Melhores destinos

Praias de Portugal
Conheça o Litoral de Norte a Sul

Praias de Portugal<br/>Conheça o Litoral de Norte a Sul

Como Ter umas Férias de Sonho sem sair do País


Portugal tem uma variedade de oferta em termos de paisagens e cenários verdadeiramente extraordinária, especialmente quando consideramos a reduzida área do país.
Tem uma linha litoral bastante extensa, que vai de norte a sul de Portugal e que nos proporciona inúmeras experiências diferentes durante os nossos dias de Verão na praia. Desde o dia de praia para descontrair à beira mar, como a ida à praia para fazer surf ou outras atividades - há ofertas para todos os gostos.
E mesmo que não haja litoral por perto - graças aos vários rios e corpos de água que percorrem o país, podemos usufruir também de várias praias fluviais em sítios igualmente paradisíacos.
Veja aqui as nossas escolhas das praias mais paradisíacas de Portugal.


Praia do Moledo, Minho


É uma das praias mais a Norte do país e é bastante apreciada por aqueles que regularmente a visitam. Embora nem todos os portugueses conheçam este pequeno paraíso em Caminha, a verdade é que a praia do Moledo é um dos ícones da região.
Situada na pequena aldeia com que partilha o nome, bem no Alto Minho e na foz do rio seu homónimo - junto à fronteira com Espanha - a paisagem única desta praia destaca-se pela presença do imponente monte de Santa Tecla, na Galiza, e a presença do forte de Ínsua.
A praia do Moledo destaca-se pelas excelentes condições que apresenta para a prática de diversos desportos náuticos, como o kitesurf ou windsurf, devido à constante presença de vento. Tem, também, um benefício particular para a saúde que a distingue de outras praias - é uma zona costeira rica em iodo, essencial à regulação do nosso metabolismo.


Praia de Miramar, Douro Litoral


Perto de Vila Nova de Gaia existe uma praia encantadora, decorada pela Capela do Senhor da Pedra. Falamos da Praia de Miramar, também conhecida como Praia do Senhor da Pedra, devido à presença da capela no seu areal. Uma das praias do norte mais enigmáticas e peculiares.
A capela foi construída sobre um rochedo em 1686 e, dizem os locais, é a única igreja de costas para o mar. Não sabemos se é verdade ou não, mas o cenário é realmente de tirar o fôlego, sobretudo quando a maré está cheia e o local de culto parece andar à deriva no meio do mar. Diz-se que este já era um local de culto mesmo antes da cristianização.
Todos os anos, a praia recebe uma romaria em honra do Senhor da Pedra, que começa no Domingo da Santíssima Trindade (festa celebrada em Junho) e se prolonga por três dias.
Como templo cristão já vai nos quase quatro séculos e continua a ser lugar de muitas romarias, sobretudo por parte dos pescadores, e de uma grande romaria colectiva em Maio. As ruas interiores de Miramar, com muitas casas antigas recuperadas e ladeadas por árvores que formam túneis verdes e frescos, são, talvez, as mais bonitas da zona até para quem por ela passa de comboio.


Praia Fluvial de Piódão, Arganil, Beira Litoral


Nesta peculiar aldeia de xisto, Piódão, há uma praia fluvial escondida. A praia fluvial de Piódão fica a cerca de 40 km de Arganil, na encosta da Serra do Açor, e nasceu após a criação de uma represa na ribeira.
Esta praia fluvial já conquistou várias distinções pela belíssima localização, frescura e pureza das águas, e infra-estruturas envolventes. Neste pequeno paraíso poderá encontrar balneários, zonas relvadas e um café snack-bar. As áreas envolventes são densamente arborizadas, para ajudar a baixar temperatura nos dias de maior calor e a dar sombra aos banhistas.
Este local, uma das aldeias de xisto da zona de Coimbra, tem um extenso património que vale a pena visitar.


Lago Azul, Ferreira do Zêzere, Ribatejo


A praia fluvial da Castanheira é conhecida por Lago Azul, pelas águas límpidas que lhe conferem essa cor azul idílica. Encontra-se nas margens do rio Zêzere, na Albufeira de Castelo de Bode, e está rodeada por um extenso arvoredo verdejante.
Aqui pode encontrar duas piscinas flutuantes - uma delas mais indicada para crianças - e pode ainda desfrutar de um passeio de gaivota ou kayak, fazer windsurf, vela, jet ski, wakeboard ou canoagem.
As piscinas e praias fluviais desta zona oferecem várias áreas seguras para passar férias com toda a família, com vigilância, posto de primeiros-socorros, bar e balneários.


Praia Grande de Porto Covo, Alentejo


Porto Covo é a primeira das encantadoras vilas costeiras localizadas a sul da Península de Setúbal, na costa alentejana.
Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Porto Covo era uma pequena aldeia piscatória que se desenvolveu bastante durante o séc. XX, conservando todo o charme das suas ruas tranquilas com casas brancas impecavelmente caiadas, em que o mar é sempre o pano de fundo.
Mesmo junto à aldeia, a Praia Grande tem as características de uma praia urbana, com bons acessos e infra-estruturas de apoio aos banhistas.
Rodeada de grandes rochedos que a tornam mais abrigada, é banhada por um mar de águas límpidas que por vezes tem uma ondulação forte bastante apreciada pelos surfistas.
É considerada uma das mais belas praias portuguesas. É um popular destino de ecoturismo e dos amantes da natureza, já para não falar que proporciona um bom ambiente para a aprendizagem do surf.


Praia do Barril, Tavira, Algarve


A praia do Barril - também conhecida como praia da Armação ou praia dos Três Irmãos - é uma das praias da Ilha de Tavira.
A paisagem é formada pela Serra do Caldeirão a norte e o Cerro de São Miguel a noroeste, canais e salinas da Ria Formosa, bem como as formações dunares da ilha de Tavira e o Oceano Atlântico, a sul.
O acesso é feito por uma ponte que atravessa a Ria Formosa, seguindo-se um trilho e caminho pedonal que atravessa a ilha. Na época balnear pode optar por aceder à praia a bordo de um pequeno comboio, que faz esse percurso várias vezes por dia.
A praia do Barril é uma das praias mais calmas da costa sul do Algarve, escapando mesmo no pico da época balnear às enchentes que caracterizam outras praias da região, como as da zona de Albufeira, Vilamoura e afins.
Foi-lhe atribuída a bandeira azul, prova da sua qualidade ambiental há vários anos.