Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

Dicas para conduzir com chuva

Partilhar
Há quem goste da chuva! Uns para ficar no conforto de casa, entre mantas, pipocas e filmes. Outros, para partirem à aventura e viajarem nas estações mais frescas. 

Mas conduzir com chuva exige sempre cuidados extra. Viajar e segurança são duas palavras que combinam sempre bem, faça chuva ou faça sol. Por isso, descubra com a Guerin tudo o que deve fazer para conduzir em dias de chuva



Conduzir com chuva: dicas

Escovas limpa para-brisas a funcionar na perfeição 

As escovas limpa para-brisas são imprescindíveis para conduzir à chuva. Certifique-se que estão em boas condições e, caso comecem a riscar ou manchar, substitua-as de imediato. 





Vidros sempre desembaciados 

Para que consiga ver perfeitamente a estrada, mantenha sempre os vidros do seu carro desembaciados. As janelas laterais ligeiramente abertas ou a ventilação apropriada não deixam que os vidros embaciem. 

Evitar ao máximo movimentos bruscos 

Travagens ou movimentos bruscos no asfalto molhado podem fazer com que perca o controlo do carro. Com chuva, ou sem ela, procure praticar uma condução suave e circule sem pressa. Assim, previne a possibilidade de aquaplanagem. 





Marchas mais baixas em subidas 

A chuva interfere com a aderência dos pneus do seu carro. Por isso, nas subidas, as marchas mais baixas podem ajudar a que as rodas patinem menos na superfície da estrada molhada.  


Evitar lençóis de água 

Tente, ao máximo, evitar os lençóis de água. Se não conseguir ver a superfície da estrada, circule sempre com cuidado. Caso entre em algum evite travar ou da guinadas no volante. Nestas situações o melhor a fazer é aguardar que o pneu volte a agarrar-se à estrada. 



Verificar o estado dos pneus 

As boas condições e a pressão adequada dos pneus tornam a condução à chuva menos perigosa. Antes de partir numa aventura de inverno verifique, numa estação de serviço perto de si, as condições dos seus pneus. Se viajar com a Guerin, sabe que a segurança está garantida. 


Manter a distância de segurança de veículos grandes 

Os camiões ou os autocarros podem criar jatos de água que reduzem a visibilidade. Procure manter, de forma ainda mais rigorosa, a distância de segurança quando o tempo não está favorável.
 


Usar os quatro piscas em caso de perigo

Para alertar os outros condutores que vai fazer alguma mudança repentina na sua marcha deve ligar os quatro piscas. Isto, no caso de necessidade de encostar à berma ou de conduzir subitamente mais devagar. 


Se possível, evitar conduzir sob chuva muito forte 

Se achar que está a colocar a sua vida em risco ao conduzir sob chuva muito forte, encoste e espere que o tempo melhore. Não vale a pena arriscar. 


Uma aventura no tempo frio com a Guerin 

Com a Guerin, tudo é possível. Parta à descoberta do melhor carro da frota da Guerin para o acompanhar numa aventura menos comum, com mais chuva e frio. Numa escapadinha de fim de semana ou para aproveitar um feriado, conheça um Portugal embelezado pelo tempo frio. Sempre com cuidado.


Partilhar
Ver todos posts do Blog