Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Não sabe o que fazer em Fátima? Descubra os 10 principais locais de passagem

Partilhar

Dia 13 de Maio assinala-se uma das datas mais importantes na história de Portugal, o dia da Nossa Senhora de Fátima. Ao longo do ano e especificamente nesta data, o Santuário de Fátima recebe cerca de 6 milhões de visitantes. Localizado em Cova da Iria, o Santuário tem origem nas aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917. A Guerin convida-o a descobrir tudo o que fazer em Fátima!

 

10 coisas para fazer em Fátima

 

1. Basílica de Nossa Senhora do Rosário – Santuário de Fátima

basilica-nossa-senhora-rosario

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é a igreja mais antiga do Santuário de Fátima, tendo sido inaugurada em outubro de 1953. Foi erguida no exato local em que os três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, viram o primeiro sinal da Nossa Senhora, em maio de 1917. Também poderá ver os túmulos dos pastorinhos nesta Basílica.

 

2. Basílica da Santíssima Trindade – Santuário de Fátima

basilica-santissima-trindade

Do lado oposto da Nossa Senhora do Rosário, fica a nova igreja do Santuário, a Basílica da Santíssima Trindade. Inaugurada em 12 de outubro de 2007, tem uma aparência mais moderna, assemelhada a um auditório, que tem o objetivo de receber pessoas de todas as religiões e crenças.

 

3. Capela das Aparições – Santuário de Fátima

Construída em 1919, a Capela das Aparições fica no local onde estava a azinheira em que a Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos. Ao lado da capela fica a Sala das Velas, onde os visitantes podem comprar e acender velas para fazer suas preces.

 

4. Cruz Alta – Santuário de Fátima

cruz-alta

A atual Cruz Alta substituiu uma antiga construída em 1951, que foi doada ao Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada. A nova Cruz foi erguida em 29 de agosto de 2007, próxima da estátua de João Paulo II.

 

5. Casa dos Pastorinhos

Fora do complexo do Santuário, a Casa dos Pastorinhos fica a 2km de distância. Poderá visitar a casa de Lúcia, bem como a casa dos primos Francisco e Jacinta, de forma gratuita. Até às antigas casas terá de passar por um percurso denominado de Via Sacra, com várias capelas que representam a Paixão de Cristo.

 

6. Monumento aos Três Pastorinhos e Via Sacra de Valinhos

O monumento aos Pastorinhos fica na Rotunda Sul de Fátima em Valinhos, a 1km do Santuário. A partir desse monumento começa o percurso pedestre da Via Sacra, e leva à Capela dedicada a Santo Estevão, o Anjo da Paz, e as esculturas do Calvário.

 

7. Capela de Santo Estevão e Calvário Húngaro

A Capela de Santo Estevão e o Calvário Húngaro são a meta da Via Sacra dos Valinhos. O calvário revela um bonito estatuário instalado no terraço acima da capela. A capela foi construída em 1964 e reformada em 1994, incluindo mosaicos que representam as aparições na Cova da Iria.

 

8. Museu de Cera

O Museu de Cera é uma atração bastante mediática que inclui personalidades da história de Fátima. Além das estátuas de cera, em escala real, existem vários cenários que foram criados para contar um pouco da história da Virgem de Fátima, desde o aparecimento até à visita do papa João Paulo II.

 

9. Museu do Santuário de Fátima

Criado em 1955, o Museu do Santuário de Fátima expõe toda a arte sacra do santuário. Poderá também ver objetos de ofertas dos peregrinos, documentos históricos, artísticos e etnográficos e testemunhos de peregrinações.

 

10.  Monumento natural das pegadas de Dinossauros

monumento-natural-pegadas-dinossauros

Perto de Fátima está o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros fica na Serra de Aire, que integra o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. As pegadas foram encontradas em 1994, sendo que o monumento abriu em 1997. Os 20 vestígios de dinossauros existentes são os maiores e os mais antigos já encontrados, com mais de 1000 pegadas, com mais de 175 milhões de anos.

 

Alugue um carro com a Guerin e visite todos os locais memoráveis de Fátima!

Procura um carro para poder visitar todos os locais que Fátima tem para oferecer? Com a Guerin pode fazer isso sem preocupações. Apenas precisa de escolher a viatura que mais se adequa a si, desfrutar da sua visita e descobrir o que fazer em Fátima com as nossas sugestões! Seja através do aluguer de carros em Leiria ou através do aluguer de carros nas Caldas da Rainha, todos os caminhos levam a Fátima.




Partilhar
Ver todos posts do Blog