Dicas de condução

Qual é a idade mínima para alugar carros?

#Código da estrada, #Condução segura Qual é a idade mínima para alugar carros?

No conceito do aluguer de viaturas, em qualquer parte do mundo, existe a possibilidade de ser aplicada uma idade mínima para alugar carros, bem como uma idade máxima. Normalmente existem taxas adicionais, associadas à reserva, que dependem do país, empresa, tipo e categoria do carro de aluguer. A Guerin convida-o a conhecer tudo sobre esta noção, para que esteja preparado para qualquer cenário!

 

Idade mínima para alugar carros

Existem países onde é possível alugar a jovens condutores na condição de aplicarem uma taxa extra à reserva, consoante o país, empresa, tipo e categoria do veículo. Geralmente, é possível alugar um carro a partir dos 18 anos, mas é mais simples alugar a partir dos 26 anos, visto que antes se podem sujeitar à taxa adicional. É igualmente importante que a carta de condução seja válida há pelo menos um ano.

 

Idade máxima para alugar carros

Apesar de não ter sido abordado até bem recentemente, o limite de idade tem vindo a ganhar algum relevo no mundo do aluguer de viaturas. O objetivo principal é a redução de riscos para condutores mais seniores. É desaconselhado que os condutores de 75 ou mais anos de idade façam uma reserva, ainda que a maioria dos países europeus ainda não empregue essa regra. Nas empresas em que esta condição é aplicada, pode ser pedida uma taxa extra, ,a requisição de um atestado médico ou uma carta da companhia de seguros.

 

Informações a reter sobre limite de idades:

 

Limite dependente das empresas de aluguer

contrato-aluguer

Cada empresa de aluguer de carros tem o poder de determinar quem aluga um carro, podendo definir as suas próprias regras, restrições e limites de idade.

 

Limite dependente dos regulamentos do país

Cada país tem as suas regras de condução, que são de cumprimento obrigatório. Com isso em mente, a empresa de aluguer adapta essas mesmas regras, com o conceito da idade mínima para alugar carros. Em Portugal, a idade mínima é de 21 anos, com 1 ano de experiência de condução para o grupo Económico; a partir dos 25 anos, e com 3 anos de experiência de condução será para os restantes grupos.

 

Pagamento de taxa e seguro extra conforme a idade

Existe a possibilidade de ser aplicada uma taxa adicional à reserva, caso exista um limite da idade do condutor que pretender alugar um carro.

 

Limitação do aluguer de certos veículos ou categorias de veículos

As empresas de aluguer de viaturas reservam-se no direito de restringir o acesso a veículos de luxo, e outras categorias, a condutores com idades inferiores a 26 anos. Os veículos das categorias minivan e económica apresentam menos limitações alocadas à idade.



Conheça a idade mínima para alugar carros na Guerin

Na Guerin, a idade mínima para alugar carros é de 21 anos, com exceção de veículos dos grupos G, H, L, N e O, onde a idade mínima é de 25 anos. Todos os condutores, com carta de condução há mais de 1 ano, mas com idade inferior a 21 anos podem conduzir um veículo Guerin, mediante pagamento de suplemento adicional. A "Taxa de Condutor Jovem” só é aplicável apenas para os grupos MINI, C, P, E, E1, J e J1. Estas e outras questões podem ser encontradas na secção das perguntas frequentes da Guerin!