Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

10 Dicas para passar no exame de condução: conheça as melhores

Partilhar
Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas para passar no exame de condução. Com a parte teórica arrumada, está na hora de começar a pensar na prática. Apesar de todas serem fundamentais para que tenha sucesso no exame de condução, manter a tranquilidade e a calma é a dica que mais ajudará. Preparado? Pé no travão para, primeiro, conhecer algumas dicas infalíveis. 


Rever o código da estrada

Durante o exame de condução podem ser feitas perguntas sobre mecânica. Sabia que podem pedir para que abra o capô do carro e indique o sítio de determinados componentes? Por esta razão, é importante rever as aulas de código para estar preparado para possíveis perguntas que possam ser feitas pelo examinador. Vá folheando o livro de código, para que nada falhe. E continue a ler as dicas para passar no exame de condução








Praticar com antecedência 

Não guarde as aulas todas para a véspera do exame. Vá tendo aulas, com tempo, para que possa absorver todos os conhecimentos sem pressa. Assim, consegue praticar várias situações e estar mais à vontade nos diversos momentos do exame. Esta é uma dica infalível para passar no exame de condução.

Comprar aulas extra 

Esta é uma das dicas para passar no exame de condução que lhe pode ser mais útil. A prática ajuda à perfeição. Se depois de fazer todas as aulas a que tem direito, ainda não se sentir preparado, não hesite em comprar mais algumas lições para aperfeiçoar algumas técnicas. Assim, vai sentir-se mais seguro no dia do exame e tudo correrá bem. 

Conduzir apenas o carro da escola

Conduzir com alguém que não seja o seu instrutor profissional, pode levá-lo a adotar um estilo de condução que não corresponde às melhores práticas e isso pode prejudicar o seu exame. Se ainda não se sentir seguro relativamente à sua condução, deve falar com o seu instrutor para agendar algumas aulas extra. 

Estudar trajetos

Por norma, os instrutores dão algumas indicações dos possíveis trajetos a serem percorridos no exame. Nesses momentos, esteja com a máxima atenção a todos os pormenores e possíveis erros que possa cometer. Na véspera do exame, peça a alguém para percorrer consigo o possível trajeto do exame, para se acostumar aos sinais de trânsito, eventuais obras ou alterações que possam ocorrer na via. 






Adaptar o veículo a si

Esta parte que antecede ao exame, pode ditar a qualidade da sua performance. O banco demasiado próximo ou afastado causa um desconforto que será refletido na sua condução. Mal entre no carro, não se esqueça desta dica, adapte o banco ao seu corpo e os espelhos à sua visão. Conduza com as duas mãos no volante e posicione-as nas 10h e 10 minutos. 

Conduzir de forma defensiva 

No exame, conduza com calma e devagar, de forma preventiva. É preferível ouvir os outros carros a queixarem-se do que o examinador. Assim, assinale sempre as mudanças de trajetória, respeite os limites de velocidade, não tenha medo de travar e não se esqueça de reduzir para segunda ao entrar numa rotunda. Siga estas dicas e passe no exame de condução com todo o mérito.

Manter a calma 

Sabemos que é extremamente difícil pôr isto em prática, no entanto, esta é uma das mais importantes dicas para passar no exame de condução: mantenha-se calmo. Tente abstrair-se do facto de estar a ser avaliado, de modo que os nervos não afetem negativamente a sua prestação. 

Estar atento ao ambiente envolvente

Na estrada, nunca está sozinho. É fundamental que esteja atento a tudo que o rodeia e que possa interferir na sua condução. Esteja atento à movimentação das pessoas, aos sinais de trânsito e aos restantes carros. 






Manter-se positivo 

Se vai para o exame com o pensamento de que não vai passar, mais vale adiar. Se não se sente preparado, peça mais aulas ao seu instrutor. Tente afastar este pessimismo que o deixa inseguro. Depois desta fase, terá a liberdade que tanto deseja, foque-se nisso. 

Viagens memoráveis com a Guerin

Agora que já conhece as melhores dicas para passar no exame de condução, não tarda faz-se à estrada. Depois do exame de condução, prepare-se para viagens infindáveis com a Guerin. Uma road trip de uma ponta à outra do país ou uma rota mais pequena como a N16, são boas opções para avançar para a estrada. O carro, tem-no sempre pronto na Guerin. Agora, só falta estar pronto para enfrentar o seu primeiro desafio à frente de um volante, conheça os carros para alugar da Guerin e viaje connosco. 






Partilhar
Ver todos posts do Blog