Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

14 Parques Naturais em Portugal para explorar

Partilhar
Por mais que o nosso país seja conhecido pelas suas inúmeras praias de norte a sul, espalhadas ao longo de uma costa continental com mais de 940 km de extensão, o turismo do país passa também pelas paisagens de montanha e pelos vários parques naturais que Portugal dispõe.

Com destinos que continuam a preservar toda a sua beleza natural e demonstrando uma grande variedade de espécies de fauna e flora, uma das formas de os protegermos é classificando-os enquanto Parques e Reservas Naturais. Entra nesta viagem com a Guerin e fica a conhecer tudo o que há a ser explorado em 14 parques naturais de Portugal continental.



Parques Naturais em Portugal de norte a sul

Para todos os aventureiros e aqueles que amam alugar um carro em Portugal para viajar sem destino certo, embarcar numa viagem em direção a um parque natural será sempre visto como uma boa opção para férias ou para uma escapadinha de fim de semana, já que tranquilidade e natureza coexistem em harmonia. Por isso, prepare uma mochila, escolha um calçado confortável, pois prometemos que há muito a conhecer na nossa lista de parques naturais em Portugal.


parques naturais portugal: Fraga da Pena


O Norte inclui o único parque nacional do país, numa região demarcada por uma paisagem recheada de contrastes e que inclui alguns dos cenários mais reconhecidos de Portugal. Anote tudo o que tem para conhecer nesta zona do país.



1) Parque Nacional da Peneda-Gêres

Com uma extensão de cerca de 70 mil hectares, é o único parque nacional do país desde 1971, e é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Estende-se dos planaltos da Mourela ao de Castro Laboreiro, que inclui destinos bem conhecidos como o Soajo, Gerês, Peneda ou Amarela, dividido entre as regiões do Minho e do Barroso (Trás-os-Montes). 
Este é um dos parques naturais de Portugal mais conceituados, já que continua a albergar dezenas de aldeias de granito, que preservam os moldes das aldeias mais antigas. Aliás, nas zonas mais isoladas do parque, a vida selvagem vive no seu esplendor: podemos encontrar vários animais selvagens, como lobos, javalis, veados e cavalos, mas também várias espécies domesticadas, que no sossego do Gerês pastam durante meses.

2) Parque Natural do Alvão

Outro dos parques naturais de Portugal localizados no norte do país é o Parque Natural do Alvão, com uma extensão de cerca de 7 mil hectares, numa zona onde o granito impera. Tanto que em Vila Pouca de Aguiar, uma das tradições mais esperadas do ano é o "arrastão da pedra”, evento que junta cerca de 700 pessoas, das 14 freguesias do concelho, para juntas conseguirem arrastar um gigante bloco de granito com cerca de 12 toneladas.
Por aqui passa o rio Olo, onde localizamos uma das quedas de água mais conhecidas de Portugal: as Fisgas do Ermelo. Também é uma zona incrível para quem aprecia uma boa caminhada, com vários trilhos à espera de serem explorados, onde pelo caminho encontrará algumas espécies de plantas raras, como a orvalhinha ou a rorela (planta carnívora).
Se passar neste parque, não se admire se vir várias pontes com lobos desenhados: são passadiços criados especialmente para que os lobos ibéricos consigam cruzar a autoestrada sem grandes constrangimentos.

3) Parque Natural de Montesinho

Localizado na parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, a chamada Terra Fria Transmontana, o Parque Natural de Montesinho inclui a Serra da Coroa e a Serra de Montesinho, numa extensão de cerca de 74 mil hectares. 
Sendo um dos maiores parques naturais de Portugal, aqui a fauna e a flora proliferam em mais de 150 espécies de aves e lobo ibérico, mas também urzais, estevais e giestais. Sendo o concelho de Bragança o maior produtor de castanha de Portugal, os castanheiros também são umas espécies que predomina na paisagem. Tudo, sem esquecer as rochas de xisto.


parques naturais portugal: Fraga da Pena



4) Parque Natural do Douro Internacional

Localizado numa das regiões que mais fãs conquista em todo o mundo, este é um dos parques naturais de Portugal onde a paragem é obrigatória! Este parque abrange toda a área do rio Douro, sendo a fronteira natural entre Espanha e Portugal. Inclui os municípios de Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Castelo Rodrigo.
Tem uma extensão de 86 mil hectares, marcados pelas azinheiras e bosques de zimbro, mas também onde as aves rupícolas, como o abutre-do-egipto, nidificam, sendo este o grupo com maior representatividade na área.

