Melhores destinos

Roteiro Porto: o que ver, o que fazer e o que sentir num fim de semana

Roteiro Porto: o que ver, o que fazer e o que sentir num fim de semana

 
Roteiro Porto: o que ver, o que fazer e o que sentir num fim de semana

 

Qualquer altura do ano é boa para uma viagem de fim de semana à cidade invicta. Está na altura de fazer a sua? Conheça as melhores dicas de viagem e saiba o que ver, o que fazer e o que sentir neste roteiro do Porto para um fim de semana.

Roteiro no Porto: mergulhe na cultura da cidade

O Porto é a segunda maior cidade do país e está absolutamente na moda de há uns anos para cáA prova são os sucessivos prémios que tem conquistado como um dos melhores destinos europeus, sendo também candidata a melhor destino mundial.

 

Sinta-se arrebatado com uma cidade que tem elevada autoestima e muito orgulho de ser ela própria, com as suas coisas típicas, com as suas expressões e sotaque únicos… Sinta-se refrescado pela visão da forma como o rio Douro atravessa a cidade e vai desaguar no oceano… Sinta o mistério que recai sobre a cidade em dias de nevoeiro e viva uma experiência verdadeiramente inesquecível.

 

Há coisas tipicamente nortenhas e especificamente da cidade do Porto que tem mesmo de conhecer durante a sua viagem à Invicta. Tem uma caneta e um lápis? Aponte esta lista de coisas que não pode perder durante a sua estada: pão de regueifa, broa de Avintes, tripas à moda do Porto e aproveite para perguntar aos portuenses que encontrar sobre o significado destas expressões:

·        chuço,

·        vai no Batalha,

·        molete,

·        adiantar um grosso,

·        dar de frosques,

·        estrugido,

·        alapar,

·        arreganhar a taxa.

 Estas são apenas algumas palavras e expressões típicas dos portuenses que vai ouvir durante a sua viagem e que o vão fazer sorrir ao contactar com toda esta genuinidade e autenticidade que o Porto lhe reserva até aos dias de hoje.

 

 

Roteiro Porto: passe um fim de semana na Invicta

 

Dia 1 do Roteiro do Porto: Sábado 

 

Para passar uma manhã de sábado verdadeiramente fantástica, sugerimos que comece desde logo por se emaranhar no coração da cidade, na baixa portuense, para sentir in loco tudo o que a cidade tem para lhe oferecer. Está em forma? Que tal um pouco de exercício físico? Na rua dos Clérigos, próximo da praça central dos Aliados, vai encontrar um dos ícones do património histórico do Porto: a Torre dos Clérigos. Porque não subir os seus 240 degraus de escadas e poder observar a cidade lá do alto?

 

Logo de seguida, ainda na mesma rua, vai deparar-se com outro dos ícones da cidade: a Livraria Lello, considerada uma das mais belas livrarias do mundo com a sua escadaria emblemática:  "Quem vae percorrendo a sala, vê então a escada que é uma peça de surpreendente atracção, pela aparencia de leveza que encobre a audacia da sua concepção. Sente-se o desejo de subi-la e sente-se o receio de que o nosso peso a faça abater.”, uma descrição constante do Catálogo da Livraria Lello & Irmão, lançado em 1930.

 

Se pretender fazer algumas compras e conhecer a Rua de Santa Catarina, a principal artéria comercial da cidade do Porto, sugerimos que atravesse novamente a Praça dos Aliados e suba a pé a Rua de Passos Manuel. Vai passar pelo famoso Teatro do Rivoli e pela Praça D. João I e já na Rua de Santa Catarina vai poder tomar um café ou quem sabe almoçar no prestigiado café Majestic, uma obra-prima do esplendor da "Belle Époque”.

 Roteiro Porto_ café Majestic

E porque o Porto também é o nome de vinho, passe a tarde de sábado na Caves do Vinho do Porto, localizadas na margem sul do rio Douro, na cidade de Vila nova de Gaia e depois de um belo passeio pela fabulosa Ribeira do Douro. Vai poder atravessar a Ponte Luís I, de carro ou a pé, e da outra margem fotografar a Ribeira do Porto com a sua arquitetura típica e com o rio Douro aos pés.

 

Já que se encontra em Gaia, e se estiver de carro, pode seguir a estrada ribeirinha até à Afurada onde encontra inúmeros bons restaurantes para provar as especialidades de peixe fresco grelhado.

Depois do jantar, sugerimos que consulte o programa da Casa da Música  e que aproveite para visitar este ícone da arquitetura contemporânea da autoria do arquiteto Rem Koolhaas e para assistir a um dos seus fabulosos concertos.

 Roteiro Porto_Casa da Música

Dia 2 do Roteiro do Porto: Domingo

 

Reserve a manhã de domingo do seu roteiro do Portopara conhecer em detalhe o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Conheça a obra-prima da arquitetura contemporânea do Porto de Siza Vieira, deslumbre-se com os jardins da Fundação de Serralves e visite as exposições de arte que lhe dão a conhecer os expoentes mais atuais da arte contemporânea.

Como já vai no seu segundo dia de visita e ainda não provou as famosas francesinhas portuenses, sugerimos que experimente a receita da Cufra e almoce neste restaurante da Avenida da Boavista, próximo da Fundação de Serralves.

 

Pode perguntar aos portuenses o que acham das tardes de domingo passadas no Parque da Cidade e naquela combinação única de natureza pura à beira-mar. Leve a sua família ou os seus amigos a fazer um passeio com direito a piquenique nos vastos prados junto ao lago do Parque da Cidade e termine o seu roteiro do Porto com uma pequena viagem de carro até sul para ver o pôr do Sol em Miramar, junto da Capela do Senhor da Pedra.


 

Apanhe boleia para este fim de semana no Porto com a Guerin

 

Sugerimos que percorra a baixa do Porto a pé, mas alugar um carro na Guerin  para fazer o seu roteiro do Portoe viajar até à capital do Norte pode ser uma excelente opção porque lhe permite conhecer as ofertas que a cidade tem de uma forma mais rápida e cómoda.

Pode ir ver o por do Sol às praias de Gaia e passar a tarde de domingo no Parque da Cidade, na Foz. Pode ir visitar as Caves de Vinho do Porto e passar a manhã de domingo no Museu de Serralves. Encontre-nos perto de si, na Estação da Zona Industrial do Porto ou em Gaia 


E, agora, já consegue imitar o sotaque tripeiro? Que expressões novas e típicas aprendeu? Provavelmente já estará a pensar voltar à Invicta numa próxima oportunidade…

Estações Guerin

Aeroporto Porto

Tel. +351 229 415 939 Reservar detalhe

Porto Z. Industrial

Tel. +351 226 105 813 Reservar detalhe

Gaia

Tel. +351 227 124 089 Reservar detalhe