Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Road trip em Portugal: como planear a sua viagem

Partilhar
Já pensou fazer uma road trip por Portugal? As paisagens são muitas e variadas. Um olhar sobre uma serra, a agitação de uma cidade ou uma aldeia recheada de património. Assim é viajar por Portugal. Cada lugar é rico à sua maneira, sabedoria, cultura e, acima de tudo, por ter pessoas autênticas. Percorrer Portugal de uma ponta à outra de carro, significa conhecer tudo isto. Não há como dizer que não a uma road trip por Portugal, muito menos se for na companhia da Guerin. 
Antes de aceitar este convite e desacelerar, há que planear minimamente a sua viagem de carro. Para isso, a Guerin traz-lhe algumas dicas para preparar esta viagem de carro, com tudo o que que precisa de saber. Vamos juntos? 
 

Pré-definir algo que se assemelhe a um roteiro
  

Uma road trip, por norma, toma caminhos completamente distintos do inicialmente planeado. E isso faz parte, não deve ser motivo de stress. Afinal, os roteiros para fazer uma viagem servem apenas como base, para que não se sinta perdido. Pode estar planeado passar apenas uma noite num local, mas o bom é saber que há a flexibilidade de prolongar uma estadia ou mesmo pernoitar num sítio que nem estava no roteiro. 

Alugar um carro
 

O carro, e a boa disposição, são parte fundamental da road trip. Ao alugar carros em Portugal é necessário ter em consideração o tipo de viagem que vai fazer, o número de pessoas e, consequentemente, bagagens. Para diferentes tipos de viagens a Guerin assegura diferentes tipos de carros para alugar. Com a vasta frota de carros da Guerin não será difícil encontrar o companheiro ideal para a sua viagem. No momento da escolha, não se esqueça que é dentro dele que vai passar grande parte do tempo, tome a decisão certa. Sinta-se em casa. 




Criar uma boa Playlist 

Parece que não tem assim tanta importância, mas esta dica vai ser extremamente útil para quando estiver numa estrada isolada, onde nem a companhia do rádio tem. E, contrariamente ao rádio, uma boa playlist consegue acompanhar todas as fases da sua viagem. Tenha em conta todos os momentos pelas quais vai passar ao longo da sua road trip no momento de criar a playlist, vão existir momentos mais calmos e reflexivos e outros mais agitados e entusiasmantes. O ritmo é seu. 

Não esquecer os documentos

Antes de arrancar, verifique se tem todos os documentos em ordem. Não queremos que a sua road trip tenha custos acrescidos. Organize numa pasta os seus documentos e os da viatura, sendo eles: 
- o documento legal de identificação pessoal;
- a carta de condução válida;
- o certificado de seguro válido;
- o documento de identificação fiscal.

Dar prioridade a estradas nacionais e secundárias
 

Numa road trip tempo é coisa que não nos falta. Não procuramos a rapidez que as autoestradas nos proporcionam, mas sim o sossego e a tranquilidade das estradas nacionais e secundárias.  Para conhecer Portugal, estas últimas são as melhores opções, permitem que pare para apreciar os encantos do país sempre que lhe apeteça e, quem sabe, levá-lo ao destino da sua próxima estadia. Algo fundamental para uma viagem de carro é o GPS. Pode querer andar sem rumo, mas não perdido, certo? Para os adeptos de papel, leve um mapa consigo ou, para os mais tecnológicos, um bom GPS é a solução. Ao partir numa aventura com a Guerin pode, ao reservar o seu veículo online, acrescentar o GPS como produto complementar. 






Para usufruir de uma road trip deve:

Não ter medo de se desviar do plano 

Como começamos por mencionar, o roteiro de uma road trip serve apenas como base. Para fazer uma viagem de carro é preciso ir de mente aberta e com vontade de explorar. Não pode ter medo de fazer desvios, conhecer sítios que não estavam previstos e correr riscos. Normalmente, o resultado é bastante positivo. Afinal, são viagens únicas que ficam marcadas na memória.

Fazer bom uso do tempo

A agitação e entusiasmo de se fazer à estrada não tiram vez à tranquilidade. Há lugar para tudo. Vão existir momentos mais calmos, que vão permitir pensar e refletir sobre alguns assuntos pendentes. Quem sabe não terá lugar nessa road trip uma decisão importante da sua vida. Faça uma lista de resoluções que pretende ver alcançadas a curto ou longo prazo. Esta viagem de carro vai servir para que se divirta e descontraía, mas também vai dar tempo para pensar e conversar.



Sugestões de road trip por Portugal
 

Rota Nacional 2

Percorrer a N2 vai dar-lhe a conhecer um novo país, nunca antes desbravado. São 739,26 km, 35 municípios, 11 serras e 13 rios para descobrir numa experiência que certamente será única. Deixe-se levar pelas tradições, paisagens e pelos sentidos. Não irá percorrer apenas asfalto, as mesas portuguesas também esperam por si, percorra-as todas. Não há razões para não viver esta experiência. 

Rota Nacional 16

Para conhecer Portugal de um lado ao outro, é através da N16. Com início em Aveiro e fim em Vilar formoso, são 224Km a absorver um pouco do melhor que cada região tem para oferecer.  14 municípios da Guarda, Viseu e Aveiro podem ver as suas estradas serem descobertas por turistas ou portugueses. A N16 dá a conhecer um interior de experiências que envolvem os 5 sentidos. Está à espera de quê? Alugue a sua viatura na Guerin e faça-se já à estrada!  






Partilhar
Ver todos posts do Blog