Estação fechada na data assinalada.
Estação fechada na data assinalada.

Blog Guerin®

Melhores destinos: explore - Guerin

Litoral de Portugal: as cidades que tem de conhecer

Partilhar
O litoral de Portugal soube crescer ao seu próprio ritmo e é hoje a zona do país que concentra a maior parte das nossas grandes cidades. Aqui, a indústria encontrou o local ideal para se desenvolver, fosse pela proximidade ao mar, aos aeroportos ou pelos acessos melhorados.

Com um país dividido em 18 distritos e 2 regiões autónomas – Açores e Madeira – muito há a ser explorado, sejam os parques naturais ou a Costa Vicentina. Mas com uma costa com 943 km de extensão que nos convida a conhecer o melhor do litoral de Portugal há muito a descobrir e tanto que não perder.

Uma escapadinha pelo litoral de Portugal


Temos uma paisagem diversificada, que se divide em planícies, praias, aldeias históricas, montanhas e, acima de tudo, tradições que continuam a viver na gastronomia de cada região e nos principais monumentos das nossas cidades e vilas.

Por isso, aproveite para fazer um roteiro gastronómico e ao mesmo tempo descubra algumas das melhores cidades para conhecer ao longo do litoral de Portugal.

Viana do Castelo: a princesa do Minho


Amália imortalizou a cidade na sua canção, "Havemos de ir a Viana”. Mas Viana do Castelo continua bem viva nas tradições que anualmente preserva. Seja na Romaria da Senhora d’Agonia, nas bolas de berlim da Casa Natário ou numa fotografia tirada por uma máquina centenária na sua visita ao Monte de Santa Luzia. Para conhecer a verdadeira essência do litoral de Portugal, comece por aqui. 

O que visitar em Viana do Castelo


Comece por visitar o centro da cidade de Viana do Castelo, um verdadeiro postal de visita do melhor que o litoral de Portugal tem para nos oferecer. Aproveite que está pelo centro para conhecer o Museu de Artes Decorativas e o Museu do Traje, que por si só conta a história das tradições do Minho. Se sentir o cheiro a mar não se surpreenda e siga-o: veja o Porto de Mar e o de Pesca, visite toda a Zona Ribeirinha e a Marginal. E claro, não se esqueça de descobrir o Navio-hospital Gil Eannes. Tem ainda o Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel e a Igreja da Senhora d’Agonia.

Onde comer em Viana do Castelo


Não há como contornar e não fazer praticamente um roteiro gastronómico enquanto investiga como organizar uma viagem de carro por Portugal. Em Viana do Castelo não será muito diferente: aqui encontra a Tasquinha da Praça, o Camelo, a Tasquinha da Linda ou a Maria Petisca.






Aveiro: a Veneza de Portugal


Na nossa viagem pelo litoral de Portugal, Aveiro é uma das cidades incontornáveis da nossa costa. Com uma paisagem marcada pela ria de Aveiro, é atravessada por uma rede de canais por onde pode passear em barcos moliceiros, enquanto prova os caraterísticos ovos moles. Mas também de arquitetura é feita esta cidade, possuindo um conjunto de edifícios em estilo "Arte Nova” que vale a pena apreciar.


O que visitar em Aveiro 

 
Nada como começar o seu passeio pelo Museu de Aveiro, instalado no Convento de Jesus e não pode deixar de percorrer a Ria de barco, que o levará por entre as salinas. Descubra ainda a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, a cerca de 15 minutos, com as suas praias quase selvagens. E claro, o casario às riscas que marcam a Costa Nova.



Onde comer em Aveiro


Antes de avançar para os ovos moles, servidos em barricas de madeira ou envoltos numa crosta de massa de hóstia com diversos formatos, aproveite o que o litoral de Portugal de melhor nos dá: o peixe fresco do mar. Por isso, nada como procurar restaurantes de marisco, de peixe fresco grelhado e experimente as caldeiradas e as enguias características desta região. Marque uma mesa no restaurante Ramona, Cais Madeirense, A Peixaria ou na Tasca do Confrade.




Sintra: a vila dos palacetes


A apenas poucos quilómetros de Lisboa, descobrimos a vila das famílias de sangue azul e de toda a aristocracia europeia que escolhia o litoral de Portugal como destino para as suas temporadas. Portanto, não estranhe os inúmeros palacetes e casas com uma arquitetura única, espalhadas um pouco por todo o bosque. Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria 'Paisagem Cultural', no dia 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim.

O que visitar em Sintra


Se é o tipo de turista que adora visitar monumentos históricos, então Sintra é o destino ideal para si.
Pode alugar carro em Lisboa e desloque-se até à vila velha. Visite o Paço de Sintra, o Palácio Nacional da Pena ou de Monserrate, a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros ou o Palácio de Seteais. Podíamos continuar, mas o melhor mesmo é aventurar-se. E estando no litoral de Portugal, muitas são as praias a descobrir, tal como Azenhas do Mar ou a praia de São Julião, sem esquecer a visita ao Cabo da Roca. Daqui até ao início da Costa Vicentina é um salto.

Onde comer em Sintra 


Se visitar esta vila, não pode perder os doces tradicionais, como os "travesseiro de Sintra”, principalmente da "Casa da Piriquita”, fundada em 1862. Não deixe de provar uma "queijada de Sintra”, da pastelaria Gregório. Para uma refeição completa, nada como visitar a Tascantiga, o restaurante do Palácio da Pena, Villa Craft Beer & Bread ou a Casa das Minas.




Faro: a cidade histórica do Algarve


Quase a terminar a nossa viagem pelo litoral de Portugal encontramos a cidade que é capital do Algarve. Faro é uma cidade com muito património histórico, natural e cultural. Por cá encontramos a maior reserva natural do Algarve, o Parque Natural da Ria Formosa, tendo de ser atravessada para se chegar até ao mar. Aqui descobre algumas das praias mais famosas, como a Ilha da Culatra.

O que visitar em Faro


Explore o Centro Histórico de Faro, que se divide em três bairros: Vila Adentro, nas antigas muralhas com mais de 2000 anos, a Mouraria e Bairro Ribeirinho. Descubra o bonito Arco da Vila, com a Porta Árabe no seu interior, o único arco em ferradura no seu local de origem em todo o Algarve. Visite a Sé Catedral e suba à Torre para descobrir uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. Tem ainda o Museu Municipal de Faro localizado num antigo convento e o Palácio Belmarço, e claro, a visita à Marina de Faro é incontornável.

Onde comer em Faro


Onde há mar perto, há peixe de qualidade. Procure a Taberna ze-ze, o Sal’mare Beach Club, a Petisqueira 3 Em Pipa e A Venda para se deliciar com a gastronomia local. No centro da cidade e na cidade velha, encontrará inúmeras petisqueiras e tapas de qualidade. Em noites de verão, terá inúmeras esplanadas para usufrui das noites longas.








Aproveite o litoral de Portugal com a Guerin


Nem só do verão se faz o litoral de Portugal e a oferta cultural e histórica das suas cidades convida a uma visita em qualquer altura do ano. Explore onde pode alugar carros em Portugal da Guerin e comece já a planear a sua aventura. Se vontade não lhe falta, com a Guerin um carro também não. Descubra todos os nossos carros para alugar.






Partilhar
Ver todos posts do Blog