Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Costa Vicentina: 5 dias para conhecer o melhor do litoral alentejano e costa algarvia

Partilhar
Rico em biodiversidade, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina delícia todos os seus visitantes com paisagens idílicas, o sossego de um Algarve e Alentejo escondidos e as mais belas praias portuguesas. 

Por isso, criámos um roteiro de 5 dias, para que possa explorar os locais mais conhecidos, mas também os que aguardam por uma oportunidade para se darem a conhecer.



Uma viagem com a Guerin pela Costa Vicentina


Segundo o Turismo de Portugal, a Costa Vicentina situa-se na faixa litoral alentejana até à região do Algarve, onde a natureza continua a demonstrar-se bem preservada e com um carácter forte e selvagem, que se traduz em paisagens de uma imponência única.

O roteiro da Costa Vicentina leva-nos por uma extensão de aproximadamente 110 km, que incluem territórios dos distritos de Beja, Faro e Setúbal. Abrange um total de 4 municípios: Aljezur e Vila do Bispo (Faro), Sines (Setúbal) e Odemira (Beja).

São poucos os que imaginam que um destino como este esteja tão próximo de Lisboa, a capital portuguesa, mas a verdade é que é a apenas 150 km que se situa o início desta aventura, em Sines e já só terminará em Sagres.




Costa Vicentina: Roteiro do 1º Dia


Tal como revelámos no nosso artigo sobre os "Destinos de férias com praia em Portugal” (link mais tarde), Portugal tem o privilégio de receber mais de 3.000 horas de sol por ano, o que faz com que seja um destino de eleição para quem aprecia uma viagem em qualquer altura do ano.  

Por isso, nada como traçar um roteiro pela Costa Vicentina por estação, pois há muito mais do que praias à sua espera. Comece por alugar carros em Portugal com a Guerin, já que os locais a explorar dependem da autonomia que um automóvel lhe dá.


Sines


A maior cidade da costa alentejana permite-lhe usufruir de aventura na cidade ou optar por praia. Foi aqui que nasceu o navegador Vasco da Gama e o centro histórico reserva-lhe algumas surpresas. Explore as áreas do Largo do Muro da Praia, do Largo Poeta Bocage e do Largo do Castelo, onde encontrará a Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia e o Castelo de Sines, com museus no seu interior. Dê um salto até ao Largo dos Penedos da Índia, com uma vista panorâmica incrível sobre a baía.

Praia de São Torpes


Não há Costa Vicentina sem uma ida à praia. Por isso, se deseja ter uma aula de surf experimental, as ondas desta praia são procuradas pela segurança para aqueles que desejam explorar a modalidade. É nesta praia que vai encontrar as águas mais quentes de Portugal Continental, perfeitas para um mergulho!

Praia da Samoqueira


Se é amante de fotografia, esta é uma paragem obrigatória da Costa Vicentina para si! A praia da Samoqueira conquista pela sua beleza natural, com águas transparentes e falésias que a protegem e lhe dão acesso a inúmeras grutas e piscinas naturais.

Porto Covo


A aldeia imortalizada pela canção do Rui Veloso, espera por si com as suas casinhas típicas pintadas de branco e azul. Siga o caminho que o levará até ao mar e usufrua da paisagem única da baía de Porto Covo. A ilha mais famosa de toda a Costa Vicentina fica a uma distância curta, por isso pegue no seu carro e desloque-se até à Praia da Ilha, onde terá vista privilegiada para a mesma, bem como acesso ao Forte da Nossa Senhora da Queimada. No verão, pode fazer a travessia de barco e visitar as ruínas do Forte de Santo Alberto, que se encontram na ilha.

Vila Nova de Milfontes


Visite as ruas do centro histórico, onde encontrará a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Forte de São Clemente. Nas margens do rio Mira encontra a raia da Franquia e se seguir ao longo da marginal chegará ao Farol. Aproveite para usufruir das várias esplanadas com uma belíssima vista.

Cascata de Vila Nova de Milfontes


A cerca de 10 km de Vila Nova de Milfontes, poderá encontrar a Cascata da Rocha de Água de Alto, que com as chuvas fazem desta rocha uma queda de água com quase 30 metros de altura. Terá de fazer uma caminhada de cerca de 2,5 km para a poder ver e está dependente do volume de água dessa época do ano.




Costa Vicentina: Roteiro do 2º dia


Praia das Furnas


Vencedora do concurso "7 Maravilhas – Praias de Portugal”, esta praia parece saída de um filme: mar transparente, areia fina, dunas e um enquadramento selvagem único. 


