Dicas de condução

Viajar com animais: como o fazer em segurança

#Condução segura, #Férias em Familia Viajar com animais: como o fazer em segurança

Viajar com animais em segurança é extremamente importante, sendo que o seu objetivo é garantir a segurança deles em qualquer viagem, seja breve ou longa. Antes de se pensar na viagem que tem pela frente com o seu animal, é importante considerar várias questões para que tudo corra da melhor forma possível, sem preocupações! Para que se possa garantir uma viagem suave, a Guerin apresenta um apanhado de elementos fundamentais para a segurança do seu animal!

 

Como preparar os animais antes da viagem

Antes de efetuar qualquer viagem com o seu animal de estimação, existem alguns pontos de preparação que vão garantir a segurança e adaptação do mesmo, com o bónus de uma viagem com sucesso:

  • Fazer pequenas viagens com ele;
  • Levar sempre os documentos do animal de estimação;
  • Preparar uma mochila com os bens essenciais;
  • Consultar um médico veterinário. 

 

 

Itens dos animais a não esquecer

Tal como quando prepara tudo para a sua viagem, é importante garantir que prepara igualmente tudo para viajar com animais. Para além dos documentos de identificação e de saúde, esteja precavido de uma mochila com os bens essenciais que contenha o seguinte:

  • Alimento e água suficientes;
  • Caixa de areia (no caso de um gato);
  • Trela ou peitoral;
  • Brinquedos do costume, manta, cama habitual;
  • Uma fotografia do animal, caso se possa perder;
  • Sacos para recolher dejetos (no caso de um cão);
  • Coleira devidamente identificada;
  • Medicamentos prescritos caso esteja a tomar algum.

 

Transporte dos animais em segurança

Uma das formas de garantir a segurança em viajar com animais é o transporte dentro do carro. Existem três tipos de transporte que lhe vão garantir tranquilidade durante a viagem para que possa estar atento à estrada:

 

Caixa transportadora

transportadora-gatos

A caixa transportadora pode levar gatos e cães e protege com bastante eficácia em caso de acidente. Para saber qual a melhor caixa para o seu cão ou gato, deve ter em conta o peso e o tamanho do animal.

 

Cinto de segurança

cinto-seguranca

O cinto de segurança apresenta uma maior liberdade ao animal, sendo que estar na caixa transportadora acaba por ser bastante limitador, especialmente durante uma viagem longa. Trata-se de um mecanismo que prende o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do carro.

 

Rede ou grelha divisória

A rede ou grelha divisória apenas tem utilidade para cães, colocando a rede ou a grelha entre os bancos traseiros e a bagageira, de forma a evitar que o animal seja projetado para a frente. Para pessoas que possuem cães de grande porte, pode ser uma boa alternativa, pois estes exigem mais espaço.

 

Dicas para uma viagem com animais em segurança

familia-carro

Para uma viagem de sucesso com o seu animal de estimação, existem algumas dicas milagrosas que vão fazer toda a diferença! Garantas as seguintes condições e tenha uma viagem serena:

 

Paragens constantes

Os animais precisam de liberdade, beber água e fazer as necessidades com alguma frequência, por isso, mantenha-se em alerta para as mesmas. Quando viajar com eles de carro, o ideal é parar a cada hora de viagem.

 

Brinquedos ou acessórios de casa

Visto que uma viagem de carro é algo fora da rotina usual de um animal de estimação, é importante garantir o ambiente de casa para facilitar a adaptação. Desta forma, os acessórios do seu animal, como mantas e brinquedos de casa, serão as melhores opções para garantir o sossego do seu animal.

Alimentação

O seu animal poderá enjoar muito facilmente durante as viagens de carro. Para evitar alguma situação preocupante, é aconselhável alimentar o seu cão ou gato 3 a 4 horas antes da viagem.

 

Passear o animal antes da viagem

De forma a gastar mais energia para que fique mais calmo durante a viagem, o ideal é passear o seu animal antes de entrar no carro. Aproveite para que ele também possa fazer as suas necessidades!

 

Controle o ambiente do seu carro

computador-bordo

Adapte as condições do interior do seu carro ao seu animal. Evite aumentar muito o volume do rádio do carro, e mantenha uma temperatura adequada ao animal.

 

Janelas do veículo

Os cães gostam de viajar com a cabeça de fora da janela, mas pode prejudicar a sua audição originando otites, sendo que também não é seguro para eles.

 

Consultar um médico veterinário

Se tiver receio da reação do seu animal de estimação a uma viagem longa de carro, consulte o seu veterinário. Com certeza terá o melhor conselho para ajudar o seu animal, porque cada caso é um caso.

 

Fim da viagem

Quando chegar ao seu destino, recompense o seu animal de estimação para garantir uma associação positiva às próximas viagens que fizer com ele.

 

Alugue um SUV ou uma Minivan para levar o seu animal de estimação!

Os SUV’s e as Minivans são os melhores tipos de carros para viajar com animais! Estas categorias garantem espaço e conforto para todos durante qualquer tipo de viagem, sem preocupações. Dentro da frota Guerin, poderá usufruir de ótimos modelos como o Hyundai Kauai, Toyota CH-R, Dacia Duster, Volkswagen T-ROC, e muitos outros. Consulte o nosso site escolha o modelo mais adequado para si, e desfrute de uma viagem com o seu animal!