Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Pontos turísticos do Funchal: 10 locais imperdíveis

Partilhar
O Funchal é uma das muitas agradáveis surpresas que vai ter ao chegar à Madeira. Esta cidade tem para oferecer uma beleza natural única e inesquecível. Inserida num verdadeiro anfiteatro com vista para o mar, é também rodeada de vegetação e de montanhas. Mas o Funchal tem muito mais para impressionar. Neste artigo vai ficar a conhecer alguns dos melhores pontos turísticos do Funchal. Atividades como mergulho, desportos náuticos e observação de golfinhos e baleias, são só o começo. Ainda tem uma gastronomia incrível, hotelaria de luxo e uma animação cosmopolita surpreendentes. E porque nenhum homem é uma ilha isolada, o melhor é começar pela estação Guerin, que vai ajudá-lo a chegar mais rápido aos principais pontos turísticos. Saiba onde alugar carros em Portugal.


 vista aérea Câmara de Lobos


Deixe-se levar pela beleza dos 10 principais pontos turísticos do Funchal



1. Pico do Arieiro, sinta-se no topo do mundo

A visita ideal para quem gosta de estar, literalmente, nas nuvens. O Pico do Arieiro tem uns impressionantes 1818 metros de altitude. Para lá chegar, poderá subir de carro (o que recomendamos) ou aventurar-se numa caminhada de 2 a 3 horas. Há quem prefira ir ver o nascer do sol, e há os que preferem o fim do dia. Há quem visite o Pico do Arieiro no verão, com o céu limpo, ou de Inverno para ver a neve. Em todas as alturas, têm um espetáculo de beleza garantido. 



homem a tirar foto na Madeira


2. Jardim Botânico, onde o exotismo e a beleza florescem 

Situado numa antiga propriedade da família Reid's, o Jardim Botânico fica a poucos quilómetros do centro e pode lá chegar de carro ou de teleférico. Neste jardim de 35 mil metros quadrados, estende-se a beleza de mais de 2500 plantas oriundas de todos os continentes, formando um mosaico colorido de plantas exóticas. Este é um daqueles lugares para ver, e sentir, como se o tempo não passasse.
 


3. Teleférico do Funchal, uma subida de sonho

As melhores paisagens conseguem sempre ver-se de lugares cimeiros e, aqui, não podia ser mais verdade. Nada melhor para ter uma perspetiva única do Funchal, do que do alto do seu teleférico que sobe até à freguesia do Monte, criada em 1565. Durante a subida terá uma vista deslumbrante da cidade e de toda a natureza circundante. Se as alturas não são o seu forte, pense duas vezes. Mas se não for o caso, não pode perder este espetáculo de maneira nenhuma.



teleférico do Funchal

 

4.Igreja da Nossa Senhora do Monte, a impressionar desde 1470

Uma vez que já subiu até ao Monte, aproveite também para entrar nesta Igreja, onde o espera uma verdadeira lição de História. Embora tenha sido edificada em 1741, já existia no mesmo local uma capela, construída em 1470 por Adam Gonçalves Ferreira. Ele, juntamente com a sua irmã gémea, foram as primeiras crianças a nascer na ilha da Madeira. A fachada da Igreja é de arte barroca e, no interior da capela, encontra-se o túmulo do Imperador Carlos I, que morreu na ilha como exilado político. Se quiser dar um toque desportivo à visita, aceite o desafio e suba os 74 degraus que o vão levar até à porta da Igreja.



igreja nossa senhora Funchal


5. Carreiros do Monte, adrenalina e tradição. Uma conjugação perfeita. 

Quando pensamos em Madeira, facilmente nos vem à memória os carros cestos do Monte. Por isso, quando visitar o Funchal, não vai querer perder esta experiência. Os cestos, são feitos de forma artesanal, em vime, e deslocam-se com patins de madeira, sendo depois conduzidos por dois homens, que usam as suas solas de borracha para controlarem a velocidade. Uma aventura emocionante.



madeira portugal


6.Adega de São Francisco, um brinde à tradição.

Mais do que uma adega, este é um museu sobre a vinicultura madeirense. Aproveite para degustar os vinhos da região, conhecer a história do Vinho da Madeira e fazer um brinde nas mais antigas adegas da ilha, num edifício em arquitetura barroca, que remonta ao século XVII. Não perca a oportunidade de conhecer este lugar, temos a certeza que vai sair feliz com a sua decisão.
 

 

7.Colégio dos Jesuítas, um templo ao saber.

Este é um dos mais emblemáticos edifícios do Funchal. Sendo atualmente o local onde se encontra a reitoria da Universidade da Madeira, o edifício remonta a 1570 e foi fundado por D. Sebastião, como sede da Companhia de Jesus. O interior deslumbrante da Igreja é composto por uma nave grande e alta e o seu altar-mor de talha dourada é, só por si, icónico. Mas um lugar imperdível no Funchal onde poderá chegar facilmente com a ajuda da Guerin.



igreja funchal


8. Monte Palace Madeira, uma verdadeira jóia da ilha.

Neste "cantinho tropical" há tanto para ver, que vai perder a noção do tempo, mas nunca a noção de beleza. O Jardim ocupa uma área de 70 mil metros quadrados onde aves exóticas, patos, pavões, galinhas e cisnes pretos (oriundos da Austrália e Tasmânia) e cisnes brancos (da Islândia e da Escandinávia) circulam livremente. O Museu Monte Palace apresenta uma área de esculturas e outra de minerais provenientes de várias partes do mundo, nomeadamente diamantes. Uma visita que nunca será menos do que brilhante.



monte palace, madeira


9. Mercado dos Lavradores um espetáculo de cor.

Sinta-se um verdadeiro madeirense rumando ao Mercado. Lá irá encontrar, para além de um edifício com apontamentos de "art deco", todo o tipo de produtos frescos típicos da região. Frutas exóticas, vegetais e, como não podia deixar de ser, espetaculares flores da Madeira. Um espetáculo de cor e de variedade, tendo como cicerones as vendedoras, trajadas com os tradicionais fatos madeirenses.
  


frutas tropicais, mercado Funchal


10. Livraria Esperança, há três séculos a contar a história do Funchal.

Nem só os amantes da leitura vão adorar a Livraria Esperança, aquela que é a segunda maior livraria do mundo, com mais de 106 mil exemplares. Fundada em 1886, foi a primeira loja na ilha a vender livros e é constituída por mais de 20 salas, que se estendem por mais de 1200 metros quadrados. Passe por lá para folhear este verdadeiro livro aberto, com muita história e fantásticos capítulos escondidos.



livros capa dura

 

Suba a bordo da Guerin nesta sua aventura

Se as subidas do Funchal não vão até si, a Guerin vai consigo até aos picos mais altos. Conheça os nossos carros para a alugar e alugue o que melhor combina consigo e com o passeio que quer dar. Com a vasta frota da Guerin, pode escolher desde carros de ligeiros. Depois, é só aproveitar a vista.



Partilhar
Ver todos posts do Blog