Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

Neve em Portugal: dicas de condução infalíveis

Partilhar
Para ver neve em Portugal precisa de ir, por exemplo, até à Serra da Estrela ou a Bragança. Uma escapadinha de inverno vem mesmo a calhar nesta altura. Antes de se fazer à estrada com a Guerin, conheça os cuidados a ter ao conduzir com neve.
 


montanha com neve na Serra da Estrela
 

6 dicas de condução segura com neve em Portugal

1. Ligar os médios 

Pode estar a circular durante o dia e pode até sentir que ligar os médios não vai fazer a diferença mas, mesmo assim, ligue-os. Desta forma, os restantes condutores conseguem identificá-lo mais facilmente. Esta é uma ação tão simples, mas que pode impedir um acidente. Não se esqueça, na estrada nunca está sozinho.  
 


carros a circular na estrada com neve
 

2. Conduzir devagar e manter a distância de segurança

Conduzir com gelo ou neve em Portugal exige que reduza, em muito, a velocidade. Tal como acontece com a chuva, quando neva, devemos circular mais devagar e manter uma distância de segurança ainda maior. 
Se se deparar com gelo na estrada, tenha cuidados redobrados, pois pode ser preciso 10 vezes mais tempo para travar o carro. A pressa é a sua maior inimiga na estrada.


3. Evitar movimentos bruscos 

Conduzir na neve pode ser um desafio. Circular devagar e manter a distância de segurança, muitas vezes, pode não ser o suficiente. É fundamental não fazer movimentos bruscos para não perder o controlo do carro. 
Com uma manobra mais repentina pode derrapar, ficar preso ou algo pior. O carro pode-se comportar de forma totalmente imprevisível. Todo o cuidado é pouco. 

 

carro a circular numa estrada com curvas
 

4. Em caso de derrapar, não entre em pânico 

O piso escorregadio é o pior inimigo dos condutores. Se sentir o carro a derrapar, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Tenha em mente todas as dicas já referidas e tente utilizar a direção de forma suave. Nunca tire as mãos do volante e não faça travagens bruscas. 


5. Tirar o gelo do vidro 

Nos dias de inverno mais rigorosos é normal formar-se uma camada de gelo no vidro do carro. Para isso, nós temos uma dica infalível: basta colocar água fria ou, no caso de não ter, ligar o ar condicionado. E não se esqueça: prevenir é melhor que remediar. Tenha sempre um kit de sal no carro. 


6. Esperar o inesperado 

Nevar em Portugal não é algo que aconteça com frequência. Lembre-se que nunca está só. Assim, tente manter o máximo de distância, virar com cuidado e estar alerta. Os restantes condutores podem não ter tomado as precauções necessárias para conduzir na neve. Vá com cuidado e aproveite os destinos de inverno de Portugal.

A pensar em si e na sua viagem à neve, a Guerin disponibiliza uma série de produtos complementares que o permite andar mais protegido. Escolha o produto Proteção do Condutor e dos seus Ocupantes e viaje mais seguro e com menos preocupações.


Viagem à neve com a Guerin 

O inverno também pode significar escapadinhas em família ou com amigos. Basta ter cuidados redobrados e seguir os conselhos da Guerin para uma viagem à neve segura. Escolha o carro para alugar da vasta frota da Guerin que melhor se adequa à sua viagem e parta à aventura. O próximo destino é a neve.   


Partilhar
Ver todos posts do Blog