Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Visitar o Alentejo: os melhores destinos da região

Partilhar
Já pensou visitar o Alentejo? Situado no sul de Portugal, o Alentejo é a maior região do país, ocupando 34,3% do território nacional. Com uma paisagem variada, que incluí praias, uma das melhores gastronomias e planícies que parecem não ter fim, possui um património arqueológico e monumental sem igual, perfeitos para quem aprecia turismo de natureza e cultura. Sabe tudo o que precisa de conhecer na região? Nós ajudamos com um guia sobre os melhores sítios para visitar no Alentejo.



O que visitar no Alentejo


Quer visitar o Alentejo, mas não sabe por onde começar? Alugue um carro em Portugal na Guerin e prepare-se para começar a explorar este destino único no país, com o nosso roteiro completo sobre o que visitar e onde deliciar-se com os sabores da região, num autêntico roteiro gastronómico.



Cidades para visitar no Alentejo


No Verão, conte com as temperaturas mais altas do país, no Outono ou Primavera, espere por dias amenos, mas é no Inverno que surge o principal contraste com o resto do território nacional: aqui o frio não se faz sentir tanto quanto em outras zonas de Portugal. 

Esta região, tornou-se há muito no destino perfeito para férias de curta-duração ou escapadinhas de fim de semana. Por isso, reunimos as melhores localizações alentejanas, para visitar o Alentejo como um local.






Castelo de Vide 


Há muito conhecido como a "Sintra do Alentejo”, esta vila fortificada e fronteiriça continua a preservar inúmeras recordações dos tempos áureos em que defendia o território nacional dos inúmeros ataques durante a Idade Média. O castelo vê-se rodeado por inúmeras casas brancas, oferecendo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana, numa série de ruas mais estreitas que delimitam o núcleo histórico da Judiaria, uma das mais importantes de Portugal. Aqui descubra o Restaurante "A Confraria”.



Marvão

Se decidir visitar o Alentejo, esta vila alentejana, também ela fortificada, é um dos destinos a não perder. Já dizia o escritor Saramago que "De Marvão vê-se a terra toda", estando situada a 860 metros e próxima de Castelo de Vide. Com uma beleza natural deslumbrante, também as ruas caiadas de branco dão o seu charme a esta vila, com uma bonita vista para o Parque Natural da Serra de São Mamede e sobre a cidade de Valência de Alcântara, em Espanha. Prove os sabores alentejanos no Restaurante "Mil-Homens”.



Campo Maior


Nesta vila fronteiriça, com casas de arquitetura tipicamente alentejana e coloridas, recordam-nos, também, a sua ocupação muçulmana. Aqui descobrirá a Capela dos Ossos, de 1766, composta por ossos de mais de 800 pessoas. É nesta vila que se realizam as "Festas do Povo”, classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, que regressam às ruas de Campo Maior em 2023. Foi aqui que nasceu a marca mais conhecida de café português: a Delta. Por isso, não deixe de explorar o Centro de Ciência do Café. Descubra o restaurante "O Tarro” quando visitar o Alentejo.







Elvas


Considerada Património Mundial pela UNESCO, esta cidade é fortificada desde o ano de 1640, para defender Portugal durante a restauração da independência. Aqui encontrará um aqueduto com 843 arcos e um comprimento de 7 km. Visite a parte mais antiga da cidade, o castelo, e siga pelas pequenas ruas até à antiga catedral (onde pode deixar o seu carro). Perto, pode visitar o Forte de Nossa Senhora da Graça e o aqueduto da Amoreira. Aproveite para provar os sabores alentejanos no restaurante "Taberna do Adro”.

Vila Viçosa


Conhecida como a "princesa do Alentejo”, foi em 1910 que conquistou o estatuto de vila museu, devido à proclamação da Primeira República e o fim da monarquia. Com uma grande influência romana e muçulmana até 1217, tornou-se numa das mais importantes vilas de Portugal, a partir de 1461, quando os Duques de Bragança, a família nobre mais poderosa depois da Casa Real, para aqui se mudaram. Por esse motivo, não deixe de visitar o bonito Paço Ducal, o castelo de Vila Viçosa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a igreja de São João Evangelista.

Monsaraz


Esta é uma das aldeias mais bonitas e reconhecidas de Portugal. Com uma vista deslumbrante sobre o vale e o lago do Alqueva, a aldeia cresceu abraçada pelas muralhas da altura do rei D. Sancho II. Localizada no topo de uma colina, Monsaraz apaixona pelas ruas pitorescas rodeadas de casas brancas. Aqui, pode visitar o Castelo, passear pela Rua Direita e conhecer a Igreja Matriz. Existem quatro portas distintas: a Porta da Vila, a Porta d’Évora, a Porta d’Alcoba e a Porta do Buraco. Visite o Cromeleque do Xarez e a vila de Reguengos de Monsaraz, e pare para almoçar na "Taverna Os Templários”.







