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Perguntas Frequentes

Posso prolongar o contrato de aluguer pelo telefone? 

Não. Os prolongamentos só podem ser feitos presencialmente, em qualquer uma das nossas estações, e não apenas naquela onde foi celebrado o contrato. 
O contrato de aluguer confere um período de tolerância de 29 minutos. Após este período, o valor adicional devido pelo aluguer corresponde a períodos de 24 horas da Tarifa Nacional de Balcão em vigor, que normalmente tem um valor superior à contratada inicialmente.

A data prevista para devolver a viatura está expirada no contrato, como devo proceder?

O contrato de aluguer da viatura deverá estar sempre atualizado. Caso tenha sido ultrapassada a data prevista para devolução da viatura, deve dirigir-se a qualquer uma das nossas estações de forma a regularizar o mesmo.

Tenho um contrato de aluguer celebrado por internet através de um operador turístico, posso prolongar o contrato diretamente com a Guerin, usufruindo da mesma tarifa que foi aplicada para o pagamento inicial?

Para esse efeito deverá contactar o operador turístico com o qual efetuou a reserva diretamente. Caso o prolongamento seja efetuado localmente numa das estações Guerin, o valor aplicável é o que consta na tabela de tarifário público em vigor. Poderá também consultar os preços que temos no nosso site de forma a averiguar se existe um preço mais competitivo.

Fiz a reserva online com um operador turístico, posso anular a reserva diretamente com a Guerin?

A reserva só pode ser anulada junto do operador turístico que recebeu o pagamento da mesma, sendo que o cancelamento fica sujeito às políticas de cancelamento e reembolsos acordadas com o mesmo.

Estou a ver preços do aluguer de uma viatura na internet (portal externo ao website Guerin ou via broker), no entanto, preferia alugar diretamente à Guerin, posso fazer a reserva convosco?

Sim, no entanto, a tarifa aplicável será distinta da prevista nos sites parceiros. Ao efetuar a reserva diretamente à GUERIN será utilizado o tarifário próprio.

Posso devolver a viatura num balcão diferente do de levantamento?

Sim, no entanto, poderá ser cobrada uma taxa de deslocação adicional variável (one way national) dependendo dos locais de origem e destino da deslocação, sempre que o balcão de destino seja numa região diferente da de início. Deverá solicitar a informação de aplicabilidade ao seu contrato em particular na altura do levantamento da viatura, ou quando realizar a sua reserva.

Não tenho cartão de crédito, posso usar para caução um cartão de débito?

Não, para efeitos de franquia e/ ou caução, a Guerin apenas aceita cartão de crédito (com validade mínima de 1 mês), em nome próprio do titular do contrato de aluguer. 

Já concluí a reserva, no entanto, não tenho cartão crédito, posso usar o cartão de crédito de um familiar?

Apenas será possível utilizar um cartão de crédito de outro titular que não o Cliente, caso o titular do mesmo esteja presente no ato de levantamento da viatura e seja definido como condutor principal do mesmo, podendo ser designado o condutor adicional.
Durante o período de aluguer, apenas é possível a associação de um contrato de aluguer ao cartão de crédito apresentado bem como ao próprio Cliente.  

Nas reservas feitas no website da GUERIN é necessário apresentar um cartão de crédito, no entanto, não tenho qualquer cartão de crédito. Posso pedir a um familiar que me empreste o seu cartão de crédito, ainda que o mesmo não seja designado como condutor?

Não. Não. Terá que apresentar o mesmo cartão de crédito usado no pagamento, válido até 30 dias após a data prevista para fecho de contrato, e em nome do condutor, que será usado para fazer o depósito de segurança (caução).

No momento da reserva através do vosso website, indiquei um cartão de crédito, contudo, pretendo que o débito do valor do aluguer seja efetuado num cartão de crédito distinto. É possível?

Não. O cartão de crédito apresentado no momento da reserva online por parte do Condutor será o cartão de crédito no qual será debitado o valor do aluguer.

Não possuo cartão de crédito, posso utilizar um cartão de crédito virtual/ digital (criado através de aplicação para smartphone ou computador)? Posso utilizar os cartões de crédito ou débito destinados ao câmbio de moeda (exemplo: N26 e Revolut)?

