Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Desfiles de Carnaval: um guia pelos melhores eventos de Portugal

Partilhar
Entre centenas de curiosos e foliões que aguardam, ansiosamente, por esta época do ano, são inúmeras as opções de Desfiles de Carnaval. Estão um pouco por todo o lado, a desfilar por Portugal. Se é alguém que gosta desta época do ano e vive intensamente o Carnaval, então não pode mesmo perder o nosso guia pelos melhores desfiles! Garanta a sua viatura com a Guerin e prepare-se para uma grande folia. 

Rota pelos melhores desfiles de Carnaval de Portugal

Num país bem recheado de tradições, não podíamos deixar de percorrer o Carnaval de lés a lés, pelos caminhos de Portugal.  Dos caretos a carros alegóricos com a sua pitada de crítica social, as raízes históricas desta festa remontam ao século XVII. Era através destas inúmeras celebrações populares que se descontraía, antes de se iniciar o período da Quaresma. Aos melhores disfarces junta-se uma boa dose de gargalhadas. Enchem-se as ruas de várias localidades do país, onde desfilam centenas de foliões preparados para mostrar os melhores disfarces. De Norte a Sul, até às ilhas, o que não faltam são opções para descobrir Desfiles de Carnaval que vão do mais tradicional aos que trazem já tradições importadas de países como o Brasil.  Preparado para entrar nesta viagem de descoberta connosco?

Desfile de Carnaval de Famalicão 

Em Vila Nova de Famalicão ocorrem os foliões nortenhos, atraídos por uma festa que enche as ruas desta cidade minhota de fantasias e bailes populares. É uma festa que se vai desenrolando de forma natural por cada artéria da cidade, com o papel principal centrado na espontaneidade da população, que dão vida a personagens de todos os tipos.

Entrudo de Lazarim (Lamego): aqui a tradição resiste

Se queremos falar de um Carnaval bem tradicional, então falamos do Entrudo de Lazarim, um dos mais genuínos do país. Com máscaras esculpidas de madeira, que libertam todo o tipo de demónios carnavalescos, as ruas da aldeia de Lazarim enchem-se de caldo de farinha e senhorinhas. Mas a atração principal são os caretos que reencarnam, anualmente, uma das tradições mais antigas.


careto de lazarim

Estarreja: aqui a cor é para todos

Estarreja recebe um dos Desfiles de Carnaval mais conhecidos da região Centro de Portugal. Apelando à inclusão, criou-se um evento que alerta para as pessoas que vivem com daltonismo. Num desfile bem recheado de cor, foi integrado o ColorADD - Código de Identificação de Cores para Daltónicos – para que todos possam ver da mesma forma as cores que tornam esta tradição numa festa sem igual.

Ovar: onde o Entrudo é Rei

O Carnaval é a data mais esperada da região. Durante mais de uma semana de folia, a cidade recebe inúmeros eventos: o Desfile de Carnaval, conhecido como Desfile do Entrudo; a Terça-feira de Carnaval e ainda outro desfile, na noite anterior à data principal. O evento é preparado ao longo de todo o ano, oferecendo um dos maiores ajuntamentos de foliões do país. São centenas de figurantes e uma língua bem afiada, em forma de carro alegórico, pronta para trazer as críticas sociais mais relevantes de cada ano para a estrada.

festa de carnaval

Nazaré: "Tá mea praia alevantada”

Nem só de ondas se faz a Nazaré e a prova disso é o desfile de Carnaval nazareno! Pegando numa expressão bem local, que segundo a organização diz muito sobre a maneira como se festeja a data, esta cidade oferece-lhe inúmeros bailes de rua, desfiles, cegadas e tantas outras formas de celebrar esta data. Todos por aqui deitam uma mão à confeção dos fatos que desfilam nas marchas carnavalescas.

Torres Vedras: genuinidade em estado puro

É possível falar de Desfiles de Carnaval sem falar de Torres Vedras? A resposta é não. Este é o concelho que estranhamente ajuda a esvaziar a capital do país por alguns dias. A apenas 50 minutos de Lisboa, tornou-se numa enorme atração para quem procura uns dias de folia fora da azáfama alfacinha. Se por acaso faz parte do grupo de pessoas que gosta de celebrar o Carnaval, então sem dúvida que Torres Vedras merece a sua visita. Através de dezenas de carros alegóricos, de outras tantas matrafonas (homens que se vestem de mulheres) e cabeçudos gigantes, há um pouco de tudo à sua espera por aqui.  

pés carnaval


Carnaval de Loulé: onde as temperaturas ajudam

Se é dos que prefere um desfile de Carnaval com um toquezinho de Brasil, Loulé é a resposta às suas preces de folião. Com as temperaturas mais amenas do país para esta época do ano, são milhares de pessoas que ocorrem à cidade algarvia para celebrar. 
Com um enorme cortejo e centenas de figurantes, pode encontrar desde artistas de circo a carros alegóricos que contam com a participação de várias associações do concelho.

Visite os desfiles de Carnaval com a Guerin

Do Norte ao Algarve, alugue o seu carro com a Guerin para visitar alguns dos maiores desfiles de Carnaval de Portugal. Junte-se a semanas de cultura e tradições únicas, com muita fantasia à mistura. E como não há Carnaval sem uma boa dose de diversão, se alugar carro em Portugal, aproveite os produtos adicionais da Guerin para usufruir de mais tranquilidade nas suas viagens. Do "Condutor Adicional” à "Assistência em Viagem TOP”, não há imprevisto que entre nas suas férias. 







Partilhar
Ver todos posts do Blog