Estremoz


Explore a "Cidade Velha”, mais uma vez marcada pela arquitetura típica alentejana, mas com forte influência muçulmana. Aqui encontra o castelo medieval, do século XII, a Porta dos Currais e a Porta de Santarém. Visite ainda o Convento de São João da Penitência, com o seu claustro da Misericórdia. Descubra a Igreja de Santa Maria, a Igreja de São Francisco, as Torres da Couraça, o lago de mármore da Gadanha (século XVII) e a Capela do Nosso Senhor dos Inocentes. Não deixe de marcar mesa no "Larau Restaurante”.



Évora Monte


Situada numa colina no interior do Alentejo, entre Évora e Estremoz, esta aldeia é visita obrigatória. É rodeada por uma muralha e tem castelo com uma planta quadrangular, que inclui 4 torres de 3 andares e uma vista incrível. Visite ainda a sua igreja de Santa Maria. Évora Monte assinou o seu nome na história portuguesa, ao ser o local escolhido para ser assinado o tratado de paz, em 1834, que pôs fim à guerra civil da altura. Dê um salto a Estremoz para almoçar, no restaurante "Venda Azul”.



Arraiolos


Fundada no século II a.C., esta vila inclui também ela um castelo medieval e poderá visitar a igreja de Nossa Senhora do Castelo, fundada no século XVI. São os seus tapetes artesanais que dão fama à vila, denominados por tapetes de Arraiolos. Por isso, não deixe de visitar o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, situado na Praça do Município. Jante pela "República do Petisco”.






Évora


A cidade classificada como Património Mundial da UNESCO em 1986, continua a surpreender a cada esquina. É, talvez por isso, conhecida como "cidade museu” devido aos inúmeros monumentos que vamos encontrando pelas suas ruas. O mais conhecido será sem dúvida o Templo de Diana, mas nada como seguir pelas arcadas da Praça do Giraldo, até às termas romanas, ver as muralhas medievais, entrar na belíssima Sé, conhecer a Igreja da Graça e a Igreja de São Francisco, com a sua curiosa Capela dos Ossos. Aconselhamos uma passagem cultural pela Sociedade Harmonia Eborense e jantar na "Tasquinha do Oliveira”.



Viana do Alentejo


Descubra uma vila colorida, com as cores que vão pintando toda a sua viagem pelos melhores sítios a visitar no Alentejo. Um castelo de forma pentagonal, com cinco torres cilíndricas, e várias igrejas marcam esta vila. Fica a cerca de 30 km de Évora, mas não deixe de visitar a aldeia de Alcáçovas, bem conhecida da história de Portugal, onde encontra a Capela de Nossa Senhora da Conceição conhecida por "Capela das Conchas”. Almoce pelo restaurante "A Taberna da Maria”.



Beja


Uma das cidades mais antigas do Alentejo, integrando uma arquitetura recheada de monumentos e de ruas estreitas caiadas de branco. Não pode perder a visita ao Castelo de Beja, a Catedral da cidade e a Igreja de Santo Amaro. Passe ainda pelo museu Rainha Dona Leonor, localizado no Convento Nossa Senhora da Conceição. Descubra o restaurante "Íntimo”.



Mértola


Tal como a maioria das vilas e cidades alentejanas, também aqui vai descobrir uma vila protegida por muralhas e um castelo. Está localizada no parque natural do Vale do Guadiana, um dos mais belos parques naturais de Portugal. Visite a antiga mesquita que é atualmente a igreja Matriz da vila, e a Torre do Relógio com uma das melhores vistas. Bem ali perto, pode descobrir as Minas de São Domingos, onde se explorava cobre. Não deixe de passar pelo restaurante "Tamuje”.






Visitar o Alentejo também é uma Aventura


Entre parques temáticos, áreas protegidas e passeios ao ar livre, muito terá para descobrir quando visitar o Alentejo. Descubra algumas das sugestões de empresas e parques que dinamizam várias atividades na região alentejana:



Parques Temáticos


1) Reserva Animal Monte Selvagem (Montemor-o-Novo)
2) Fluviário de Mora (Mora)
3) Badoca Safari Park (Vila Nova de Santo André)

Áreas Protegidas


1) Reserva Natural do Estuário do Sado (Alcácer do Sal)
2) Parque Natural do Vale do Guadiana (Mértola) 
3) Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Odemira)
4) Parque Natural da Serra de São Mamede (Portalegre)
5) Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (Vila Nova de Santo André)

Animação Turística


1) Rotas do Sal (Alcácer do Sal)
2) Entre Amigos – Actividades Equestres (Alcácer do Sal)
3) Associação Evion (Alcácer do Sal)
4) Herdade da Mata – Centro Hípico (Alcáçovas)
5) Coudelaria de Alter (Alter do Chão)
6) Landescape Walks (Alter do Chão)
7) Perfect Moments (Alter do Chão)
8) Amieira Marina (Amieira)
9) Sud Euro Ski - Escola de Ski do Sudoeste Europeu (Amieira)
10) Monte Velho Equo Resort (Arraiolos)

Agora que já sabe quais são os melhores sítios para visitar no Alentejo, descubra os nossos carros para alugar.  




Partilhar
Ver todos posts do Blog