Melhores destinos

Turismo Rural Portugal
A Natureza aguarda por Si

Turismo Rural Portugal <br/>A Natureza aguarda por Si

Turismo Rural em Portugal, destinos de Norte a Sul do país


Portugal, mesmo sendo um país de pequenas dimensões, surpreende-nos com paisagens capazes de nos tirar o fôlego. Tem uma linha litoral extensa, com imensas praias à nossa escolha, muito populares entre portugueses e turistas durante o Verão. No entanto, não se deixe ficar pelas praias!
Com um vastíssimo leque de oferta no que toca a maravilhosas paisagens bucólicas, aldeias históricas e tradições locais, onde nos podemos desligar do resto do mundo por uns dias e simplesmente absorver o encanto destes locais e das suas histórias, seria uma loucura não explorar o que o turismo rural em Portugal tem para nos oferecer.
Se quiser visitar lugares ideais para uma escapadinha de fim-de-semana, para passar uns dias com a família ou com um grupo de amigos, ou até mesmo se quiser levar o seu animal de estimação consigo - pode encontrar facilmente casas de turismo rural fantásticas e adequadas ao que procura, longe da confusão da cidade, para poder recarregar energias. A Guerin leva-o onde quiser.


Norte


Gerês


Não faria sentido falar em turismo rural em Portugal, sem falar no Gerês. É aqui que podemos encontrar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que se estende por três distritos e que tem inúmeras paisagens de tirar o fôlego que vão desde cascatas e pontes antiquíssimas, a serras e vales verdejantes.
Graças à popularidade da sua beleza natural, não é difícil encontrar casas e hotéis de turismo rural em zonas mais próximas das cidades e das várias aldeias históricas aos seu redor. Mesmo para quem quer algo mais recôndito para poder apreciar o sossego das florestas e das cascatas, há cada vez mais casas de turismo rural nesta zona que permitem fazer exatamente isso.


Douro


Miranda do Douro


Miranda do Douro é uma cidade no Nordeste de Portugal, banhada pelos rios Fresno e Douro e em plena fronteira com Espanha. Situada numa região montanhosa e árida, rodeada de lindas paisagens quase alienígenas e envolta pelo Parque Natural do Douro Internacional.
Vale a pena explorar o que o turismo nesta zona tem para nos proporcionar: paisagens que envolvem os rios, passeios de barco no Douro, vinhos e experiências gastronómicas e também o universo cultural desta localidade, que é muito influenciada por Espanha devido à sua proximidade geográfica. Esta terra está carregada de tradições antiquíssimas, e existe até um dialeto próprio de origem asturo-leonesa, o Mirandês.


Centro


Serra da Estrela


Com uma das zonas verdes mais vastas do País, a região da Serra da Estrela é o cenário ideal para todos aqueles que desejam passar uns dias em perfeita comunhão com a natureza. Aqui, é fácil uma pessoa perder-se entre vales e montanhas verdejantes, com centenas de quilómetros de trilhos para explorar pela serra.  Pode também usufruir das propriedades terapêuticas das termas relaxantes e do primeiro mountain spa em Portugal. As cidades circundantes, como a Covilhã e o Fundão, também têm muito para oferecer culturalmente, desde festivais de dança e teatro, a variados festivais gastronómicos. A agitação da cidade fica para trás e, pela frente, encontramos apenas o silêncio e a grandiosidade da montanha mais alta de Portugal continental.


Costa Vicentina


Odeceixe


Odeceixe abre-nos as portas do Algarve, a primeira aldeia algarvia depois das terras do Alentejo. Do alto do moinho vêem-se as casas da aldeia, a várzea e o serpentear da ribeira de Seixe em direcção ao mar, que encontra a meio da praia. Encostada a uma colina, as suas ruas são estreitas, com casas rurais caiadas de branco. A Ribeira de Seixe, sendo esta uma das ribeiras que têm água durante todo o ano, permite a proliferação de muita vegetação, assim como, a existência de espécies autóctones na fauna e na flora. Vale a pena passar uns dias a explorar toda esta riqueza concentrada numa área tão modesta.
Odeceixe encontra-se no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que encerra uma enorme riqueza em termos de paisagem, fauna e flora, no interior e na costa - o que garante a quem visita esta terra deliciosos passeios.


Algarve


Serra de Monchique


A serra de Monchique, também apelidado de Jardim do Algarve, é uma zona com uma grande diversidade vegetal e clima suave, com um património natural que convida à contemplação. Ribeiros cristalinos que percorrem vales escarpados e com uma elevada qualidade ambiental, a frescura da serra apresenta-se como um agradável contraste ao calor do litoral algarvio e Baixo Alentejo.
Vale ainda a pena explorar a Serra até à Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com uma vista que abrange desde o Cabo de são Vicente até à Serra da Arrábida.
As Caldas de Monchique também merecem a sua visita e, aqui, pode encontrar uma pequena praça envolta em fontes e grandes árvores, espaço propício a piqueniques. Usufrua, também, das suas históricas Termas e das suas nascentes de água mineromedicinal, usadas desde tempos antigos para tratamentos variados.