Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Divirta-se com as 10 melhores festas de verão em Portugal

Partilhar

A festa faz parte da cultura portuguesa, no verão, no entanto, é ainda mais do que isso. Durante 3 meses animados, a festa é a cultura portuguesa. Agarre neste roteiro e viaje com a Guerin pelas 10 melhores festas de verão, romarias e feiras que Portugal tem para oferecer. De norte a sul, sem esquecer as ilhas, temos festas típicas, festas menos convencionais, festas de interior e festas em pleno mar. 

Para quem procura festejar em família, ou com amigos, a alegria do calor começa na estação Guerin mais perto de si.


10 Festas de verão de norte a sul do país para conhecer


 

1. Senhor de Matosinhos: o verão chega em boa hora 

Uma boa festa de verão tem foguetes, canas, palcos, diversões, roulottes, procissões, tem cheiro a sardinha assada e gosto a mar. As festas do Senhor de Matosinhos podem não pertencer tecnicamente a esta estação, mas são o aperitivo perfeito para um verão tipicamente português. Antes de arrancar rumo a esta, que é uma das mais famosas festas religiosas do norte do país, deixamos uma curiosidade. Segundo lendas e relatos históricos, a imagem de cristo que pode ser vista na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, foi esculpida por um contemporâneo de Jesus, Nicodemos, que terá assistido à sua morte. Foi considerada por muitos como a imagem que melhor reproduzia a face de cristo. 

Quando acontece? Todos os anos entre o fim de maio e o início de junho

Onde? Matosinhos, Porto

2. Santos Populares: viva o Santo António, viva o São João

Em junho estendem-se os dias e as festas de verão, que são tantas, de norte a sul do país. A tríade: Santo António, São João e São Pedro dá o mote para a alegria que contagia Portugal inteiro durante 3 semanas. Estas são festas que se celebram pelas ruas de bairros populares e que se destacam pela exuberância das decorações coloridas e pela veneração da sardinha, o estandarte gastronómico essencial à folia do mês de junho.

O arranque acontece em Lisboa, com o Santo António. Aqui, o percurso das festas pede paragem obrigatória nas Marchas Populares da Avenida da Liberdade e nos bailes típicos nos bairros mais carismáticos, como Alfama, Bica, Madragoa, Mouraria e Graça.

Rumo ao norte, junho leva-nos à alegria desenfreada do São João do Porto e de Braga. Se no Porto a noite de São João se desfaz em sardinhas, marteladas e constelações de balões iluminados, em Braga a festa chega ainda mais alto, à escala dos cabeçudos e da grandeza das tradições.

A viagem pelas festas dos santos populares termina ao sabor do São Pedro, que se celebra em proporções carnavalescas na Póvoa de Varzim, em Sintra e em Évora, entre outras localidades.

Quando acontece? De 12 a 29 de junho

Onde? De norte a sul de Portugal


Santo António em Lisboa



3. Festas de São Vicente: na Madeira, até a Laurissilva sai à festa

Na costa norte da Madeira, esconde-se uma das melhores festas de verão da ilha. Em agosto, a alegria de São Vicente faz-se ouvir desde o frio vulcânico das grutas, aos picos mais verdes das escarpas. Com concertos, bailes, danças e sabores, esta é uma paragem essencial para conhecer um dos lados mais tradicionais da região autónoma da madeira. 


Quando acontece? agosto

Onde? Concelho de São Vicente, Madeira


4. Semana do Mar: a diversão dá à costa na ilha do Faial

Há mais de 40 anos que, quem gosta de tudo o que tem a ver com o mar, e não só, solta as velas e ruma aos Açores. Entre o verde dos prados e o extenso azul do Atlântico há uma festa que faz fervilhar o verão. Na Semana do Mar do Faial dão à costa regatas de iates e de baleeiros, a melhor gastronomia, tons de música variada, tradições, folclore e exposições. 

Uma semana à beira mar, sobre o mar e a mergulhar no mar. 


Quando acontece? agosto

Onde? Horta, Ilha do Faial


5. Viagem Medieval em Terra de Santa Maria: Ir ao passado, passar o verão

O Verão pede festa, mas já imaginou como se festejava esta estação nos tempos medievais? Não precisa de imaginar muito, basta arrancar para Santa Maria da Feira, que, em Agosto, volta atrás no tempo, transformando-se num autêntico museu de experiências vivas. Aqui, pelas ruas adereçadas a rigor, surgem inesperadas recriações históricas, as tabernas são muitas e convidativas, assim como os mercados e os ateliers de ofícios de outrora. Convém estar alerta, correm por terras de Santa Maria cavaleiros à procura de defender o reino.