5) Parque Natural do Litoral Norte

Este parque natural fica localizado na zona costeira e, por isso, inclui uma extensão de mais de 7 mil hectares só de área marinha e/ou estuarina, num total de 16 km de costa. Da Apúlia (Esposende) ao estuário do rio Neiva, este parque é composto pelo maior cordão de dunas atlânticas do norte de Portugal. 
São mais de 200 as espécies de plantas que podemos encontrar neste parque, bem como mais de 140 espécies de aves só na área terrestre. 


Parque Naturais do Centro

Desde 1999, que celebramos o dia 24 de maio como o "Dia Europeu dos Parques Naturais", e Portugal conta com um total de 13 para se aventurar por eles, 14 se contabilizar o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Descubra agora os parques naturais do centro do país.

6) Parque Natural da Arrábida

São mais de 5 mil hectares de área marinha do Parque Natural da Arrábida, mais os incríveis 12 mil hectares terrestres. Ninguém consegue ficar indiferente a um dos mais belos parques naturais de Portugal, com a serra a encantar a paisagem, terminando nas águas paradisíacas do atlântico, que aqui se apresentam de um azul límpido.
Aqui irá encontrar inúmeros trilhos que cortam a serra e nos dão a conhecer uma vegetação onde o cheiro de plantas como o alecrim, a lavanda, o rosmaninho e a alfazema prevalecem. O Parque Natural da Arrábida abrange ainda o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, uma área marinha de grande biodiversidade, com cerca de 1350 espécies da fauna e flora marinhas. 

7) Parque Natural da Serra da Estrela

Dentro dos parques nacionais de Portugal, encontramos o Parque Natural da Serra da Estrela, que se situa no maciço montanhoso central, sendo a maior área protegida portuguesa. Foi elevado a Geopark mundial em 2020, pela UNESCO. 
Situado no ponto mais alto de Portugal continental, onde a chuva e mesmo a neve cai com frequência, a fauna deste parque inclui um grande número de mamíferos e de aves, mas também pequenos répteis e anfíbios.
Com origem glaciar, esta serra é composta pelos vales do Zêzere e de Unhais, os covões e as cerca de 25 lagoas naturais.


8) Parque Natural da Serra de São Mamede

O Parque Natural da Serra de São Mamede situa-se na região fronteiriça do Nordeste Alentejano, onde a paisagem verdejante contrasta com os tons quentes a que o Alentejo já nos habituou. O cume da serra é o ponto mais elevado a sul do Tejo, numa paisagem onde predominam os carvalhos e os castanheiros.
São pelo menos cinco os percursos pedestres que marcam este parque, onde poderá encontrar e observar algumas espécies de aves de rapina raras como o grifo ou a Águia-cobreira.
Aqui poderá visitar vilas medievais como Castelo de Vide, Marvão e Alegrete. São vários os sabores que se destacam desta região, permitindo-lhe acrescentar à sua aventura um autêntico roteiro gastronómico. 

9) Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros

Um dos parques naturais de Portugal mais conhecidos é o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiro, situado a apenas 100 km de Lisboa. São 39 mil hectares protegidos desde 1979, que abrange concelhos com Alcobaça ou Santarém.
É uma zona onde encontramos muito calcário e, por isso, a maior riqueza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros está escondida no seu interior: a paisagem acaba marcada por inúmeras grutas, pojes, algares e outras formações. 
Aqui encontra ainda cerca de 600 espécies de flora, desde orquídeas selvagens a espécies endémicas do país. Tal como em outros parques naturais de Portugal, são várias as espécies de aves que escolhem estas serras para nidificar. Para conhecer esta área protegida, poderá escolher entre os 16 percursos pedestres propostos pela equipa do Parque.


parques naturais portugal: Floresta Covao Serra


10) Parque Natural Sintra-Cascais

Já bem perto de Lisboa, chegamos ao Parque Natural Sintra-Cascais, que se estende da foz do rio Falcão (Sintra) até à zona da Guia, em Cascais. A beleza natural de Sintra há dezenas de anos que conquista todos os que por ela passam, com a velha vila incorporada numa densa floresta com várias espécies, onde os jardins eram igualmente uma das paixões dos reis portugueses.
O Cabo da Roca é um dos locais mais espetaculares do Parque Natural de Sintra-Cascais, ou as dunas fósseis consolidadas no Magoito e em Oitavos, e o Convento dos Capuchos, do séc. XVI.
Dos vários tipos de carvalhos, aos palacetes escondidos por entre as árvores, até à fauna invejável com vários exemplares de aves de rapina e marítimas, alugue um carro nas nossas estações da região e guarde pelo menos dois dias para conhecer os principais segredos de Sintra, que está na Lista do Património Mundial da UNESCO, enquanto "paisagem cultural”.