Praia de Almograve


Se aprecia uma boa caminhada, explore o Trilho das Dunas de Almograve, com cerca de 8,5 km de extensão. Mesmo perto, poderá conhecer o Porto de Pesca de Lapa de Pombas.



Cabo Sardão


Descubra o ponto mais ocidental da costa alentejana, com o seu imponente farol e ainda mais imponentes vistas do topo da falésia. É conhecido por ser o destino preferido das cegonhas e único na orla costeira onde estas constroem os seus ninhos.

Trilho dos Pescadores


Se quer tirar umas horas de folga das praias, nada como avançar para mais um dos trilhos da Costa Vicentina. Este troço da Rota Vicentina liga o Cabo Sardão à Zambujeira do Mar, num percurso de 10 km. 

Zambujeira do Mar


Recebe um dos mais conhecidos festivais de música de verão, mas é pela praia que ganhou fama: a grande falésia protege-nos do vento e permite-nos uma vista panorâmica única. 


Odemira


Nas margens do Rio Mira encontra esta vila, onde poderá observar as vistas do miradouro do antigo castelo, apreciar as ruas do bairro do castelo, conhecer o jardim da Fonte Férrea, mas também descobrir as várias igrejas no centro da vila e o famoso Moinho de Vento de Odemira.





Costa Vicentina: Roteiro do 3º dia


Pego das Pias


Uma caminhada de cerca de 2 km guiam-no até este segredo natural. Encontrará não só peculiares rochas pelo caminho, mas também vários lagos naturais, graças às águas da Ribeira do Torgal. O bosque é perfeito para um piquenique em família.

Barragem de Santa Clara


Se está farto de praia, mas não de água, esta barragem pode ser a alternativa perfeita. Aqui pode praticar vários desportos náuticos e até alugar o seu próprio barco. Mesmo ao lado encontra a bonita Aldeia de Santa Clara-a-Velha, uma das finalistas das "7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Ribeirinhas”.

Praia da Amália


Denominada desta forma em jeito de homenagem à fadista Amália Rodrigues, já que era um dos destinos favoritos da artista e onde ainda hoje encontramos a sua casa. Para além da bela praia, encontrará ainda os murais que foram dedicados à cantora, na aldeia de Brejão.

Praia de Odeceixe


Chegamos finalmente ao Algarve! Esta praia foi a vencedora das "7 Maravilhas de Portugal - Praia de Arribas”, e são estas que protegem este pequeno paraíso e que nos permitem uma vista panorâmica incrível sobre a praia.

Aljezur


Com as suas influências mouriscas, esta é sem dúvida uma paragem obrigatória de toda a Costa Vicentina. Entre casas caiadas de branco, às ruas antigas e estreitas, suba até um dos castelos representados na bandeira portuguesa e aprecie a vista sobre a várzea de Aljezur, a Serra de Monchique e o mar.



Costa Vicentina: Roteiro do 4º dia


Praia da Carreagem


Não se assuste se ao chegar ao passadiço de acesso à praia não conseguir ver o areal. A descida pela escarpa não é para todos, mas dá-lhe acesso a uma das praias mais bonitas de toda a Costa Vicentina e onde a natureza ainda se faz representar em força.

Praia de Monte Clérigo e Praia da Arrifana


É no Monte Clérigo que irá encontrar uma aldeia piscatória que nos faz recuar no tempo, com as suas pequenas casas brancas e portas de cores vivas. Mas na Praia da Arrifana prepare-se para se aventurar numas ondas. Aqui pode encontrar vários pontos para praticar surf.

Bordeira


Saia da costa e visite outra povoação próxima. A Bordeira é uma aldeia típica algarvia, com ruelas estreitas e as suas casas que não nos deixam enganar sobre a região. As chaminés típicas, a igreja da Nossa Senhora da Encarnação e até ao antigo castelo de onde hoje só sobra a vista incrível. Ali ao lado, regressamos ao mar e à praia com o mesmo nome da aldeia. O areal é dos mais extensos e onde a Ribeira da Bordeira vem desaguar, ideal para praticantes de kitesurf.

Pontal da Carrapateira


Gosta de um bom pôr do sol? Então visite o Pontal da Carrapateira, onde foi montado um miradouro no topo da falésia para apreciá-lo com todo o esplendor. Aproveite para fazer o Trilho do Pontal da Carrapateira, ideal para toda a família. Tem uma extensão total de 11 km, mas vale todo o cansaço.

