Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

Mitos sobre a mobilidade elétrica. O que há para descobrir?

Partilhar
A mobilidade elétrica é cada vez mais popular, em todo o mundo. A inovação e a preocupação ambiental movem os carros elétricos rumo a um futuro mais sustentável. Apesar disso, continuam a existir várias questões relacionadas com o seu uso. Para desmistificar alguns dos mitos mais conhecidos sobre carros elétricos, a Guerin traz-lhe um artigo que lhe explica tudo ao pormenor. Preparados para começar? Vamos a isto. 

Mobilidade elétrica: filha a carregar o carro com o pai

 Mobilidade elétrica: 10 mitos que precisa de conhecer

1. As baterias dos carros elétricos contribuem para a poluição

Começamos com um dos mais populares mitos sobre mobilidade elétrica. A verdade é que a bateria destes automóveis ecológicos pode ser reciclada. Contudo, há ainda outras possibilidades que fazem com que estes carros sejam mais amigos do ambiente: as células da bateria podem ser reutilizadas no armazenamento de energia solar e eólica ou podem ser desmanteladas, para reutilização dos elementos mais valiosos.

2. Os carros elétricos não têm uma boa autonomia 

Já são muitas as pessoas a optar pela mobilidade elétrica. Para fazer face às crescentes necessidades dos condutores, as opções com maior autonomia não param também de surgir. Com apenas um carregamento, um carro elétrico pode percorrer entre 150 a 300 quilómetros. Apesar desta referência, já existem alguns modelos com uma autonomia de 482 quilómetros. Preparados para ir mais longe com a mobilidade elétrica?

E se os carros elétricos já têm uma boa autonomia, há ainda forma de a melhorar: 
- Garantir a manutenção do veículo em dia. 
Um fator importante para a máxima autonomia de um carro elétrico é a monitorização da pressão dos pneus. 
- O modo de carregamento afeta diretamente a bateria. 
O recomendado é manter o nível de carga entre os 20% e 80%, assim como é preferível optar pelas tomadas de carga lenta e pelos carregadores inteligentes.
- A temperaturas muito altas ou muito baixas têm um impacto negativo na bateria. Se a bateria estiver exposta a uma destas variações de temperatura, deve tomar algumas precauções, como optar por uma condução mais suave com velocidades controladas. 

carro elétrico da Guerin estacionado

3. Um carro elétrico não anda tanto quanto um carro a combustão

Este é um daqueles pontos que não passa mesmo de um mito acerca da mobilidade elétrica. A verdade é que um veículo elétrico pode andar à mesma velocidade ou até mais do que um carro a gasolina ou diesel. Isto porque o binário máximo dos carros elétricos está disponível desde o arranque, logo, a aceleração é evidentemente superior. 

4. Um carro elétrico não é tão seguro quanto um carro a combustão

Este mito não tem qualquer tipo de fundamento. Um carro elétrico está sujeito aos mesmos testes de segurança que um carro a combustão. Desta forma, os padrões de qualidade e segurança exigidos são exatamente os mesmos. A segurança está garantida quando a mobilidade é elétrica.

5. Ainda não há muitos postos de carregamento

Para desmistificar este mito, basta sair à rua. Os postos de carregamento ainda não estão em todas as esquinas, mas já faltou mais. Hoje em dia, já encontra facilmente postos de carregamento de veículos elétricos em muitas áreas de serviço, hotéis, restaurantes, centros comerciais e parques de estacionamento públicos. 

carro elétrico a ser carregado

6. Um carro elétrico não responde tão bem quanto um carro a diesel ou gasolina 

Quando conduzir um carro elétrico, vai ficar surpreendido. Assim que pressiona o acelerador, a transição entre o estado parado e aceleração é instantâneo. No final de contas, um carro elétrico responde ainda melhor que um carro a combustão. 

7. Os carros elétricos são mais perigosos por serem silenciosos 

Ao circular acima dos 20 km/h o ruído dos pneus em contacto com a estrada é facilmente ouvido pelas pessoas. E agora pergunta, e se circular abaixo dos 20 km/h? Não há problema, os veículos elétricos estão equipados com sinais acústicos que avisam peões ou ciclistas da sua presença. Na mobilidade elétrica está tudo pensado ao pormenor. 

8. É perigoso utilizar um carro elétrico com chuva ou trovoada 

Este mito é bastante recorrente, quando aplicado a vários tipos de equipamentos elétricos. No entanto, não há qualquer tipo de risco quando a mobilidade é elétrica. Pode conduzir um carro elétrico quando está a chover ou a trovejar, com segurança. O mesmo se aplica ao carregamento do veículo, não há perigo em fazê-lo durante uma tempestade, seja numa garagem ou num posto na via pública.

9. Os carros elétricos demoram muito tempo a carregar

A potência do carregador exterior e do interior do automóvel, a temperatura e o nível de carga são alguns dos fatores que influenciam o tempo de carregamento da bateria. Apesar disso, já vai longe o tempo em que o carro tinha de ficar a carregar uma noite inteira para ter bateria para alguns quilómetros. Hoje em dia, num posto de carregamento rápido consegue, em meia hora, o equivalente a 100 km de autonomia. Se for um posto ultrarrápido, bastam 10 minutos.

10. Os carros elétricos devem ter a bateria entre 20% e 80%

Para terminar em bom, acabamos com um caso que não é um mito, é mesmo verdade. O intervalo ideal para assegurar o menor risco de degradação das baterias é entre os 20% e os 80%. Não se deve deixar que a bateria descarregue totalmente até voltar a carregar. Este é o segredo para que as baterias durem mais anos. Agora que todos os mitos estão desmistificados, já pode alugar o seu carro elétrico na Guerin e partir para a aventura, sem receio de ficar sem energia. 

Combinação ideal: explorar sem comprometer

Com a Guerin, é fácil ser mais amigo do ambiente. Opte pela mobilidade elétrica e vá mais longe na sua aventura com a frota elétrica da Guerin. Seja qual for o seu destino, a sustentabilidade e a segurança devem ser sempre as suas prioridades. Para isso, pode adicionar os nossos produtos complementares à sua reserva. Escolha o produto Proteção do condutor e ocupantes do carro para assegurar a sua proteção e a dos restantes ocupantes caso algo aconteça. Para usufruir da experiência sem qualquer impedimento, temos disponível para si o produto Condutor Adicional, para que não vá sempre ao volante. 





Partilhar
Ver todos posts do Blog