11) Parque Natural do Tejo Internacional

O Tejo possui uma beleza inegável e a sua extensão faz-nos muitas vezes lembrar o mar. Por isso, não é de estranhar que um dos parques naturais de Portugal aqui se encontre: falamos do Parque Natural do Tejo Internacional, com mais de 26 mil hectares. 
Abrange o vale do troço fronteiriço do rio Tejo, vales confinantes e áreas aplanadas adjacentes. Estende-se por território pertencente ao concelho de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Continua a ser uma área de conservação de diversas espécies de aves nidificantes, como a águia-imperial ou a cegonha-preta. Já as águas escondem algumas espécies de peixes ameaçados e endémicos da Península Ibérica.

12) Parque Natural do Vale do Guadiana

O Parque Natural do Vale do Guadiana é composto por uma área de 69 mil hectares. Nesta zona alentejana, encontramos vales escarpados, com fragas e matagais mediterrâneos de zimbro ou azinheira. Mas já na linha do rio, a paisagem altera-se para receber salgueiros ou loendros.
A maioria dos parques naturais de Portugal estão localizados em zonas de rio ou perto do mar, e este parque não lhe é diferente: a bacia hidrográfica do Guadiana é a mais importante em Portugal para a conservação de peixes de águas interiores, onde em 10 espécies ibéricas, 4 existem apenas nesta bacia. Dentro dos anfíbios, das 17 espécies que se vislumbram no nosso país, pelo menos 13 podem ser observadas na área deste Parque.
Esta é uma importante área para aves rupícolas, com destaque para a águia imperial, ou para aves estepárias, como a abetarda. Na zona norte encontrará um dos principais pontos que mais gente atrai: o Pulo do Lobo, uma queda de água única.


parques naturais portugal: vista aérea Peninha


Parque Naturais do Sul

O turismo de natureza atrai cada vez mais adeptos e há muito que o sul nos habituou a perceber que nem só de praias se faz esta zona do país. Descubra, por isso, os dois parques naturais de Portugal que aqui estão à vossa espera.

13) Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Depois de ler o nosso roteiro pela Costa Vicentina, (artigo por publicar) fique a conhecer ainda mais sobre um dos parques naturais de Portugal mais reconhecidos dentro e fora do país: o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 
Estendendo-se ao longo de mais de 100 kms de costa, desde Porto Covo no Alentejo, até ao Burgau, no Algarve, este parque inclui várias espécies de fauna e flora únicas, sendo por isso visitado por muitos zoólogos e botânicos, oriundos de todas as partes do mundo.
São várias as espécies de aves que escolhem este local para descansar e nidificar, como as raras águias pesqueiras ou as cegonhas-brancas, tendo estas últimas destaque por ser este o único local do mundo em que elas nidificam nos rochedos marítimos.
Quando falamos da flora da Costa Vicentina, falamos de um parque que tem o maior número de espécies prioritárias no país e algumas só aqui existem: a Biscutella vicentina ou o Plantago Almogravensis. 

14) Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa é um dos locais mais incríveis do Algarve: fazendo a transição entre o mar e a terra, a Ria Formosa é um sistema lagunar de grandes dimensões, que se estende ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve e ocupa cerca de 18 mil hectares, entre a península do Ancão, Loulé, e a Manta Rota, Vila Real de Santo António.
É a mais importante zona húmida do sul de Portugal e inclui uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, matas, áreas agrícolas, o que propicia também uma enorme diversidade de fauna e de flora.

A avifauna é aqui poderosa, sendo o local escolhido por muitas aves do norte e centro da Europa para passar o seu inverno, abrigando espécies raras como é o caso da galinha-sultana. É também um famoso viveiro de espécies marinhas e de produção de moluscos bivalves.
Percorra os trilhos pedestres que atravessam este parque e aproveite para o conhecer através de passeios de barco. Não se assuste se de repente se deparar com um importante habitante deste parque: o camaleão! 



Viaje pelos parques naturais de Portugal com a Guerin

Para concretizar este roteiro pelos parques naturais de Portugal, confie no aluguer de um automóvel com a Guerin
Selecione a estação rent-a-car Guerin mais próxima de si, opte pelo carro para alugar mais adequado à sua viagem, desde carros ligeiros a desportivos de luxo ou carrinhas de 7 ou 9 lugares, e aproveite em grande esta viagem única.





Partilhar
Ver todos posts do Blog