Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

As 10 praias desertas mais incríveis para conhecer em Portugal.

Partilhar

No verão há dias para tudo. Os dias de querer estar no centro da ação, com tudo e com todos, e os dias de querer fugir às multidões. Se está num dia em que só apetece partir rumo a uma praia deserta, agarre na toalha, no protetor, no farnel e no seu calçado de trekking, porque a Guerin vai levá-lo às 10 praias desertas mais incríveis para conhecer em Portugal. A viagem começa na estação Guerin mais perto de si e termina no sossego da areia mais pura. Agora ssshhhh, este artigo é para ler em silêncio. 

 

10 praias desertas em Portugal que precisa conhecer 

 



1. Praia de São Jacinto. Dunas que são os melhores divãs.
 

É difícil dizer onde começa a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e onde termina a Praia de São Jacinto. À chegada, pela entrada principal, onde o passadiço de madeira se entrega à voracidade das dunas, o areal é de perder de vista. O azul do mar também. Aqui, neste refúgio selvagem entre o Atlântico e a Ria de Aveiro, há espaço para todos, especialmente para espécies protegidas. Vale a pena passar por esta praia deserta que é um verdadeiro refúgio, ali mesmo perto de Ovar e de Aveiro.  

 

 

 

2. Praia de Cacela Velha. Esta fica só entre nós.  

Num dos extremos da ilha de Cabanas, separada pela ria da barra de Cacela, fica a praia de Cacela Velha, ou Fábrica Mar, uma das praias desertas mais bonitas do país. Só lá chegam os que seguem de barco, atraídos pelo apelo da areia finíssima e da tranquilidade azul de um dia sem pressas. Do outro lado, sorri a Vila de Cacela Velha, com as suas iguarias e a sua graça genuína, tão formosa quanto a ria que a banha.  

 




 

3. Praia do Ribeiro do Cavalo. É difícil lá chegar e impossível partir. 

Cannes? Não, não, é mesmo Sesimbra. Aqui não chegam carros. O acesso faz-se de barco, ou a pé, ao longo de um trilho íngreme, tal como tantos outros da Serra da Arrábida. Nesta enseada, o mar azul turquesa parece dormente, convidando a banhos constantes. Depois, é descansar na areia dourada a contemplar as falésias e os segredos que a serra guarda. Tal como todas as boas praias desertas, o melhor é vir prevenido. Aqui não há cafés, nem restaurantes, nem lojas. A civilização volta, pelo mesmo caminho que veio. 

 

4. Praia da Ursa. É preciso ter garra para aqui chegar.  

Esta é outra praia que chega à lista das praias desertas, devido ao acesso difícil. Porque a perspetiva de uma hora de caminhada até alcançar o areal, não agrada a toda a gente. No entanto, para quem gosta de caminhar e de sossego, é unir o útil ao agradável. Aqui, nesta enseada rodeada de escarpas, sente-se a influência poderosa do Cabo da Roca. Uma vez deitado na areia fina de um dos pontos mais ocidentais da Europa, tudo o resto fica literalmente para trás. 

 


 



5. A mais sossegada das praias desertas? A praia do Porto Santo 

Antes de revirar os olhos e dizer: esta praia não tem nada de deserta, ouça os nossos argumentos. Sim, a praia do Porto Santo pode não corresponder às características de uma habitual praia deserta, no entanto, recebeu a distinção de Melhor Praia Europeia 2022. Quer dizer que é considerada melhor do que os paraísos gregos, do que as enseadas azuis de Itália, do que os areais da riviera francesa, do que as Baleares e as Canárias. A praia do Porto Santo também é infinitamente menos movimentada do que todos esses destinos. Por isso, se procura uma praia de referência internacional, mas sossegada, esta é mesmo a escolha certa.  

