Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Praias fluviais de Portugal: conheça as 20 praias que não pode deixar de visitar

Partilhar

Portugal tem praias paradisíacas, mas se o mar não é bem a sua onda, temos excelentes opções para si. A Guerin apresenta-lhe um roteiro pelas melhores praias fluviais de Portugal. De norte a sul do país, descubra as mais belas praias de água doce e mergulhe num novo destino, seja de férias ou já no próximo fim de semana!

 


As melhores praias fluviais de Portugal, no Norte:

 

1. Praia Fluvial das Azenhas – Vilar de Mouros 

A Praia Fluvial das Azenhas é banhada pelo Rio Coura, na freguesia de Vilar de Mouros. Em 2016, foi designada, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), como área balnear fluvial. A paisagem natural, com uma vasta vegetação, permite o contato direto com a natureza, enquanto vai a banhos. Bem perto, existe uma área de lazer, com um parque de merendas, tudo preparado para os melhores convívios. Faça-se à estrada, na estação Guerin em Braga pode alugar a sua viatura e visitar esta bela praia fluvial do Norte. 

 

 2. Praia Fluvial da Fraga da Pegada – Bragança

Localizada em Bragança, a Praia Fluvial da Fraga da Pegada é uma das praias com mais bandeiras azuis da Europa. A temperatura da água é, em média, de 22º. Aqui relaxamos ao sabor do vento, onde o windsurf é um dos desportos aquáticos mais comuns. Deixe-se levar e alugue uma viatura na estação da Guerin de Bragança para ter fácil acesso a esta praia única!

 

 3. Praia Fluvial do Azibo – Macedo de Cavaleiros

A praia fluvial da Ribeira do Azibo está situada nas margens da albufeira da Barragem do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros. É uma das 7 Maravilhas de Portugal e está equipada com todas as infraestruturas de apoio que precisa para passar uns dias incríveis em família. Alugue um carro na estação da Guerin de Bragança e aproveite ao máximo esta maravilhosa praia para praticar desportos náuticos.


 

 4. Praia Fluvial de Loriga – Seia 

A Praia fluvial de Loriga localiza-se no Parque Natural da Serra da Estrela, que fica em pleno vale glaciário de Loriga, onde os vestígios são ainda hoje visíveis. Com relevos acidentados, esta praia tem vistas de cortar a respiração. Aproveite para fazer diferentes atividades, como percursos pedestres e desportos em plena natureza. Para lá chegar, alugue uma viatura na estação da Guerin da Covilhã. É muito natural que vá adorar!  



 

 5. Praia Fluvial do Rabaçal – Valpaços 

Localizada em Valpaços, a Praia Fluvial do Rabaçal é um segredo transmontano muito bem guardado. Perfeito para um tempo longe da cidade, esta praia fluvial é ótima para fazer canoagem e para captar paisagens únicas. Dirija-se à nossa estação da Guerin em Bragança e visite esta praia especial por natureza. 


 

 6. Praia Fluvial do Alqueirão – Terras de Bouro 

A praia fluvial do Alqueirão está localizada na albufeira da barragem da Caniçada, a bacia hidrográfica do rio Cávado. Tem vários locais para o convívio ao ar livre, bem como para a prática de desportos radicais, além de um grande espaço para mergulhos. Aproveite a estação Guerin em Braga para deslocar-se a esta praia fluvial e aventurar-se com tudo o que tem para oferecer. Vamos?


7. Praia Fluvial de Adaúfe – Braga

A praia fluvial de Adaúfe é conhecida pela sua grande zona relvada, onde também se praticam vários desportos. Para além disso, pode usufruir de cascatas memoráveis e admirar um moinho antigo. Nesta praia pode relaxar à beira-rio ou aventurar-se nas rochas, para procurar o melhor sítio para dar um mergulho. Desloque-se até à estação Guerin em Braga, para poder explorar o melhor desta praia fluvial.


8. Fisgas de Ermelo – Mondim de Basto

As cascatas do Rio Olo ficam nas Fisgas de Ermelo e formam duas lagoas naturais, com um panorama de verão ideal. As Piocas de Cima e as Piocas de Baixo são duas maravilhosas praias fluviais selvagens de Portugal, em plena Serra do Alvão. Para chegar a este local precisa de percorrer uma parte do Trilho das Fisgas de Ermelo. Através da Guerin de Vila Real poderá alugar um carro e ficar mais perto desta praia fluvial.



9. Praia Fluvial da Congida – Freixo de Espada à Cinta 

Localizada nas margens do Douro e na fronteira com Espanha, a Praia Fluvial da Congida fica no Parque Natural do Douro Internacional. Pode usufruir de um bar à beira-rio, da piscina flutuante, do parque infantil e do cais de embarque para fazer passeios turísticos pelo Rio Douro. Dirija-se à nossa estação da Guerin em Bragança e visite esta praia!


