Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Aldeias históricas de Portugal: conheça as mais famosas

Partilhar
As aldeias históricas de Portugal não o vão deixar indiferente. O nosso país tem o poder de deixar rendido por quem cá passa. Desde as praias às serras, os recantos portugueses não param de surpreender. No verão, as praias portuguesas veem os seus areais repletos de turistas. No inverno, a tendência é fugir para locais aconchegantes. E as aldeias históricas de Portugal são o destino ideal para nos sentirmos confortavelmente em casa. O frio pede uma bebida quente nas mãos e uma boa conversa em frente à lareira, o ambiente perfeito para ser vivido. 

Conheça as aldeias históricas de Portugal

Aldeia de Piódão

 

Em plena Serra do Açor, na Beira Litoral, está localizada uma das mais belas aldeias históricas de Portugal, a aldeia de Piódão. A sua disposição em anfiteatro é impossível não saltar à vista, assim como o contraste do azul das portas e janelas com o xisto. O cenário é de cortar a respiração. A simpatia e a forma como a população local acolhe por quem lá passa é também inigualável. O povo que se instalou na aldeia de Piódão, a partir do séc. XV, continua nos dias de hoje a semear e a pastar os seus rebanhos nos mesmos campos. 

A visita a esta aldeia histórica, que mais parece um conto de Natal, não pode terminar sem antes percorrer em redor da encosta. Na Eira, encontra uma vista que, nos atrevemos a dizer, é única no mundo. A Fonte dos lagares, o forno do pão, a capela de São Pedro, o museu (que funciona também como posto de turismo) e as ladeiras e escadarias presentes em cada recanto são pontos de paragem obrigatórios. 



Aldeia de Monsanto 


A aldeia de Monsanto é já conhecida como a "aldeia mais portuguesa de Portugal”.  Localizada no topo de uma elevação, com 758 m de altitude, quando observada do alto do castelo, as casas confundem-se com pedregulhos. 
Visitar este "Monte Santo” significa trocar a correria citadina pelo silêncio das ruas e ruelas. Esta pode ser a pausa ideal de quem vive na azáfama. 

Prepare-se para descobrir os encantos escondidos em cada esquina. Começando pelo Miradouro da Praça dos Canhões e terminando na aldeia histórica de Portugal. A Igreja Matriz, o Cruzeiro de São Salvador, o Chafariz da Fonte Nova e a Antiga Adega merecem lugar no seu roteiro. Não deixe nada por visitar. 
Quando o calor aperta, as festas populares enchem a aldeia de vida e as praias fluviais de pessoas da aldeia e de fora. Não perca oportunidade de visitar a "aldeia mais portuguesa de Portugal”.





Aldeia de Xisto Lousã


As aldeias de Xisto, em Lousã, são perfeitas para uma escapadinha de fim de semana. Aqui, a única conexão é com a natureza. Para um roteiro de dois dias sugerimos alugar carros em Portugal com a Guerin e desta froma percorrer 5 das mais emblemáticas aldeias. Haverá melhor maneira de se aproximar aos costumes e tradições dos locais se não convivendo com eles?

As pessoas não são muitas, mas animais há bastantes e sempre prontos para serem acarinhados. Não pode retornar à sua rotina citadina sem antes passar pelas aldeias históricas de Portugal de: Casal Novo, Chiqueiro, Talasnal, Cerdeira e Candal. Cada uma delas transportam-nos para outra dimensão, longínqua, onde lidera a paz e o sossego. E embalam-nos na tranquilidade da natureza que as rodeiam.  Cada canto destas é único e inesquecível, o retorno é garantido. 




Viaje pelas aldeias históricas de Portugal com a Guerin 


Viajar pelas aldeias históricas de Portugal é partir numa experiência ao seu ritmo. Faça de si a sua prioridade e abrande. Alugar carros em Portugal é com a  Guerin. Temos o carro ideal para qualquer que seja a sua aventura. Independentemente da estação, aproveite em grande esta oportunidade, sempre com a Guerin do seu lado.





Partilhar
Ver todos posts do Blog