 

6. Praia da Barreta. Mais para baixo, um pouco mais abaixo, está bom. 

A praia da Barreta não podia ser mais deserta, porque fica efetivamente numa ilha deserta. Se aqui chegou, parabéns, está no ponto mais a sul do país. A praia fica numa das Ilhas-Barreira do Parque Natural da Ria Formosa. Só de barco se consegue alcançar este areal e, ainda assim, apenas entre junho e setembro. Apesar de estar preparada com algumas infraestruturas básicas, a praia não perdeu o seu apelo selvagem, puro e sedutor. Quem procura a calma de um bom dia de praia, só tem de rumar ao sul, sentar na areia e olhar em frente, para o que o mar há-de trazer.  

 

 

 



7. Praia Fluvial de Loriga, Seia. Uma praia lá em cima, muito lá em cima. 

Na Serra da Estrela os caminhos menos percorridos compensam. No Verão, em vez de percorrer o caminho que leva à Torre e às principais caminhadas pelo Vale Glaciar, faça um pequeno desvio até Loriga. Esta caricata e pacata vila, foi apelidada de Suíça portuguesa. Situada a 770 metros de altitude, está rodeada por belíssimas e imponentes penhas. Em Loriga, há caminhos para todos os gostos, mas um dos melhores é mesmo o que leva à praia fluvial. Entre fragas e penedos estendem-se ao sol piscinas de água cristalina, capazes de atrair até mesmo os que tremem face à aventura. Se esta praia estará deserta no verão? Possivelmente não, mas nesse caso pegue nas botas e siga o caminho do rio. Espaço é o que aqui não falta. 

 

 

8. Praia Selvagem de Canto Marinho, Viana. Quietude com pronuncia do Norte. 

As praias do Norte são, geralmente, como a sua gente. Temos de estar preparados para aquela nortada que se levanta, como quem sacode um avental sem cerimónias. Armados de para-vento em riste, avançamos para a rebentação com a certeza de enfrentar a verdade gelada do Atlântico. Porquê que o fazemos? Porque esta é a única forma de conhecer a beleza selvagem de praias desertas como a de Canto Marinho, em Viana. Aqui há caminhos que nos levam numa viagem de milhares e milhares de anos. Aqui, o sossego silva com a brisa que passeia entre os montes verdes e o mar prateado.  

 

 



9. Praia da Almagreira, Ferrel. Falésias que suspiram saudades. 
 

O barro das arribas que a rodeiam, dá forma à natureza selvagem da praia da Almagreira. Procurada por surfistas e por aqueles que preferem o sossego, o acesso põe à prova a vontade dos que a procuram. Ao chegar, a natureza desta praia surpreende. Dos abrigos aninhados nas falésias, à teimosia da vegetação que se ergue contra todos os ventos. Uma pérola alaranjada à sua espera na costa de Peniche.  

 



10. Praia de Melides. Ver sem ser visto.
 

E chegámos à última sugestão das 10 melhores praias desertas mais incríveis. Discrição por favor, porque esta praia é o destino de escolha para quem não quer ser visto. O areal extenso da Praia de Melides, o abrigo silencioso dos pinhais e o charme alvíssimo da pacata vila do município de Grândola têm atraído estrelas de Hollywood, realeza e VIPs de todo o mundo, que aqui constroem refúgios verdadeiramente deslumbrantes, camuflados nos tons quentes que dão brilho a este pedaço de costa. 

 

 



A Guerin é o amigo que vai querer levar para uma destas praias desertas 

O sossego aprecia-se melhor na companhia de um parceiro de confiança, que tem energia para alcançar os destinos mais desafiantes e a experiência para nos trazer de volta a casa. Encontre a sua paz numa das inúmeras praias desertas de Portugal, sem perder pelo caminho os melhores sítios a visitar no algarve. A Guerin segue consigo, escolha o modelo certo para a sua viagem, quer viaje sozinho ou em família, avance para a Guerin reservas e abrace a calma.  





Partilhar
Ver todos posts do Blog