Melhores destinos

Viaje no tempo com 10 castelos de Portugal!

Viaje no tempo com 10 castelos de Portugal!

Portugal é um país cheio de história de norte a sul, que demonstra a glória dos nossos antepassados. Temos monumentos considerados maravilhas nacionais, do qual fazem parte alguns dos castelos de Portugal! Nesse contexto, a Guerin tem o prazer de apresentar uma lista de 10 castelos de Portugal com o maior impacto histórico. Escolha os seus castelos favoritos e comece a organizar um roteiro para os visitar, com a ajuda da Guerin onde pode alugar o carro adequado para estes passeios!

 

Conheça os Castelos de Portugal

 

1. Castelo de São Jorge, Lisboa

castelo-sao-jorge 

Situado no centro de Lisboa, o Castelo de Jorge foi originalmente uma fortificação do período islâmico. Conquistado pelo primeiro rei de Portugal em 1147, o castelo teve o seu impacto como centro administrativo do reino, onde serviu de Paço Real para abrigar o rei e toda a sua corte. Foi aqui que foram proclamados os reis do país desde o século XIV até ao século XVI. Desloque-se até à estação de Alfragide e visite este castelo emblemático!

 

2. Castelo de Óbidos, Óbidos

castelo-de-obidos 

Localizado em Santa Maria, o Castelo de Óbidos e todo o conjunto urbano da vila encontram-se classificados como monumento nacional. A partir de 1932 o mesmo fez parte das primeiras intervenções de consolidação, reconstrução e restauro depois do terramoto de 1755. Visite a estação Guerin nas Caldas da Rainha e tenha uma experiência inesquecível no Castelo de Óbidos!

 

3. Castelo de Silves, Algarve

 castelo-de-silves

O castelo de Silves é localizado no sul de Portugal, na zona Algarvia, e é considerado um dos maiores e mais bem preservado castelo do país. É um exemplar típico da arquitetura militar islâmica, e foi alvo de vários cercos por parte dos portugueses, tendo sido finalmente tomado por D. Afonso III, já no século XIII. Alugue um carro na estação de Portimão e desloque-se a este castelo!

 

4. Castelo de Monsaraz, Évora

castelo-de-monsaraz

Localizado em Évora, o castelo de Monsaraz desfruta de uma vista privilegiada para a barragem do Alqueva e foi essencial na linha de defesa da fronteira com o reino de Castela. As fortificações e todo o conjunto intramuros da vila de Monsaraz encontram-se classificados como Monumento Nacional, por decreto publicado a 2 de Janeiro de 1946. Visite a nossa estação em Évora e desfrute de toda a história por detrás do Castelo de Monsaraz!

 

5. Castelo de Guimarães, Guimarães

 castelo-de-guimaraes

O Castelo de Guimarães data do século IX e é reconhecido como o berço de Portugal, e o local de nascimento do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Este Castelo está ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal. O castelo de alta conservação encontra-se aberto para visitas, por isso aproveite a nossa estação Guerin em Guimarães e venha conhecer um ícone de Portugal.

 

6. Castelo dos Mouros, Sintra

 castelo-dos-mouros

O Castelo dos Mouros, conhecido também como Castelo de Sintra foi originalmente construído quando Sintra ainda era território muçulmano até ficar nas mãos dos portugueses no século XII. Em 1995, a região de Sintra foi declarada Paisagem Cultural e Património Mundial pela Unesco. Desloque-se até à estação do Cacém e desfrute de um passeio até ao Castelo de Sintra!

 

7. Castelo de Tomar, Santarém

castelo-de-tomar 

O Castelo de Tomar chegou a ser a sede da Ordem dos Templários, os protetores da primeira capital do Reino de Portugal. Composto por construções do século XII, este Castelo é o património mundial da UNESCO. Desloque-se à estação de Leiria, e aproveite um fim-de-semana para conhecer Tomar e um castelo cheio de história!

 

8. Castelo de Santa Maria da Feira, Aveiro

castelo-santa-maria-da-feira 

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos melhores exemplos da arquitetura militar medieval no país. Restaurado em 1940, também foi um dos baluartes mais importantes para a independência do país. Aproveite a estação em Santa Maria da Feira e visite este castelo e todas as histórias que tem para contar.

 

9. Castelo de Bragança, Bragança

 castelo-braganca

O Castelo de Bragança representa um dos mais conservados e imponentes castelos em Portugal. Construído em 1187 e restaurado em 1930, tem uma vista deslumbrante para as serras de Montesinho, de Sanabria, de Rebordões e a de Nogueira do alto da Torre da Homenagem. Aproveite a estação de Bragança e alugue carro para se deslocar a este Castelo e admirar todas as suas características!

 

 

10. Castelo de Penedono, Viseu

castelo-penedono 

Também conhecido como Castelo do Magriço, o Castelo de Penedono situa-se no topo de uma rocha, a 947 metros de altura. Triangular, pequeno e fortificado, foi construído no século X e reconstruído no século XVI. De acordo com visitantes, aconselha-se a visitar este Castelo no fim do dia, aquando o pôr-do-sol, para usufruir da vista. Passe pela estação de Viseu e aproveite para visitar este sítio tão especial!

 

Agora que conhece estes belos castelos de Portugal, conte com a Guerin para o conduzir por um roteiro cheio de história, com paisagens de cortar a respiração! Vá à estação mais perto de si, escolha o carro adequado ao roteiro que fizer, que nós tratamos de tudo.

Estações Guerin

Viseu

Tel. +351 232 423 794 Reservar detalhe

Santa Maria da Feira

Tel. +351 256 100 236 Reservar detalhe

Portimão

Tel. +351 282 105 212 Reservar detalhe

Leiria

Tel. +351 244 814 073 Reservar detalhe

GUIMARÃES

Tel. +351 253 520 288 Reservar detalhe

Évora

Tel. +351 266 700 294 Reservar detalhe

Caldas da Rainha

Tel. +351 262 831 650 Reservar detalhe

Cacem

Tel. +351 214 262 555 Reservar detalhe

BRAGANCA

Tel. +351 273 323 193 Reservar detalhe

Alfragide

Tel. +351 214 183 115 Reservar detalhe