Melhores destinos

Deslumbre-se com estes palácios de Portugal

Deslumbre-se com estes palácios de Portugal


Os palácios de Portugal que temos de visitar pelo menos uma vez na vida são muitos e incrivelmente deslumbrantes, encontram-se espalhados por todo o território nacional e são uma oportunidade única para fazer uma viagem no tempo pelo património histórico nacional.

 

São tantos e todos tão bonitos e deslumbrantes, estes palácios de Portugal que escolher apenas alguns para recomendar uma visita se torna uma tarefa bem difícil. De forma a cobrir todo o território nacional, acabámos por selecionar dois em cada região: norte, centro e sul.

 

Escolha a direção, norte, centro ou sul do país como destino principal e não pode deixar de incluir na sua viagem uma visita a estes palácios de Portugal, símbolos da nossa grandiosa história e exemplares do riquíssimo património português.

 

Palácios de Portugal: região norte

 

Rume à capital do norte para visitar o famoso Palácio da Bolsa, no coração da invicta e deixar-se deslumbrar pelos seus tesouros com destaque para a decoração luxuosa do fabuloso Salão Árabe.

Ainda mais a norte, na capital de distrito transmontana, reserve uma tarde da sua viagem para conhecer não só os interiores como os impressionantes jardins do Palácio de Mateus.

 

Palácio da Bolsa – Porto

Com mais de 180 anos de existência, o Palácio da Bolsa é ainda hoje a sede da Associação Comercial do Porto e o local onde a associação prossegue a sua atividade. O edifício é de estilo neoclássico e começou a ser construído em 1842 nos escombros do incêndio do convento de S. Francisco durante o cerco do Porto.

Uma das joias do Palácio da Bolsa é o seu Salão Árabe que impressiona com toda a sua estilização mourisca inspirada no Palácio de Alhambra, em Espanha mas totalmente criado e trabalhado por artistas portugueses.

As visitas ao Palácio da bolsa são obrigatoriamente guiadas e têm a duração de trinta minutos. Marque a sua visita aqui e conheça mais sobre este exemplar neoclássico português.

 

Palácio de Mateus – Vila Real

 

Composto pela casa principal onde encontra salas com uma exposição permanente, pelos fabulosos jardins pelos quais é famoso, pela adega e pela capela, o Palácio de Mateus é considerado um dos monumentos mais representativos do Barroco no Norte de Portugal e um dos mais emblemáticos da Europa tendo sido classificado como monumento nacional já em 1910.

 

A sua construção data do século XVIII e o projeto deste palácio foi presumivelmente desenhado por Nicolau Nasoni.

 

Saiba mais sobre o Palácio de Mateus e toda a atividade cultural da Fundação da Casa de Mateus aqui. Marque a sua visita online!

 palacios de portugal - mateus

Onde alugar um carro no norte?

Alugar um carro na Guerin pode ser uma boa opção para a sua viagem ao norte e para as suas visitas aos mais bonitos palácios de Portugal. No Porto, procure a estação Guerin da Zona Industrial ou se lhe for mais conveniente a Estação do Aeroporto do Porto.

 

Palácios de Portugal: região centro

 

Próximo de Lisboa, localizado em Sintra, não perca um dos palácios de Portugal mais famosos: o Palácio da Pena. A 40 km a norte de Lisboa, sugerimos que visite o Palácio de Mafra, grandiosa construção que tem uma história de vida e uma promessa de um rei à sua esposa por detrás.

 

Palácio da Pena – Sintra

 

"E, lá no alto, a joia de Sintra.”, é assim que se descreve este fabuloso monumento, exemplar único do romantismo em Portugal que mais parece saído de um conto de fadas. O sempre tão característico nevoeiro da Serra de Sintra que recai sobre o Palácio e que o envolve em mistério e encanto, é um pormenor que acentua ainda mais intensamente o verdadeiro caráter deste local sagrado que não pode perder.

O Palácio da Pena encontra-se envolto pelo Parque da Pena que vale mesmo a pena descobrir em todos os seus recantos.

 

O Palácio da Pena reserva-lhe um mundo de experiências e de programação cultural que não pode perder. Conheça-as aqui

Palácio de Mafra

 

Era uma vez um rei… que se chamava D. João V e que em virtude de uma promessa que fizera para que a sua esposa, a rainha D. Maria Ana de Áustria, tivesse um filho, mandou construir o grandioso Palácio de Mafra.

Com esta história de vida por detrás que nos apela às emoções, não podemos deixar de recomendar a visita ao Palácio de Mafra também conhecido como Convento de Mafra. Na verdade, o edifício alberga um palácio e um convento, um jardim e uma tapada.

 No seu estilo barroco de influência romana e germânica, este palácio é gigantesco com as suas cerca de 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões.


palácios de Portugal - Mafra

Onde alugar um carro no centro?

Escolha na Guerin o carro perfeito para esta sua visita aos mais bonitos palácios de Portugalna região centro. Visite a estação Guerin de Alfragide em Lisboa:  ou a de Cascais.

 

Palácios de Portugal: região sul

 

Ambos no Alentejo, um em Vila Viçosa e outro em Évora, com estilos arquitetónicos diferentes entre si são uma oportunidade para viajar no tempo e mergulhar na profunda planície alentejana que parece não ter fim.

 

Paço Ducal de Vila Viçosa

 

Com o seu estilo maneirista e com uma fachada de cerca de 110 metros de comprimento totalmente revestida de mármore da região, este edifício pertencente à família real da Casa de Bragança foi uma das suas residências de férias mais famosas em todo o país.

 

Aproveite para conhecer a sua grande coleção de obras de arte, da pintura ao mobiliário e deixe-se deslumbrar pelas Salas da Medusa, dos Duques e de Hércules.

 

Palácio de D. Manuel – Évora

 

Mandado construir por D. Afonso V no século XV, com o nome de Paço Real de Évora, este palácio é caracterizado pelo estilo híbrido alentejano com fortes influências mouriscas da Península Ibérica e uma decoração ao estilo manuelino.

O Palácio de D. Manuel fica no interior do jardim público de Évora e é uma oportunidade para passar uma tarde imerso na serenidade de um jardim público no coração do Alentejo.

 

 Onde alugar carro no sul?

 

Dos carros mais económicos aos premium, escolha na Guerin o carro que o acompanhará pelas planícies alentejanas e o levará a conhecer dois dos palácios mais deslumbrantes de Portugal, em Vila Viçosa e em Évora. Viste a estação Guerin de Évora e faça a sua reserva!

 

Estações Guerin

Aeroporto Porto

Tel. +351 229 415 939 Reservar detalhe

Aeroporto Lisboa

Tel. +351 218 486 191 Reservar detalhe

VILA REAL

Tel. +351 259 327 259 Reservar detalhe

Porto Z. Industrial

Tel. +351 226 105 813 Reservar detalhe

Évora

Tel. +351 266 700 294 Reservar detalhe