Sim, contudo terá que fazer prova do pagamento usando uma das seguintes formas:

- Abrir a aplicação no telemóvel mostrando a transacção

- Apresentar extracto bancário comprovando o movimento ou o comprovativo da transacção.

Para fazer a Caução / Autorização de Crédito, terá que apresentar cartão de crédito válido até 30 dias após a data prevista para o fecho do contrato, em seu nome, Caso não seja portador de cartão de crédito, não pode efectuar o aluguer.

Vou alugar uma viatura com a Guerin como faço com o pagamento das portagens e das ex-SCUT’s?

As viaturas da Guerin estão equipadas com dispositivo de Via Verde e o serviço de gestão de pagamento de portagens (Toll Service) pode ser subscrito pelo Cliente no início do contrato de aluguer. Tal serviço tem um custo de 1.85€ por dia e até ao máximo de 18.50€ por cada contrato de aluguer (ainda que o mesmo seja de 30 dias).

Não subscrevendo tal serviço, não poderá utilizar as funcionalidades da "Via Verde”, sendo o pagamento de portagens da sua responsabilidade. 
Nesta situação deverá seguir os procedimentos de pagamento recomendados pela "Via Verde”, nomeadamente:
- No caso de portagens com portageiro: tirar o ticket no início e pagar as portagens no final com a apresentação do mesmo.
- No caso de portagens com pórticos: deverá dirigir-se a um posto CTT para efetuar o pagamento, dois dias úteis após a passagem, dispondo de 5 dias para proceder ao pagamento. Caso os valores de portagens em dívida não se encontrem disponíveis para pagamento, os postos dos CTT dispõem de uma "Declaração de Presença” que deverá ser solicitada para eventual reclamação junto da concessionária.

Podem usar-se também os sites www.pagamentodeportagens.pt e www.ctt.pt/financas-e-pagamentos/portagens/portagens-em-divida. Em ambos os casos deve verificar-se que todas as passagens dizem respeito ao período de utilização da viatura e não deverão ser liquidados valores referentes a outros contratos sob pena de não poder ser efetuado reembolso do valor pago.

Subscrevi o serviço Via Verde. Tenho acesso a todos os serviços associados, como por exemplo, pagamento de parques de estacionamento ou abastecimento?

Não. As viaturas da Guerin estão equipadas com dispositivo de Via Verde apenas e exclusivamente para o serviço de gestão de pagamento de portagens (Toll Service).

Não subscrevi o serviço de portagens da Guerin, posso fazê-lo a meio do contrato?

Sim, no entanto, a ativação do serviço não tem efeito retroativo no que diz respeito a passagens, devendo as portagens anteriores ser liquidadas pelo condutor junto dos CTT. Assim, apenas será efetuada a gestão de pagamento das portagens após a ativação do serviço no contrato. Para ativação do serviço no decurso do contrato, será necessário que se desloque à estação Guerin mais próxima para pagamento do mesmo e assinatura do contrato retificado bem como a apresentação de cartão de crédito. 

Cheguei para levantar a minha viatura e fui informado que o meu aluguer tem limitação de quilómetros mas não tinha essa informação. (produto Drive4Less)

Legalmente a Guerin tem de apresentar as condições contratuais referentes às reservas recebidas. As condições do produto Drive4Less que oferecemos encontram-se devidamente acordadas com todos os operadores turísticos com os quais temos acordo. Todas as condições de aluguer devem constar no voucher de reserva fornecido pelo operador turístico e poderão ser devidamente esclarecidas com a entidade junto da qual foi adquirida a reserva.

Os limites de quilometragem são variáveis consoante a zona do aluguer, ou seja:
- Lisboa e Porto: 60km por dia 
- Algarve: 40km por dia

Após o limite diário de quilómetros incluído, o valor adicional por quilometro é de 0,45€.

No final do contrato de aluguer, foi cancelada a franquia bloqueada no meu cartão de crédito mas o meu banco ainda não desbloqueou o montante. A informação que me dão é que o vosso pedido de cancelamento não foi recebido.

