Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Dicas de Condução - Guerin

Como poupar combustível: 7 dicas incríveis

Partilhar
Ter uma condução eficiente permite-lhe poupar combustível. Ao mesmo tempo, está também a poupar o ambiente e a sua carteira, além de lhe permitir minimizar o risco de acidentes. 
Uma condução eficiente é também uma forma de apreciar a sua viagem. Aqui mostramos-lhe algumas dicas eficazes, que lhe permitem poupar combustível e tirar mais partido do desempenho do seu carro. 
A Guerin está sempre do seu lado para lhe dar as melhores sugestões, para grandes viagens.


Dicas para poupar combustível com uma condução eficiente



1. Utilize a primeira mudança apenas para iniciar a marcha

Engrene a segunda mudança assim que possível. Isto permite ter um melhor desempenho do motor e evita o desperdício de combustível. Idealmente, deve passar para a segunda mudança após 3 segundos ou 6 metros percorridos. 


trânsito


2. Utilize a mudança mais alta possível 

As mudanças mais altas permitem uma condução mais eficiente. Ao reduzir as rotações do motor, consegue poupar combustível durante a viagem. 



mealheiro com posto de abastecimento no interior


3. Desligue o motor quando estiver parado

Ao prever que vai estar parado mais de 60 segundos, desligue o motor. Nas paragens o motor funciona ao ralenti, o faz com que consuma menos do que em movimento. Contudo, com o motor ligado o consumo de combustível é sempre maior.



carros no trânsito
 

4. Não hesite em travar

Proteja-se e, em caso de potenciais perigos, coloque o pé no travão. Não se esqueça de manter a distância de segurança em relação ao carro da frente. Ao seguir esta dica, poupa combustível e ainda reduz as emissões de CO2.


tubo de escape de um carro preto


5. Não utilize o ponto morto em movimento 

Conduzir eficientemente é não utilizar o ponto morto nas descidas. Além de perigoso, o consumo de combustível é também mais elevado. Se o carro estiver em movimento, mantenha sempre uma mudança engrenada. 


mão a meter as mudanças


6. Evite as mudanças de velocidade 

Na estrada, é fundamental que a sua condução seja fluida, sem grandes oscilações de velocidade e travagens desnecessárias. Sabia que aumentar a velocidade em 20% pode aumentar o consumo de combustível em 44%? Sempre que sentir vontade de pisar o acelerador, lembre-se disto. 


sinal de stop numa rua vazia


7. Verifique a pressão dos pneus 

Circular com os pneus com um valor abaixo do recomendado aumenta o consumo de combustível entre 1% a 2% a cada 0,2 bar de baixa pressão. Por isso, ao percorrer longas distâncias ou ao circular com cargas elevadas, certifique-se que o valor de pressão dos pneus é o adequado. Assim, os benefícios são a dobrar, poupa combustível e prolonga a vida útil dos pneus. 


mecânico a verificar a pressão dos pneus

 
Não se esqueça que há também outros que podem afetar a aerodinâmica do carro e, consequentemente, o seu consumo de combustível.  As janelas abertas (ao circular a mais de 80 km/h) ou as malas no tejadilho são alguns exemplos. 

Prontos para poupar combustível? Seja a visitar os Açores ou à procura dos melhores destinos de Inverno em Portugal, faça uso destas dicas. 



Alugue carro na Guerin 

Para qualquer que seja a aventura, sabe que pode contar com a Guerin.  Saiba onde alugar carros em Portugal e escolha já o carro da vasta frota da Guerin ideal para si.


Partilhar
Ver todos posts do Blog