Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Explore as Aldeias de Xisto da Lousã

Partilhar
A mística da Aldeia de Xisto, na Lousã é, incontornavelmente, única e especial. É na Serra da Lousã que estão localizadas quase metade das 27 Aldeias de Xisto. Muitas vezes escondidas por entre a vasta vegetação, estas pequenas aldeias de xisto e quartzito convidam a ficar e a conhecer um pouco mais. Vamos descobri-las? 

As 5 Aldeias de Xisto da Lousã que não pode perder


O verde que percorre a Serra da Lousã, combinado com a neblina que, por vezes, paira no ar, conferem-lhe um clima mágico. Os turistas estão sempre a chegar e motivos para prolongar a estadia na aldeia de Xisto na Lousã não faltam. Desde as atividades e trilhos, rodeados de natureza pura, às estadias ou experiências nas Aldeias de Xisto, aqui encontra o equilíbrio perfeito entre o silêncio e a agitação de quem procura conhecer tudo. 
Em conjunto, vamos explorar 5 das 12 aldeias de Xisto da Lousã. Descubra o que fazer, onde ficar e o que comer. Não perca mais tempo, parta à aventura. 

1. Casal Novo 


Começando pela aldeia de Casal Novo, mas falando no geral, estas aldeias não são apenas para ver, pois a visita pode ser feita rapidamente. Para viver a aldeia como deve ser é preciso parar e observar. Afinal, a beleza está nos mais pequenos detalhes. Só com atenção, vai conseguir captar estas maravilhosas aldeias. 
Explore de perto a natureza envolvente através do Caminho do Xisto da Lousã – Rota dos Moinhos. Fique atento às espécies animais que povoam a Serra. Numa visita às aldeias de Xisto da Lousã, pernoitar é obrigatório. Desfrute do ambiente rústico e acolhedor das casas de xisto e, à volta de uma salamandra, conheça a aldeia de Casal Novo pelos olhos de quem lá vive. 


aldeias de Xisto Lousã Casal Novo

2. Chiqueiro 


Os sons das campainhas dos rebanhos contrariam o sossego que se faz sentir nesta aldeia. A sua envolvente florestal faz com que seja o ponto de partida perfeito para avançar rumo à descoberta. Trilhos à parte, a Capela da Senhora da Guia merece destaque e uma paragem. Esta parece ter sido a mais importante capela das três existentes nas aldeias da Lousã. 
Antes de partir à descoberta de mais uma aldeia, os produtos locais, que fazem crescer água na boca, devem ser saboreados por todos os que por lá passam. Especial destaque para o queijo e o mel desta aldeia da Lousã. 


aldeias de Xisto Lousã Pena



3. Talasnal 


Mais movimentada que as restantes aldeias, mas não desassossegada. Aqui, onde o verde da vegetação é rei, está a razão da recente visibilidade e carisma das aldeias de Xisto na Lousã.


No Talasnal, não se fique por observar o por lá há, desfrute das inúmeras possibilidades de lazer e dos desportos ativos, mas sempre com os olhos postos na natureza. Talaniscos e Retalhinhos são os nomes das doçarias convencionais que, além de outras coisas, têm o sabor da castanha que tanto caracteriza estas aldeias. Não sabemos se são os pormenores das casas de xisto recuperadas ou a forma como deixa o nosso paladar aguçado, mas aqui, há algo de especial. Visite e tire as suas conclusões.


aldeias de Xisto Lousã Talasnal

4. Cerdeira


Ao entrar na aldeia da Cerdeira o tom do xisto das casas sobrepõe-se ao verde que as rodeiam. O caminho de acesso à aldeia, em chão de ardósia, convida-nos a entrar e não voltar a sair. Uma viagem pelos recantos mais bonitos da aldeia, que nos guia até a uma fonte no meio de uma densa vegetação. O percurso da Clássica Aldeias do Xisto tem paisagens que o envolvem em cada momento. O constante sobe e desce faz deste um percurso pouco aconselhado para iniciantes no ciclismo. Se preferir manter o registo de sossego da aldeia, uma visita ao Atelier da Cerdeira também é uma boa opção. 
Para terminar, deixe que lhe mostrem o sabor da aldeia através de uma deliciosa refeição, inspirada nos sabores da região. 



aldeias de Xisto Lousã

5. Candal


Saber que cada casa de xisto é única, dá vontade de entrar em cada uma delas. Para quem sobe ou desce a Serra, Candal é um aconchegante porto de abrigo. Entre ruas e ruelas inclinadas, a chegada ao miradouro é ofegante, mas a bela vista sobre o vale é recompensadora. No regresso, desacelere na Loja Aldeias de Xisto e leve uma recordação para mais tarde. Ao longo da margem direita da Ribeira de Candal vai encontrar moinhos hidráulicos construídos na década de 1920, se for com os mais pequenos, é um ponto a picar. Aqui, cada coisa vem a seu tempo, por isso, se há coisa que tem de provar, são as frutas da época.
Devido à sua acessibilidade privilegiada pela Estrada Nacional, aos que vivem lá desde sempre é comum juntarem-se famílias e amigos, em busca de tempo de qualidade.


pequena aldeia de Xisto Lousã


Uma viagem ao interior


Percorra cada uma destas aldeias de Xisto ao seu ritmo, com a Guerin. Alugar carros em Portugal é fácil. Alugue já o carro que melhor se adequa à sua viagem às aldeias mais bonitas de Portugal. Com a vasta frota da Guerin, tem carros para todos os gostos. 


Partilhar
Ver todos posts do Blog