Segundo a informação por parte da RedUnicre (entidade que gere as transações de cartão de crédito em Portugal) os cancelamentos efetuados no terminal de multibanco são feitos em tempo real para o banco emissor.  Prova disso é que o banco aceita o pedido de cancelamento e emite o talão de cancelamento como comprovativo da transação.

As boas práticas internacionais dizem, segundo as regras Visa, Mastercard, Amex e Diners, que os bancos emissores dos mesmos têm entre 24h a 48h para refletir o pedido de cancelamento no extrato/conta do cartão.

Sempre que se verificarem exceções ao cumprimento dos prazos acima mencionados, o titular do cartão deverá contactar deverá contactar a Guerin para customerrelations@guerin.com.pt e solicitar o comprovativo de cancelamento e remetê-lo para o seu banco emissor.

Tive um acidente com a viatura de aluguer, como devo proceder?

Deverá preencher a declaração amigável fornecida com a documentação do contrato, tendo atenção para o devido preenchimento da mesma. É importante que todos os campos estejam corretamente preenchidos e que a declaração esteja assinada pelas partes intervenientes no sinistro, para que o mesmo possa ser reclamado à companhia de seguros.  Sempre que exista desacordo entre as partes deverão ser chamadas as autoridades competentes para elaboração de um auto policial.

Em ambos os casos, o condutor deverá entregar toda a documentação relativa ao sinistro que tenha em sua posse numa estação Guerin. Deverá ainda ser facultado um contacto de e-mail no contrato de aluguer para que a informação relativa à conclusão do processo possa ser enviada de uma forma mais rápida.

Quanto tempo demora até ter resposta sobre o processo de sinistro?

Os processos em que a "Declaração Amigável” tenha sido devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes, têm a sua conclusão em 30 dias úteis, podendo, sempre que existam dúvidas por parte das companhias de seguro, prolongar-se para além do prazo habitual.

É necessário lavar e abastecer a viatura antes da devolução?

Sim, a viatura deve ser devolvida nas mesmas condições da entrega. Todas as informações necessárias constam na folha de estado/ contrato que é entregue no início do mesmo. O não cumprimento das condições implicará custos adicionais.
Todos os nossos veículos são entregues ao Cliente com o depósito de combustível totalmente abastecido e deverão ser entregues nas mesmas condições. Caso não seja entregue nessas mesmas condições, iremos prestar o serviço de reabastecimento, cobrando o valor do combustível (que normalmente é superior ao preço das gasolineiras tradicionais) e a respetiva taxa de enchimento em vigor. 

No caso das lavagens poderá ter um custo adicional de acordo com os seguintes critérios:
- 1   -   31€ - Viaturas que apresentam sujidade fora do normal, como:
Restos comida, garrafas, lixo, papeis, fraldas, pelos de cão e areia apenas num estofo.
- 2   -   62€ - Mesmos danos referidos no ponto 1 + sujidade fora do normal na carroçaria (como por exemplo lama).
- 3   -   92€ - Manchas nos bancos, pelos de cão e areia em mais do que um estofo ou bagageira.

Preciso de abastecer a viatura, que combustível deve utilizar?

Deverá verificar essa informação no tampão do depósito de combustível. Caso a informação, excecionalmente, não esteja no local deverá contactar a GUERIN para que possa confirmar tal informação.

Atestei o veículo com combustível errado. O que devo fazer?

No caso de ter atestado o veículo com combustível indevido deverá parar de imediato o veículo e ligar para o serviço de Assistência em Viagem (através do contacto telefónico:  214 405 046).

A não paralisação da viatura poderá dar origem a problemas mecânicos e custos adicionais.

O abastecimento incorreto dará origem aos seguintes custos adicionais:
- 300€ + IVA relativos à limpeza do tanque de combustível
- Valor de abastecimento de um tanque completo (valor variável dependendo do combustível e veículo utilizado)

Posso fumar dentro das viaturas da Guerin?

Não se pode fumar no interior de todos os Veículos da GUERIN.

A verificação de indícios no veículo que evidenciem tal conduta determina o pagamento por parte do Cliente de uma penalização (150€).