Melhores destinos

Santos populares 2022: Saiba tudo sobre esta tradição Portuguesa

Santos populares 2022: Saiba tudo sobre esta tradição Portuguesa

Em Portugal, durante o mês de junho, ocorrem as festas dos Santos Populares por todo o país. Os principais festejos focam-se no São João, Santo António e São Pedro, que são celebrados de norte a sul, em várias regiões. Com isto em mente, a Guerin convida-o a conhecer tudo sobre esta grande tradição, para que possa usufruir de um roteiro completo dos Santos Populares em 2022!  

 

Conheça os Santos Populares:

 

Santo António

santo-antonio

No centro de Lisboa, de 12 para 13 de junho celebra-se o Santo António, uma grande noite de festa onde existe o bailarico, festas e onde a população vem para a rua comer, beber e divertir-se nos bairros populares, decorados com arcos, balões coloridos e manjericos.

Nascido em Lisboa, Santo António foi batizado como Fernando de Bulhões, e é conhecido pelo Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira. Faleceu a 13 de junho, que coincide com a data em que se celebra o Dia de Santo António, em memória deste santo.

É também conhecido como um casamenteiro, por ter feito história ao ajudar pessoas a casar. De acordo com a lenda, é tradição colocar a imagem de Santo António de cabeça para baixo para ajudar a encontrar o amor.

É também durante o Santo António que acontecem as marchas populares de cada bairro, que desfilam pela Av. da Liberdade em direção ao Rossio. Lá, poderá ver a cidade cheia com centenas de figurantes, música e cores.

Em bairros como Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa podem encontrar várias bancadas para comer caldo verde e sardinha assada. Existe também uma procissão de Santo António, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu.

 

São João

sao-joao

O São João é maioritariamente celebrado no Porto, na noite de 23 para 24 de junho. A origem desta tradição foca-se na história do João Batista, mencionado nos Evangelhos da Bíblia. O dia 24 de junho marca a data de nascimento do João Batista, que foi considerado um milagre no livro de Lucas.

Para além do grande festejo no Porto, também é realizado em Braga, Almada e Angra do Heroísmo, nos Açores, com desfiles, marchas, carros alegóricos, danças e bailaricos.

Durante os festejos, poderão encontrar pessoas na Baixa do Porto com martelinhos de São João que fazem parte da tradição. O objetivo é bater com os martelos de borracha na passagem pelas pessoas na rua, que é encarado como uma brincadeira entre os locais. Também se compram os manjericos com pequenas quadras alusivas ao São João, que antigamente eram as escolhidas pelos namorados para presentear as suas donzelas.

A nível de gastronomia, poderá encontrar vários restaurantes e bancadas que vendem comida tipicamente portuguesa, entre elas, as famosas sardinhas assadas que se comem tipicamente no pão, e também os pimentos assados. É uma noite onde vinga a comida típica e o bailarico em vários locais no centro do Porto, pela noite fora.

 

São Pedro

sao-pedro

É no final do mês, na noite de 28 para 29 de junho que se celebra o São Pedro, maioritariamente na Póvoa do Varzim, Sintra e Évora. Pedro é o apóstolo de Jesus, conhecido como o primeiro papa da igreja católica. Em Portugal, a festa também se faz em várias cidades como Montijo, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral.


Nestes festejos existe a tradição de saltar a fogueira e oferecer os vasos de manjerico com a quadra alusiva ao Santo. Para além do usual bailarico, durante a noite poderá provar a gastronomia típica dos Santos Populares!

 

Festeje os Santos Populares em 2022 com o aluguer de viaturas na Guerin!

Neste mês de festejos, é importante garantir o seu transporte para estas regiões, para que não perca nenhum dos acontecimentos nesta tradição vivida em Portugal. Confie na Guerin, e alugue o seu carro de eleição na Maia, Porto, Lisboa, Cacém e Évora, para que esteja o mais perto possível de festejar os Santos Populares em 2022!

Estações Guerin

Prior Velho

Tel. +351 210 100 219 Reservar detalhe

Porto Z. Industrial

Tel. +351 226 105 813 Reservar detalhe

Passos Manuel

Tel. +351 220 117 839 Reservar detalhe

Évora

Tel. +351 266 700 294 Reservar detalhe

Braga

Tel. 253 331 550 Reservar detalhe

Alfragide

Tel. +351 214 183 115 Reservar detalhe