Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Roteiro de São Miguel: 3 dias para se apaixonar pela maior ilha Açoreana

Partilhar
Há uma lista infindável de razões que o levam a fazer um roteiro por São Miguel, nos Açores. Uma delas é a beleza natural de tudo com o que se cruza. Desde as lagoas às montanhas verdejantes, a viagem será inesquecível. E se a fizer na companhia da Guerin, ainda mais memorável será, pode tratar do seu aluguer de carros em Ponta Delgada.  


lagoa das 7 cidades açores

Roteiro de 3 dias por São Miguel



Tudo pronto para arrancar? Fique já a conhecer o roteiro que o vai levar a viajar pelos cantos mais recônditos, e pelos mais badalados também, daquela que é uma das mais bonitas ilhas açorianas. 

Dia 1: Plantação de Ananases 

Ponta Delgada – Miradouro do Ilhéu de Rosto de Cão – Praia das Milícias – Forte de São Caetano – Praia do Pópulo – Plantação de Ananases

Ponta Delgada 

Começamos o roteiro de 3 dias pela pequena vila de pescadores, cuja vista mais se assemelha a uma capa de revista – Ponta Delgada. Percorrer as suas ruas estreitas é uma autêntica viagem no tempo, com os seus edifícios históricos e jardins urbanos exuberantes. Para os que gostam de natureza é também um destino imperdível. A paisagem natural, as montanhas majestosas e as magníficas praias de areia negra tornam esta cidade num verdadeiro tesouro português. A sua autenticidade e beleza estende-se também ao seu povo. Espere ser bem acolhido. 


Ponta Delgada Baile dos finalistas


Miradouro do Ilhéu de Rosto de Cão 

Do miradouro vislumbra uma magnífica paisagem, na qual se destaca a costa rochosa, o mar azul-turquesa e o ilhéu em forma de cão que parece ter sido esculpido ao pormenor pela mão da natureza. É aqui, num dos pontos turísticos mais populares de S. Miguel, diante da vastidão do oceano que sente o poder da natureza. 


Praia das Milícias

A poucos minutos de distância encontra a célebre Praia das Milícias. Esta praia de areia escura vai ser o local ideal para o seu primeiro mergulho do roteiro. Antes de mergulhar, aproveite a brisa do mar para um passeio à beira-mar.


Mílicias praia ilha de s.Miguel



Forte de São Caetano  

Noutros tempos, protegeu a costa micaelense dos ataques piratas. Agora, o Forte de São Caetano tem apenas ruínas que, apesar de estarem em mau estado, valem a visita. Mais não seja para vislumbrar a paisagem, na qual se inclui a praia vizinha, a praia do Pópulo. Ou para admirar as incríveis esculturas do escultor nipónico Minoru Nizuma. 


Praia do Pópulo 

Se não foi a banhos na primeira oportunidade, talvez seja desta, na praia do Pópulo. Outra praia de areal negro, recortada pelas suas dunas verdejantes. Uma beleza natural ímpar que merece ser atentamente desfrutada. 


Plantação de Ananases

Para fechar o roteiro do primeiro dia, conheça a plantação de ananases Augusto Arruda. Nos Açores, onde o sol brilha forte e a terra é fértil, as condições são ideias para produzir suculentos e saborosos ananases. As longas e verdes folhas que se espalham por toda a parte criam uma paisagem vibrante. As entradas gratuitas na plantação permitem conhecer todas as fases do crescimento do ananás. 


Plantação de Ananases Açores



Dia 2: Lagoas e Mosteiros

Miradouro Pico do Carvão – Lagoa das Empadadas (Lagoa Rasa e Miradouro do Pico do Paul) – Lagoa do Canário e Miradouro da Boca do Inferno – Lagoa das Sete Cidades – Mosteiros – Ponta da Ferraria

Miradouro Pico do Carvão 

Comece o segundo dia a contemplar uma vista única do Miradouro Pico do Carvão sobre a costa norte e a costa sul de São Miguel. As imponentes montanhas e o Vulcão do Fogo saltam à vista e ficam na memória dos que por lá passam. 


Pico do Carvão São Miguel



Lagoas das Empadadas

É com o objetivo de conhecer as Lagoas das Empadadas que damos início à primeira caminhada do roteiro. Alojadas em duas crateras vulcânicas distintas, parecem tiradas de um verdadeiro cenário de filme. Este que é um dos segredos mais bem guardado dos Açores é uma das paragens obrigatórias da caminhada que começa no Aqueduto do Carvão. Uma caminhada onde cada quilómetro dos 3,5 km que a compõem, vale a pena.


Lagoa das Empadas, São Miguel


Lagoa do Canário e Miradouro Boca do Inferno 


Próxima paragem: Parque Florestal da Mata do Canário. Aqui, esconde-se a incomparável Lagoa do Canário, onde encontra a tranquilidade para momentos calmos com os seus companheiros de viagem, e o Miradouro Boca do Inferno, um dos mais belos de São Miguel. De uma assentada só consegue vislumbrar a Lagoa do Canário, a Lagoa Rasa, a Lagoa de Santiago e a Lagoa das Sete Cidades. 


