Melhores destinos

Já conhece as aldeias mais bonitas de Portugal?

Já conhece as aldeias mais bonitas de Portugal?

 Já conhece as aldeias mais bonitas de Portugal?

 

Viajar e ir ao encontro das aldeias mais bonitas de Portugal é mergulhar nas nossas raízes enquanto povo, perceber melhor o que significa a identidade do nosso país… É uma lição de história ao vivo, é conhecer o que há de mais autêntico no território português e é acima de tudo fazer uma viagem deslumbrante e encantadora que nunca vai esquecer.

 

Preparado para dar início à viagem?

 

As aldeias mais bonitas de Portugal estão espalhadas por todo o território nacional e conhecê-las todas numa só viagem levaria muito tempo e seria deveras desgastante. Assim, selecionámos duas aldeias em cada uma das regiões do nosso país: norte, centro e sul.

Em todas estas zonas vai encontrar aldeias mais isoladas ou mais integradas, aldeias na montanha ou piscatórias, aldeias mais históricas ou mais recentes e, sempre com as aldeias como destino, vai conhecer também tudo o que está à volta e os caminhos para lá chegar.

 Aldeias mais bonitas de Portugal: norte



 

Na região norte há uma infinidade de aldeias de montanha, algumas muito recônditas e quase inacessíveis, que são o encontro perfeito com a natureza e com o nosso passado. Não foi fácil, mas selecionámos duas dessas aldeias mais simbólicas e representativas: uma no Gerês e uma em Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

 Castro Laboreiro – Serra do Gerês

 

Se se sente curioso em conhecer traços e elementos da nossa pré-história então está no sítio certo, no coração da Serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês.  Aqui encontra pinturas rupestres espantosas, cerca de 120 dólmens e cistas naquilo que constitui um dos mais ricos patrimónios pré-históricos a nível nacional.

O que visitar?

Castelo de Castro Laboreiro

Moinhos de Castro Laboreiro

Núcleo Museológico de Castro Laboreiro

 

O que fazer?

Canyoning

 uma das aldeias mais bonitas de Portugal: Castro Laboreiro

Montesinho – Bragança

 

Chegou a uma das aldeias mais bonitas de Portugal e está a mais de 1000 metros de altitude no concelho de Bragança e dentro do Parque Natural de Montesinho. Vai encontrar uma aldeia totalmente recuperada, mas inteiramente genuína que mantém a típica construção transmontana: casas em granito com telhados de lousa e varandas em madeira.

 

O que visitar?

Barragem de Veiguinhas

Museu de Montesinho

Igreja de Santo António

 

O que fazer?

Passeio pedestre de cerca de 10km entre as aldeias de Montesinho, França e Portelo. Tente avistar uma águia real, uma cegonha negra ou um veado!

 

Onde alugar carro na região norte?

Sugerimos que visite a Estação Guerin do Aeroporto do Porto ou a estação Guerin de Braga  para alugar um carro mais próximo do seu destino.

 

 

Aldeias mais bonitas de Portugal: Região centro

 

Na região centro, selecionámos uma aldeia histórica situada junto à cidade da Guarda e outra aldeia marítima já mais a sul a 45km de Lisboa, ambas constantes da lista das aldeias mais bonitas de Portugal.

 

 Marialva – Guarda

 

Uma das 12 aldeias históricas de Portugal, situa-se a 7km da sede do concelho da Mêda, na margem esquerda da ribeira de Marialva e lá bem no alto conta-nos a história das conquistas pelos Romanos, Suevos e Árabes antes de se ter transformado numa importante praça militar na Idade Média.

O que visitar?

Castelo

Capela de Santa Bárbara

Antiga Câmara Municipal

 

O que fazer?

Tours de aventura e natureza: de carro, a pé ou de bicicleta.


Uma das aldeias mais bonitas de Portugal: Marialva

 Azenhas do Mar – Sintra

 

Para quem procura passar um fim de semana idílico junto ao mar, a aldeia de Azenhas do Mar é perfeita. As suas casinhas que descem lá do alto em escada até ao sopé do rochedo junto ao areal são uma das paisagens mais fotografadas de Portugal. Vistas incríveis e pratos de marisco mais do que saborosos, é o que lhe reserva uma viagem a uma das aldeias mais bonitas de Portugal

 

O que visitar?

Miradouro das Azenhas do Mar

Parque e Palácio Nacional da Pena

Quinta da Regaleira

 

O que fazer?

Safari fotográfico pelas ruas e ruelas de Azenhas do Mar

No verão, mergulhar na piscina oceânica de Azenhas do Mar

Onde alugar carro na região centro?

Sugerimos que visite a Estação Guerin de Coimbra para alugar um carro mais próximo do seu destino.

 
Aldeias mais bonitas de Portugal: Região sul

 

Na região sul, selecionámos uma aldeia que é das mais conhecidas e que lhe dá a conhecer o coração do Alentejo e outra junto ao mar na zona de Sines para ter uma noção dos contrastes entre a planície alentejana e a zona litoral.

 

Evoramonte – Évora

 

Os seus menos de 600 habitantes atuais parecem esconder os seus mais de sete séculos de história e a sua elevada importância geográfica e militar. Aqui ainda pode encontrar as muralhas a proteger a vila e a presença da Casa de Bragança.

 

O que visitar?

Castelo de Evoramonte

Igreja Matriz

Celeiro Comum de Evoramonte

 

O que fazer?

Excursões culturais e temáticas em Evoramonte

Andar a monte – experiências e oficinas ligadas ao artesanato e às tradições locais.

 

Porto Covo – Sines

 

Recuperado pelo marquês de Pombal depois do terramoto de 1755, Porto Covo preserva a sua aura de pequena povoação piscatória com as suas casas brancas e humildes à beira-mar plantadas. À sua volta tem a Ilha do Pessegueiro e no verão ainda consegue encontrar praias escarpadas, escondidas e quase desérticas. Um pequeno paraíso na terra…

 

O que visitar?

Centro histórico de Porto Covo

Praia do Salto

Herdade do Pessegueiro

 

O que fazer?

Excursões de bicicleta pela Costa Vicentina

Trilhos das arribas à descoberta das melhores praias de Porto Covo

Passeio de barco à ilha do Pessegueiro

 

Onde alugar carro na região sul?

Sugerimos que visite a Estação Guerin de Sines ou de Évora para alugar um carro mais próximo do seu destino.

 

 

Conhecer as aldeias mais bonitas de Portugal com a Guerin

 

Conhecer as aldeias mais bonitas de Portugal implica fazer muitos quilómetros de estrada pelo que sugerimos que escolha da nossa vasta gama de modelos um carro seguro, confortável e que lhe proporcione prazer de conduzir. Vai com amigos? Leva a sua família? Escolha um carro espaçoso e confortável, como um SUV, por exemplo. Alugue na Guerin o carro que o vai acompanhar nesta viagem de descoberta do que há de mais autêntico e genuíno em Portugal.

 

 

 

 

 

Estações Guerin

Aeroporto Porto

Tel. +351 229 415 939 Reservar detalhe

Sines

Tel. +351 269 635 384 Reservar detalhe

Guarda

Tel. +351 271 098 025 Reservar detalhe

Évora

Tel. +351 266 700 294 Reservar detalhe

Braga

Tel. 253 331 550 Reservar detalhe