Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Férias na neve: o destino perfeito em Portugal

Partilhar

A chegada do frio, das chuvas e da neve pode ser motivo para calçarmos umas pantufas e passarmos o fim de semana no sofá, mas também pode ser uma oportunidade fantástica para umas férias na neve, praticar esqui ou outros desportos de inverno, ou simplesmente ficar a assistir ao manto de neve cobrir as mais belas paisagens do nosso país.

 

A apenas 240 km da cidade do Porto e a cerca de 294 km da capital, mas subindo a uns impressionantes 1.993 metros de altitude, vai encontrar o cenário mais do que perfeito para as suas férias na neve este inverno.

Descubra aqui o melhor destino para umas férias na neve sem sair de Portugal!

 

Serra da Estrela: o destino ideal para umas férias na neve

Seja bem-vindo à Serra da Estrela!

O Parque Natural da Serra da Estrela é uma reserva ecológica com cerca de 100 mil hectares sendo a maior área protegida em solo português. Está localizado nos distritos de Castelo Branco e da Guarda, estendendo-se pelo território de seis concelhos, Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Se procura uma experiência de neve completa com parque natural, estância de esqui e possibilidade de fazer snowboard não procure mais, encontrou o seu destino ideal.

A melhor forma de lá chegar é de carro. Alugar um carro em Portugal pode ser uma boa alternativa. Recomendamos um SUV ou um todo-terreno preparado para a neve para que possa aventurar-se a subir a montanha por estradas secundárias e menos frequentadas.

Esquiar na estância de esqui da Serra da Estrela

Este é o único sítio em Portugal onde pode praticar esqui na neve mas também pode experimentar outros desportos ou divertimentos como andar de trenó e fazer snowboard. Existem 9 pistas com sistemas adequados de apoio e com diferentes níveis de dificuldade.

A estância oferece aulas práticas, em grupo ou individuais para quem ainda se está a estrear neste desporto de inverno e também não precisa de se preocupar com o equipamento porque pode alugar tudo o que precisa: pranchas, esquis, bastões e botas.

 

teleférico na Serra da estrela



Fazer a rota no teto de Portugal Continental

Reserve uma tarde para explorar a beleza extraordinária do planalto superior da serra da Estrela e faça o trajeto automóvel circular, por estradas de alcatrão, com a extensão de 117 km, que atravessa principalmente Manteigas e Seia.

Este trajeto chama-se rota do teto de Portugal Continental e permite acrescentar uma vivência cultural imperdível às suas férias na neve. Ao completar o percurso vai poder visitar locais como os vales glaciares do Zêzere e de Alforfa, o vale de Rossim, o planalto da Torre, as Penhas Douradas, a Nave de Santo António, o Covão da Ametade, os Cântaros, a Lagoa Comprida e a cascata e fonte Paulo Luís Martins.

A toda a sua volta vai encontrar abrigos de pastores e casas construídas em pedra de granito, pedra abundante em toda esta região. As pastagens de montanha, as aldeias históricas, os socalcos e os campos de centeio que caracterizam a paisagem estarão cobertas de neve e são de uma beleza incomparável.



Saboreie a boa gastronomia e petiscos da região

Já ouviu falar do caldudo? Vai poder provar este caldo de castanhas piladas (secas e sem pele) mas não perca também a oportunidade de se deliciar com os enchidos, a broa de centeio ou de milho e o mais do que famoso queijo da Serra que sabe ainda melhor no seu local de origem.

Ao almoço ou jantar não pode perder a lambicada de cabrito. Talvez prefira um cozido à serrana, umas febras de porco em vinha d’alhos ou um borrego guisado. Se preferir peixe, não estando numa terra de peixe, pode sempre experimentar o sabor de umas belas trutas à moda de Manteigas. Este prato surgiu quando os pastores desta região pescavam nas águas do Rio Zêzere, belíssimas trutas e as preparavam logo de imediato enquanto guardavam os seus rebanhos.

Estes são os principais ingredientes que vai precisar para passar as férias na neve mais inesquecíveis. Poderá encontrar também muitas outras dicas aqui. Agora, já pode dizer: neve, espera por nós!

 Estrada com neve- Serra da Estrela



Precisa de carro?

Se precisar de um carro mais adequado às estradas da montanha e à neve, ou se vai fazer férias com um grupo alargado de amigos, tem uma vasta gama de modelos na Guerin para alugar sempre ao melhor preço. Pode fazer o seu check-in online e evitar filas de espera!

Se optar por fazer as suas férias na neve na Serra da Estrela, saiba que tem uma estação Guerin próxima, onde pode fazer o seu aluguer de carros na Covilhã ou pedir assistência em tudo o que precisar durante a viagem.

E agora, já só nos resta desejar-lhe uma boa viagem!

 



Partilhar
Ver todos posts do Blog