10. Praia Fluvial da Lomba – Gondomar 

Junto à margem do Rio Douro, no concelho de Gondomar, encontra a Praia da Lomba. Com um bom equilíbrio entre areal e espaços verdes, aproveite para usufruir de um dia relaxante e delicioso, pois aqui também

 tem acesso a um bom parque de merendas. Alugue a sua viatura no Porto e aproveite um dia de sol, bem perto do centro da cidade!

 


As melhores praias fluviais de Portugal, no Centro:


 

1. Praia Fluvial das Fragas de São Simão – Figueiró dos Vinhos 

Integrada no Programa da Rede das Aldeias do Xisto, o acesso à Praia Fluvial das Fragas de São Simão é feito através de passadiços com paisagens de tirar o fôlego. Alugue uma viatura na estação da Guerin de Coimbra e visite esta praia tranquilamente!



2. Praia Fluvial do Lago Azul – Ferreira do Zêzere 

No concelho de Ferreira do Zêzere, pode conhecer várias praias sobre a albufeira da Barragem de Castelo de Bode: a Praia Fluvial da Castanheira ou a Praia Fluvial do Lago Azul. Divirta-se com a família ou amigos com os vários desportos náuticos, desde passeios de kayak, gaivota, mota de água até ao windsurf. Visite a estação da Guerin de Leiria e fique mais perto desta zona, para explorar todas estas atividades.


 3. Praia Fluvial de Olhos de Água – Alcanena

O nome da Praia Fluvial de Olhos de Água tem a sua origem nas características das suas águas límpidas e frescas. Faz parte de uma agradável zona de lazer, com área de merendas, um parque infantil e até um parque de campismo. Vá à nossa estação Guerin nas Caldas da Rainha e renda-se a esta famosa praia.



4. Praia Fluvial do Agroal – Ourém 

Localizada no concelho de Ourém está a praia fluvial do Agroal, uma das melhores praias fluviais de Portugal. Junto à maior nascente do Rio Nabão, encontra uma piscina fluvial onde com certeza vai querer relaxar. É conhecida por ter propriedades terapêuticas e benéficas para o aparelho digestivo e pele. Visite a estação da Guerin de Leiria ou Caldas da Rainha e conheça esta praia icónica.



5. Praia Fluvial do Gameiro – Mora 

Localizada no Parque Ecológico do Gameiro, a praia fluvial do Gameiro tem uma grande variedade de atrações e infraestruturas, como o parque de campismo e de merendas, o Fluviário de Mora para atividades desportivas e um parque infantil com uma esplanada. Poderá também passear no Passadiço do Parque Ecológico do Gameiro, com 1,5 quilómetros. Desloque-se à estação da Guerin de Évora e visite esta praia fluvial!



6. Praia Fluvial do Alamal – Santarém 

Com um caminho desafiante, a Praia Fluvial do Alamal é preenchida por vegetação e pelas vistas do Tejo e do castelo de Belver. É bastante procurada nos meses mais quentes e promete um areal extenso, bem como áreas de relvado promissoras. A partir da estação da Guerin de Leiria, poderá fazer uma breve viagem até a esta praia.



7. Praia Fluvial de Cardigos – Mação 

Com uma zona de relvado extensa, a Praia Fluvial de Cardigos também possui um pequeno areal com chapéus de palha. Pode ainda usufruir de churrasqueiras e de um parque de merendas para um dia inesquecível.  Desloque-se à estação da Guerin das Caldas da Rainha e descubra tudo o que esta praia tem para oferecer.





As melhores praias fluviais de Portugal, no Sul:



1. Praia Fluvial Pego do Fundo – Algarve 

Para além das praias icónicas que temos no Algarve, as praias fluviais também marcam presença. Alimentada pela ribeira da Cadavais, a Praia Fluvial Pego do Fundo tem um parque de merendas para conviver com família e amigos, bar, jardim e espaço para atividades desportivas. Na nossa estação Guerin em Portimão, poderá alugar uma viatura para passar um dia divertido nesta praia!


2. Praia Fluvial Tapada Grande – São Domingos – Mértola

Na Albufeira da Tapada Grande encontra a Praia fluvial da Mina de São Domingos. Com uma beleza natural única, pode observar diferentes espécies de vegetação, com espaços para relaxar. Para conviver entre família ou amigos, existe uma zona de mesas de piquenique e grelhadores. Na estação da Guerin de Évora pode alugar a sua viatura para visitar este local.

 

3. Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara – Odemira

Na Costa Vicentina existe também a praia fluvial da Albufeira de Santa Clara. Esta praia fluvial tem bandeira azul, chapéus-de-sol gratuitos, casa de banho, piscina flutuante e um enquadramento paisagístico que vai adorar observar. É possível praticar canoagem, kitesurf e windsurf. Alugue o seu carro na estação da Guerin de Sines e explore o tesouro por detrás desta praia!


 

Alugue uma viatura na Guerin e explore as praias fluviais em Portugal! 

Visite as praias fluviais do país através do aluguer de carros em Portugal na Guerin! Escolha a viatura mais adequada à sua viagem e deixe-se levar pela exploração de lugares idílicos de norte a sul.




Partilhar
Ver todos posts do Blog