Quando acontece? agosto 

Onde? Santa Maria da Feira



6. Senhora da Agonia: em Viana o verão festeja-se com o coração

Uma festa de verão verdadeiramente grandiosa celebra-se em todos os palcos. O primeiro desta festa é o palco religioso, seguido pelo etnográfico, musical, gastronómico e cultural. Festejar a magnífica romaria da Senhora da Agonia, em Viana, é sentir o Minho no seu estado mais puro. Ele está em todo lado nesta festa, nas cores vivas dos trajes tradicionais, no artesanato, no cantar português e nas procissões e tapetes de flores que bordam as ruas de Viana do Castelo, com beijos dourados.


Quando acontece? agosto

Onde? Viana do Castelo

7. Festa dos Tabuleiros: equilíbrio, alegria e muita cor em Tomar

Camadas de diversão esperam por si em Tomar, na Festa dos Tabuleiros. Este evento, que acontece apenas de 4 em 4 anos, conta com uma particularidade invulgar, um desfile de jovens raparigas, que equilibram grandes tabuleiros de pães e flores, sobre as suas cabeças. 

Cada tabuleiro desta festa de verão deve ter a mesma altura que a rapariga que o transporta. Nele, estão empilhados 30 pães com uma forma especial. Esta estrutura festiva é depois decorada com flores e rendas, antes de ser posta à cabeça da sua dona. Cada rapariga conta com a ajuda de um rapaz, lado a lado, entram em Tomar centenas de pares com tabuleiros. É uma vista inesquecível. 


Quando acontece? julho

Onde? Tomar


8. Feira de São Mateus: há séculos que não via uma festa tão grande

Este verão pode assistir a uma festa com 630 anos. É isso mesmo, 6 séculos de experiência a criar palcos de diversão inesquecível, em pleno planalto de Viseu. 

A grandiosa Feira de São Mateus estende-se ao longo de 30 dias e conta com uma programação rica e variada. Muitos os concertos de artistas nacionais e internacionais, diversões, gastronomia e, claro, naquela que é considerada a guardiã das festas de verão do país, há muito espaço para o comércio.


Quando acontece? De agosto a setembro

Onde? Viseu




9. Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem: Ver o mar brilhar à noite, em Peniche

Nada melhor do que uma viagem a Peniche, para celebrar a padroeira dos pescadores e dos viajantes. Estamos, à partida, perante os ingredientes de uma típica festa de verão: o contexto religioso, concertos, arraiais e muita sardinha. No entanto, a Festa da Senhora da Boa Viagem tem um outro ingrediente especial, que apenas é revelado com o cair da noite. Uma procissão noturna de barcos percorre a baía sul da península de Peniche. São dezenas de barcos, grandes e pequenos, de pesca e de recreio, que carregam os andores com os santos de todas as freguesias, iluminados com cores que cintilam pelas águas, numa dança iluminada. 

Vale uma boa viagem para ver este espetáculo.


Quando acontece? julho e agosto

Onde? Peniche


10. Feiras Novas: para fechar o verão, o que há de novo em Ponte de Lima?

Para terminar o verão, que tal mais uma romaria? Mas desta vez damos mesmo tudo, naquela que já foi apelidada de "maior congresso ao vivo da cultura portuguesa”, as Feiras Novas de Ponte de Lima. É aqui, em pleno Minho, que as ruas se acendem em rusgas e cantares que desafiam quem passa. Há música, sabores irresistíveis e a alegria do sorriso de quem fica feliz por nos ver. Não há lugar melhor para brindar ao fim do verão, numa festa que encanta todos.


Quando acontece? setembro

Onde? Ponte de Lima





De festa em festa, a Guerin acompanha o ritmo do verão

As festas de verão são a melhor forma de descobrir a cultura Portuguesa. Prepare os meses mais alegres do ano, pelo caminho passe pelos melhores destinos de férias em Portugal com melhores praias a ver. A Guerin segue consigo, escolha o carro para alugar que combina consigo, muitas opções para quem viaja em família ou com amigos, avance para a Guerin reservas e comece a festa do verão.





Partilhar
Ver todos posts do Blog