Miradouro da Boca do Inferno



Lagoa das Sete Cidades 

Na Lagoa das Sete Cidades encontra um lugar simplesmente mágico, no qual recomendamos que faça um breve passeio e leve a cesta para um piquenique. Na vila das Sete Cidades o destaque está na Igreja de São Nicolau, de estilo gótico, e na excecional alameda que conduz à sua entrada. 


Lagoa das 7 cidades açores


Mosteiros 

Depois de dar mais um check na sua lista, rumamos à vila piscatória de Mosteiros. Depois do mergulho nas piscinas naturais dos Caneiros siga para a Ponta do Castelo, onde pode observar os famosos Ilhéus dos Mosteiros. Não deixe para trás a Praia dos Mosteiros, aproveite a paisagem saída de um quadro, onde o azul cristalino do mar contrasta com a areia negra. 


Praia de S. Miguel, pedras e mosteiros



Ponta da Ferraria 

O segundo dia de roteiro de viagem a São Miguel termina naquele que é um dos mais extraordinários cenários de toda a ilha, na Ponta da Ferraria. Para o conhecer como deve ser, faça o troço da Ponta da Ferraria do trilho PR43 SMI de apenas 1 km. Durante o percurso aprecie também o que São Miguel tem de melhor, a Arriba Fóssil, o Arco Litoral, o Cone Litoral e a Piscina Natural da Ponta da Ferraria, uma das mais badaladas da ilha. 


penhasco de Lava, açores



Dia 3: Caldeiras, Miradouro e Cascatas

Caldeiras e Fumarolas da Lagoa das Furnas – Furnas – Parque Terra Nostra – Lagoa do Congro – Miradouro da Nossa Senhora da Paz – Vila Franca do Campo – Cascata do Segredo 

Caldeiras e Fumarolas da Lagoa das Furnas 

Para o último dia, a imperdível Caldeira e as Fumarolas da Lagoa das Furnas. Situadas no lado oposto da lagoa, aqui é feito o famoso cozido das Furnas que, com certeza, vai querer provar. Para que o vulcão faça o seu trabalho, vai ter de esperar entre 6 e 8 horas para saborear este cozido único num dos restaurantes das Furnas.
 


Lago furnas açores


Parque das caldeiras e fumarolas da vila das furnas 

Após um saboroso e inesquecível almoço, siga para o Parque das Caldeiras e Fumarolas da Vila das Furnas. Aqui vai encontrar caldeiras com a lama a borbulhar e nascentes de água termal escaldantes. O cheiro a enxofre que se sente é bastante forte, mas a experiência vale totalmente o esforço. 



Furnas S.Miguel açores



Parque Terra Nostra 

Não há como recusar um banho termal, por isso não podia faltar um neste roteiro. No Parque Terra Nostra encontra um tanque de água termal. Depois de entrar, não vai querer sair, mas ainda há muito para descobrir neste parque. Antes de mergulhar no tanque, passeie pelos jardins botânicos do parque e observe as diferentes espécies de árvores. 


Parque Terra Nostra Açores



Lagoa do Congro

De seguida, espera-o a magia da Lagoa do Congro. O ar misterioso é-lhe concedido por estar escondida por detrás da floresta. De tão bonita que é, parece tirada de um filme. Para aqui chegar, a única opção é fazer uma pequena caminhada. O final será tão recompensador que nem se vai lembrar do esforço. 





Miradouro da Nossa Senhora da Paz

Continue o seu roteiro seguindo para o Miradouro da Nossa Senhora da Paz. Fique rendido à vista panorâmica sobre Vila Franca de Campo e com o seu ilhéu a demarcar o horizonte. Para vislumbrar uma paisagem ainda mais sublime, suba a escadaria da Ermida da Nossa Senhora da Paz. 


Lagoa do Congro açores


Vila Franca de campo 

Noutros tempos, capital da ilha de S. Miguel, Vila Franca de Campo é conhecida por ser o ponto de partida para descobrir o famoso Ilhéu de Vila Franca. Localizado no cone da cratera de um antigo vulcão submerso, que no verão se transforma numa piscina natural. Se não quiser ir a até ele, pode sempre admirá-lo da ilha. Se assim for, recomendamos a Praia do Poço Largo como um dos últimos destinos desta emocionante viagem aos Açores.


Capela da Nossa senhora da Paz Vila Franca do Campo


Cascata do Segredo

Se ainda tiver tempo para uma última longa paragem, siga o trilho pedestre PR 39 SMI – Quatro Fábricas da Luz. No seu caminho irá encontrar o belo Poço dos Trinta Reis, depois, vá ter à recôndita Cascata do Segredo. Rodeada de vegetação, convida a um refrescante e último mergulho em águas açorianas. 


Vila Franca do Campo Capela da Nossa senhora da Paz

Aventure-se com a Guerin 

Encontre na Guerin, a companhia perfeita para descobrir a ilha de S. Miguel. Com a vasta frota de carros para alugar da Guerin, tem um carro perfeito para cada aventura. Vai aos Açores com a sua cara-metade ou leva a família toda. Nós temos o carro indicado, descubra tudo. 


Partilhar
Ver todos posts do Blog