderá dar origem a problemas mecânicos e custos adicionais.
O abastecimento incorreto dará origem aos seguintes custos adicionais:
- 300€ + IVA relativos à limpeza do tanque de combustível
- Valor de abastecimento de um tanque completo (valor variável dependendo do combustível e veículo utilizado)
Posso fumar dentro das viaturas da Guerin?
Não se pode fumar no interior de todos os Veículos da GUERIN.
A verificação de indícios no veículo que evidenciem tal conduta determina o pagamento por parte do Cliente de uma penalização (150€).