Praia do Amado


Numa das arribas conhecida por Ponta do Castelo, entre a Praia do Portinho do Forno e a Praia do Amado, pode encontrar o que resta das ruínas de um antigo povoado islâmico de pescadores. As vistas são incríveis.

Aldeia da Pedralva


Reconstruída há poucos anos, esta pequena aldeia ganhou novo encanto. Manteve os traços típicos das povoações algarvias, com ruas estreitas, mas que nos fazem sonhar acordados. Ideal para umas boas fotografias.


Costa Vicentina: Roteiro do 5º dia


Praia do Castelejo


Suba ao topo da praia para vislumbrar uma boa parte do recorte costeiro impressionante. Aqui encontrará o Miradouro do Castelejo e sabe que está no Algarve quando a cor das arribas deixa de ser avermelhada para um dourado bem típico da costa algarvia.

Vila do Bispo


Quase a terminar o seu roteiro pela Costa Vicentina, deparamo-nos com esta vila onde pode encontrar um bocadinho de tudo. Tem o Trilho da Cordoama, com 15 ou 10 km, mas também as aldeias piscatórias de Burgau e Salema, com os seus barcos de pesca coloridos e onde come o melhor peixe, acabado de pescar. Bem perto, encontra o que resta das ruínas do Forte de Almádena e pode optar por fazer mergulho na Praia da Ingrina. Se gosta de história, então deve visitar a Bateria do Zavial e a Ermida de Guadalupe, bem como o Menir do Padrão.

Sagres


Não dá para evitar a conhecida Fortaleza de Sagres, a mais ocidental de Portugal e da Europa Continental. Descubra a Rosa dos Ventos e as impressionantes paisagens.
Cabo de São Vicente: terminamos a rota Vicentina num local mágico. Assista ao pôr do sol no Cabo de São Vicente, o local onde outrora os romanos se dedicavam ao culto do deus Saturno e descubra a Fortaleza do Beliche.


Rota Vicentina: Onde Ficar


São algumas as opções para se alojar durante as suas férias na Costa Vicentina. As nossas preferidas, pela facilidade em encontrar alojamento, são: Sines, Vila Nova de Milfontes, Odemira, Aljezur, Aldeia da Pedralva e Sagres. No entanto, tem sempre opção de selecionar localidades próximas, caso em alturas como o verão exista uma maior dificuldade em conseguir alojamento: Santiago do Cacém, Porto Covo, Zambujeira do Mar, Odeceixe ou Vila do Bispo.

Alojamento em Aljezur
Alojamento em Vila Nova de Milfontes
Alojamento em Odeceixe
Alojamento em Sines

Costa Vicentina: Onde Comer


Porque em Portugal uma viagem também se faz de sabores, aprecie um verdadeiro roteiro gastronómico na Costa Vicentina. Deixamos algumas sugestões:

Trinca Espinhas (Praia de São Torpes)
Porto das Barcas (Vila Nova de Milfontes)
Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)
Taberna Ti Vitória (Zambujeira do Mar)
Azenha do Mar (Praia da Azenha do Mar, São Teotónio)
A Barca – Traquitanas (Zambujeira do Mar)
O Sacas (Zambujeira do Mar)
O Paulo (Praia da Arrifana – Fortaleza)
Gulli Bistrot (Aljezur)
Pizza Pazza (Vila do Bispo)

A Costa Vicentina é Ideal para quem busca zonas de natureza intocada, mas também locais que lhe permitam bons momentos de caminhadas e de iniciação a vários desportos aquáticos. 

Há dezenas de praias, fortaleza e miradouros para a paisagem incrível que compõem esta área. Mas também há tradição que se apresenta sobre a forma de sabores, entre pratos de marisco e peixe, dando-lhe o privilégio de provar o melhor do mar. Agora que já sabe o que visitar, quando inicia viagem? 



O melhor roteiro pela Costa Vicentina começa na Guerin


Para concretizar este roteiro pela Costa Vicentina, seja numa viagem de amigos ou para viajar com a família, confie no aluguer de automóvel com a Guerin

Selecione a estação rent-a-car Guerin mais próxima de si, opte pelos carros para alugar da nossa frota mais adequado à sua viagem, desde carros ligeiros a desportivos de luxo ou carrinhas de 7 ou 9 lugares. Inserida no Grupo Salvador Caetano, são mais de 30 anos no mercado de aluguer de carros.






Partilhar
Ver todos posts do Blog