Melhores destinos

Visitar o Gerês: As melhores dicas para a sua viagem

Visitar o Gerês: As melhores dicas para a sua viagem

Visitar o Gerês é um dos melhores planos que se pode fazer em Portugal. O ar da natureza e as paisagens únicas tornam esta região numa experiência memorável. Desde cascatas com água cristalina, até vilas e pequenas aldeias muito características, o Gerês é o local ideal para passar uns dias cheios de tranquilidade, rodeado por natureza. Embarque nesta viagem com a Guerin, e aproveite o nosso serviço de aluguer de viaturas, para que possa usufruir de tudo o que esta região tem para oferecer!

  

O que pode visitar no Gerês:

 

1.   Pitões das Júnias

 

Localizada a cerca de 1200 metros de altitude, Pitões das Júnias é uma aldeia inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês. Rodeada por montanhas, a maior atração é o Mosteiro Santa Maria das Júnias, que é um monumento nacional do século XII, e a cascata de Pitões das Júnias. Deixe-se levar por um ambiente tradicional e pitoresco, com isolamento profundo e silêncio vital num vale do planalto da Mourela.

 

2.   Cascatas do Tahiti

 

Originalmente conhecidas pelas Cascatas de Fecha de Barjas, as Cascatas do Tahiti são das maiores maravilhas do Gerês. São cascatas de alta montanha cujas águas são provenientes do Rio Arado. Os banhos nestas cascatas são proibidos neste momento, mas o caminho pedestre permite observar a paisagem onde estão localizadas.

 

3.   Soajo

 

O Soajo é uma das mais típicas e pitorescas aldeias da região. A aldeia inclui ainda mais cinco lugares: Bairros, Souto e Teso, Vilar de Suente e o de Vilarinho das Quartas. A Vila de Soajo é muito conhecida pelo seu grandioso núcleo de espigueiros construídos sobre uma gigantesca laje granítica. Os espigueiros de Soajo são ainda utilizados pela comunidade local para a secagem do milho. Para além disso ainda pode ver o Largo do Eiró e o Pelourinho de Soajo!

 

4.   Poço Azul

O Poço Azul é conhecido como uma piscina natural, de difícil acesso, mas que vale a pena conhecer. O caminho para o poço não está inserido em nenhum percurso pedestre oficial do Gerês, mas pode ser feito com a ajuda do Trilho da Cascata do Arado, até fazer o caminho para este sítio idílico. Depois de uma caminhada improvisada, apenas precisa de usufruir deste maravilhoso lugar, que é considerado um segredo bem guardado da região do Gerês.

 

5.   Cascata da Capela do Homem 

A Cascata da Portela do Homem fica localizada na Portela do Homem, próxima de Terras de Bouro. Dentro do Parque nacional de Peneda-Gerês, esta cascata lança a água de um alto de uma rocha, que vai dar a uma lagoa muito visitada. Sendo uma das mais conhecidas, é também uma das cascatas com mais fácil acesso, o que permite mergulhos fantásticos nas suas águas límpidas!

 

 

6.   Vila do Gerês

 

A Vila do Gerês é uma aldeia integrada no Parque Nacional da Peneda Gerês, rodeada de pequenos riachos e poços de água cristalina. Situada no vale do Rio Gerês, lá irá encontrar um spa e famosas fontes termais, onde pode relaxar depois de um dia a explorar esta região. Com poucos habitantes, esta aldeia é apenas atravessada por uma rua, com vários edifícios, todos eles ligados ao turismo, de alojamentos locais a hotéis, restaurantes e comércio.

 

7.   São Bento da Porta Aberta

 

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário católico português, localizado em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1615, mas o atual santuário é do final do século XIX. O nome do santuário deve-se ao facto de ter sempre as suas portas abertas, que serviu de abrigo aos viajantes. Recebe anualmente 2,5 milhões de peregrinos sendo o segundo maior santuário português. Este foi elevado a basílica menor pelo Papa Francisco, a 21 de março de 2015.

 

 

8.   Miradouro da Boneca

 

A 750m de altitude, e por um caminho bastante acidentado, irá encontrar o miradouro da Boneca, um dos mais bonitos da região do Gerês. Quando no local, poderá ter uma vista inigualável do vale do rio Gerês, Cávado e as pontes de Rio Caldo. O nome deste miradouro deve-se à presença de uma rocha de menir chamada Boneca.

 

Destes 8 tesouros do Gerês, tem ainda muitos outros mistérios para desvendar pela região. Conte com a Guerin, e desloque-se às nossas estações próximas, em Braga e Guimarães, e tenha uma experiência enriquecedora, no meio da natureza!

Estações Guerin

GUIMARÃES

Tel. +351 253 520 288 Reservar detalhe

Braga

Tel. 253 331 550 Reservar detalhe