Dicas de condução

Férias em Família
Dicas básicas para a sua viagem

#Férias em Familia Férias em Família <br/>Dicas básicas para a sua viagem

Como garantir Conforto e Tranquilidade para toda a Família


Chegando a altura do verão, quem tem família tem de planear tudo com maior antecedência e com outros cuidados, tais como pensar em alojamento adequado para toda a família, que destinos irão fazer as delícias de todos, que atividades poderão fazer em família, qual a forma mais segura e confortável de se deslocarem para estes sítios.
É, também, importante pensar noutras logísticas na eventualidade de acontecer algum imprevisto ou acidente. Saber o que levar consigo na sua "farmácia pessoal”, como organizar os percursos e as viagens para que sejam menos cansativos, e, também,  pensar em como é que os pais podem ter alguns momentos para si enquanto os mais pequenos se divertem com segurança.


Destinos para Toda a Família


Parque de Campismo de Cachadelos


Situado em Sanxenxo, Pontevedra em Espanha, este parque de campismo oferece excelentes condições para umas férias bem passadas com a família, sendo possível conduzir até lá.
Podem todos ficar alojados em confortáveis bungalows com todas as condições para famílias de até 6 pessoas. O parque encontra-se perto da praia, tem zonas verdes para passear com os mais novos e parques infantis para quando quiserem um pouco mais de repouso. Se quiserem um programa mais radical, há ainda uma pista de karts perto do parque.


DiverLanhoso


A DiverLanhoso é o maior parque aventura da Península Ibérica, localizado nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Se procura uma escapadela longe do stress das grandes cidades, recomenda-se que visite a DiverLanhoso. O recinto é o local ideal para uns dias de descanso e tranquilidade, em comunhão com a natureza. Este espaço reúne ainda mais de 50 atividades de desporto, aventura e natureza, e ainda proporciona estadias únicas.


Parque Natural da Ria Formosa


O Parque Natural da Ria Formosa foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las quando estiver no Algarve.
O Parque estende-se pelas cidades de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Sto. António, sendo por isso um motivo extra para visitarem o sul do país. Existe um percurso de interpretação da natureza, fácil e circular, que é ideal para toda a família. Se estão à procura de dias de aventura em família, esta é a região ideal: podem fazer caminhadas pela natureza, andar de bicicleta e de barco, observar muitos pássaros e conhecer algumas praias.
Por estarem com crianças, recomendamos que procurem alojamento em Faro, Tavira ou Olhão, centros citadinos e que oferecem todo o conforto para famílias.


Atividades para Fazer em Família


Magikland


O parque de diversões Magikland - em Marecos, Penafiel - possui atividades para toda a família. Desde a piscina Lago do Galeão, com água cristalina para os dias quentes de Verão, até ao refúgio dos piratas, muito há a descobrir e a fazer nas 6 áreas temáticas do parque.
Na Aldeia Medieval pode embarcar com a família numa viagem de comboio pela Magikland. Tem também o Mundo da Confusão, que proporciona muita diversão através dos vários carrosséis, o Castelo Fantasma e a Torre da Princesa. Para finalizar, tem ainda a Roda Panorâmica, que com os seus 25 metros de altura oferece vistas fabulosas sobre o parque e arredores.
No parque encontra vários cafés e bares, assim como um restaurante self – service. Caso pretenda, pode levar a comida para fazer um piquenique, pois não faltam mesas para esse efeito.


Conhecer a Estrada Nacional 2


Se gosta de viajar, também deve querer mostrar mais do seu país aos mais novos! Porque não percorrer a mítica Estrada Nacional 2 com os seus pequenos, numa viatura que garanta a sua segurança e estabilidade ao longo de toda a viagem?  
São mais de 700 km pelo interior do país, por uma estrada nacional que é única e cruza Portugal de norte a sul. Pode, desta maneira, apreciar paisagens, placas com nomes engraçados, vilas e aldeias, miradouros e monumentos. Um bom incentivo para os mais pequenos é o passaporte da EN2. Um pequeno documento que se pode obter por email, e onde os mais pequenos podem recolher carimbos das localidades que visitaram ao longo deste percurso. Assim ficam com uma recordação original deste passeio em família.


Parque Temático Rural do Tambor


Situado em Aveiras de Cima, este parque permite desfrutar de uma atmosfera tranquila e da natureza. Há muitos jogos e brincadeiras para fazer.
A maioria dos jogos são exclusivos, imaginados e construídos nas oficinas do Tambor. Tudo pensado para que pais, filhos e amigos se possam divertir e ao mesmo tempo aprender. O parque oferece também a possibilidade de ajudar nas tarefas diárias da quinta, como a ordenha da vaca, ou andar a cavalo.
Além destas atividades, existem diversas áreas para visitar, seja a pé ou de trator, como por exemplo a zona de picnic, hidroponia, o celeiro, o museu rural, ou até o lago. No entanto, uma das principais atrações do parque são os animais. São mais de 100 e são todos muito amigáveis, pois estão perfeitamente habituados ao contacto com os humanos.


Cuidados a ter quando viaja em Família


Viajar com crianças é sempre um desafio, mas se seguir estas dicas tudo ficará mais fácil. Comece por escolher um veículo espaçoso e adequado ao tamanho da sua família, à quantidade de bagagem e brinquedos que querem levar, e que ainda assim ofereça uma condução estável.
  • Evite dar comida à criança no veículo. Com o movimento, ela pode engasgar-se ou enjoar. O recomendável é fazer uma refeição leve antes de sair e realizar breves paragens sempre que for necessário ir à casa de banho ou fazer um lanche;
  • Utilize os assentos de segurança adequados à idade e ao tamanho de cada criança que irá transportar no banco traseiro do seu carro. Siga as instruções à regra e garanta sempre que tanto a criança quanto o assento estão bem seguros dentro do veículo;
  • Se possível, ir um adulto no banco de trás para o condutor não ter de se distrair caso alguma das crianças precise de auxílio;
  • Ter sempre água disponível;
  • Controlar a temperatura e a luz interna para o conforto de todos;
  • Ir brincando e distraindo as crianças para que não fiquem aborrecidas e resmungonas;


Farmácia básica de viagem


  • Antialérgicos – para alergias respiratórias ou dermatológicas
  • Protetor solar e creme para queimaduras
  • Repelente de mosquitos adequado às idades das crianças
  • Soro fisiológico
  • Termómetro
  • Paracetamol